quarta-feira, 19 de abril de 2023

Duke Ellington – The Private Collection Vol. Eight, Studio Sessions 1965, 1966,1971 New York, Chicago

Lançamento: 1996
Selo: Kaz Records
Gênero: Big Band, Swing

Uma figura importante na história da música jazz, a carreira de Duke Ellington durou mais de meio século, durante o qual ele compôs milhares de canções para o palco, tela e cancioneiro contemporâneo. Ele criou um dos sons de conjunto mais distintos da música ocidental e continuou a tocar o que chamou de "música americana" até pouco antes de sua morte em 1974. Nascido em 29 de abril de 1899, Ellington foi criado por dois pais talentosos e musicais em um bairro de classe média de Washington, DC. Aos sete anos de idade, ele começou a estudar piano e ganhou o apelido de "Duke" por seus modos cavalheirescos. Inspirado por seu trabalho como soda jerk, ele escreveu sua primeira composição, "Soda Fountain Rag", aos 15 anos. Começou a gravar profissionalmente aos 17 anos. Enquanto Ellington compôs milhares de canções em sua carreira cobrindo uma ampla gama de músicas e fez centenas de álbuns, ele nunca gravou sua composição mais antiga, "Soda Fountain Rag", que escreveu em 1914. Ellington só a executou em raras ocasiões ( existem versões obscuras de concertos de 1937, 1957 e 1964). Em seu incontável número de sessões de gravação, Ellington nunca chegou a documentar oficialmente sua primeira música.

Sax.Alto – Johnny Hodges

Saxophone Alto, Clarinet – Jimmy Hamilton, Norris Turney, Russell Procope

Sax.Baritono – Harry Carney

Baixo – Joe Benjamin, John Lamb

Cornet, Violino – Ray Nance

Bateria – Rufus Jones, Sam Woodyard

Piano, Producer – Duke Ellington

Sax. Tenor – Buddy Pearson, Harold Ashby, Paul Gonsalves

Trombone – Booty Wood, Buster Cooper, Chuck Connors, Lawrence Brown, Malcolm Taylor

Trumpete – Cat Anderson, Cootie Williams, Eddie Preston, Herbie Jones, Money Johnson, Paul Serrano, Richard Williams

Trumpete – Mercer Ellington

Vocals – Tony Watkins


Gravado no 'Fine Studios', Nova York em 4 de março de 1965 (faixas 1-3 e 11), Universal Studios, Chicago em 31 de março de 1965 (faixas 4 e 5) e 18 de maio de 1965 (faixas 7-9), RCA Studio A em 18 de agosto de 1966 (faixa 10) e no National Recording Studio, em Nova York, em 5 de maio de 1971 (faixa 6).

Este é um de uma série de dez álbuns que, juntos, é a coleção definitiva das composições significativas escritas por Duke Ellington e algumas outras canções há muito associadas ao seu campo de trabalho. Essas gravações foram produzidas pessoalmente pelo próprio Duke Ellington e têm permaneceram em sua coleção particular desde a sua conclusão. Documentando uma grande parte de sua obra musical, algumas das quais nunca foram lançadas comercialmente, essas gravações privadas estão sendo disponibilizadas pela família de Ellington pela primeira vez.


 Boa audição - Namastê

Nenhum comentário: