terça-feira, 11 de abril de 2023

Duke Ellington – The Private Collection: Vol. Four, Studio Sessions, Nova York 1963

Artista: Duke Ellington

Álbum: The Private Collection Vol.04

Lançamento: 1996

Selo: Kaz Records

Gênero: Big Band, Swing

A evolução do jazz foi tão rápida de 1920 a 1970 que se uma banda parasse musicalmente por mais de cinco anos, ficaria para trás no tempo e soaria datada. A maioria dos conjuntos da década de 1920 estava em grande parte obsoleta na era do swing da década de 1930 e quase todas as bandas de swing caíram em desgraça no final da década de 1940, quando o bebop se tornou o mainstream. No entanto, Ellington resistiu a todas as tendências e, seja em 1926, 1943, 1956 ou 1973, sua orquestra se classificou entre as cinco primeiras na cena do jazz moderno da época. Nenhum outro conjunto soou tão novo, relevante e inovador por tanto tempo. Ellington fez isso nunca se encaixando em uma categoria restritiva ou perseguindo modismos musicais. Ele simplesmente criou a música em que acreditava, reorganizando regularmente seus números mais populares para “Mood Índigo.

Sax. Alto – Johnny Hodges (faixas: 1 a 16), Russell Procope (faixas: 1 a 16)

Sax. Barítono – Harry Carney ( faixas: 1 a 16 )

Baixo – Ernie Shepard ( faixas: 1 a 16 )

Clarinete, Saxofone Tenor – Jimmy Hamilton (faixas: 1 a 16)

Cornet – Ray Nance (faixas: 1 a 16)

Bateria – Sam Woodyard (faixas: 1 a 16)

Piano – Duke Ellington

Sax.Tenor – Paul Gonsalves ( faixas: 1 a 16 )

Trombone – Buster Cooper (faixas: 6 a 8, 16), Chuck Connors (faixas: 6 a 8, 16), Lawrence Brown (faixas: 6 a 8, 16)

Trompete – Cat Anderson (faixas: 6 a 8, 16), Cootie Williams (faixas: 6 a 8, 16), Eddie Preston (faixas: 7, 8, 16), Rolf Ericson (faixas: 6 a 8, 16)

Este é um de uma série de dez álbuns que, juntos, é a coleção definitiva das composições significativas escritas por Duke Ellington e algumas outras canções há muito associadas ao seu campo de trabalho. Essas gravações foram produzidas pessoalmente pelo próprio Duke Ellington e têm permaneceram em sua coleção particular desde a sua conclusão. Documentando uma grande parte de sua obra musical, algumas das quais nunca foram lançadas comercialmente, essas gravações privadas estão sendo disponibilizadas pela família de Ellington pela primeira vez.

Nº 2, 9 a 15: Gravado em Nova York, 17 de abril de 1963.

Nº 1, 3 a 5: Gravado em Nova York, 15 de maio de 1963.

Nº 6 a 8, 16: Gravado em Nova York, 18 de julho de 1963.


Boa audição - Namastê

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