quinta-feira, 11 de setembro de 2008

1974 - She Was Too Good To Me - Chet Baker

Considerado um dos mais férteis trompetistas do jazz em sua história musical, Chet personificou um estilo peculiar e reticente - raramente ultrapassava o mezzo forte - e logo se tornou a marca do cool jazz como um dos criadores do "west coast" a variavel californiana lançado por Miles Davis e Gerry Mulligan Personificando o jazz com exatidão durante mais de seis décadas. Não que algum instrumento seja mais importante do que outro mas quando um leigo experimenta traduzir o jazz em uma única imagem ou em um único nome logo brilha em sua memória a face sorridente de Chet Baker. Alguns o retrata como um um anjo que desceu ao inferno mas Chet iníciou uma carreira de prestigio e glamor entre mulheres de pura beleza e seu canto arroucado e suave hostendando gorjeios único e formal. Vinte anos mais tarde a vida apresentava-lhe um rosto sulcado e cheio de marcas pela jornada alucionorgica e perseguição pela polícia. Mas existe algumas curiosidades que alardeou a vida desse grande musico:
_Embora não intencionalmente o título de um filme estrelado por Chet em 1955 parecia simbolizar sua tragédia pessoal: "Horizonte do Inferno".
_Atuou em um filme italiano chamado "Urlatori alla Sbarra" de 1960.
_A voz frágil e suave de Chet influenciou desde a bossa nova até Caetano Veloso. Não por acaso,
ele acabou se aproximando de músicos brasileiros.
_Gravou com o pianista Rique Pantoja os discos "Chet Baker & The Boto Brasilian Quartet", e "Cinema 1". Em 1985, veio ao Free Jazz Festival.
_O quarteto de Gerry Mulligan com Chet Baker causou sensação por dispensar o piano mas não resistiu à perda do sax. Formado em 52 acabou apenas 11 meses depois quando o líder foi preso por porte de drogas. Dos anos 40 até pelo menos os idos de 60, as drogas parecem ter sido o combustível no mundo do jazz. Charlie Parker foi a figura mais emblemática com a carreira e a vida abreviadas pela heroína. Chet Baker teve o mesmo destino.
_"Prince of Cool" de Josh Hartnett ("Dália Negra", "Sin City", "Pearl Harbor") personifica o trompetista em uma filmagem quase a beira da vida real que leva-va. Foi retratado no documentário "Let's Get Lost" de Bruce Weber lançado quatro meses após sua morte e indicado ao Oscar de melhor documentario.
_A ficção "Apaixonados Impetuosos (All the Fine Young Cannibals)" de 1960 foi claramente
inspirada no então jovem astro. O nome do protagonista, Chad Bixby (interpretado por Robert Wagner) fazia uma dupla referência à Chet e ao pioneiro do dixieland, Bix Beiderbecke uma de suas maiores influências. E foi desse filme que a banda pop britanica Fine Young Cannibals tirou o nome.
_Viciado desde os anos 50 Chet teve uma carreira problematica com períodos de inatividade devido à dependência e às prisões. Gravou discos em excesso e morreu de morte misteriosa aos 59 anos.
_Nos anos 60 além de mais de um ano preso na Itália ele foi expulso de quatro países até ser deportado de volta para os Estados Unidos.
_Em 966 foi espancado em San Francisco por cinco rapazes que resultou alguns dentes quebrados passando a usar dentadura que posteriormente o prejudicou em sua embocadura.
_Para tocar as músicas pedia apenas o tom. Econômico nas notas (ao contrário de outros tompetistas que preferiam o virtuosismo) Chet improvisava com sentimento. Certo dia deram-lhe o tom errado de uma música de propósito e mesmo assim Chet Baker conseguiu encontrar um caminho harmônico. Valorizava as frases melódicas com notas longas e encorpadas o que acabou lhe valendo o rótulo de cool.
Após um período de 4 anos sem gravar em estúdio Chet grava esse excelente trabalho pela CTI de 1974 acompanhado de Paul Desmond, Ron Carter, Jack De ohnette, Steve Gadd, Hubert Laws, Romeu Penque e orquestração, arranjos e regência do mestre Bob James. O destaque fica por conta das faixas Tangerine, With A Song In My Heart e a incrível What'll I Do, interpretada por de maneira majestosa!

Faixas:
01 - Autumn Leaves
02 - She Was To Good To Me
03 - Funk In Deep Freeze
04 - Tangerine
05 - With A Song In My Heart
06 - What'll I Do
07 - It's You Or No One
08 - My Future Just Passed ( bonus track)

Musicos:
Chet Baker - Trompete
Paul Desmond - Sax Alto
Ron Carter - Baixo Acustico
Jack De Johnette - Bateria
Steve Gadd - Bateria
Hubert Laws - Flauta
Romeu Penque - Flauta

Download Here - Click Aqui
Boa audição - Namastê

Nenhum comentário: