sábado, 15 de abril de 2023

Duke Ellington – The Private Collection Vol. Six, Studio Sessions New York 1968

Lançamento: 1996
Selo: Kaz Records
Gênero: Big Band, Swing


 Até o nascimento do LP no final dos anos 1940, quase todas as gravações de jazz foram lançadas em 78, que continham apenas cerca de três minutos de música por lado. Ocasionalmente, um 78 especial de 12 polegadas era lançado, podendo conter até cinco minutos, embora a maioria das bandas usasse o tempo extra para tocar medleys de canções. Ellington foi um dos primeiros a compor e gravar música não clássica que ocupava vários lados de um 78. Enquanto sua primeira gravação estendida foi uma versão de dois lados de "Tiger Rag" em 1929 que era essencialmente uma jam session, " Creole Rhapsody” (gravado em duas versões muito diferentes) e “Reminiscing In Tempo” de 1935 foram inovadores em seu desenvolvimento de temas por um período de tempo maior do que três minutos. Na década de 1940, as suítes de Ellington eram frequentemente documentadas nos anos 78, embora seu “preto, marrom e bege, ” uma vez que durou quase uma hora, foi bastante condensado quando ele o documentou como uma suíte de 12 minutos em quatro partes. Mesmo com a popularidade de Duke, era duvidoso que muitos de seus fãs quisessem comprar dez 78s apenas para ouvir a suíte.

Sax. Alto – Johnny Hodges   

Saxofone Alto, Clarinete – Russel Procope  

Sax. Barítono, Clarinete (Standard And Bass) – Harry Carney  

Baixo – Jeff Castleman

Clarinete, Saxofone Tenor – Jimmy Hamilton

Bateria – Rufus Jones

Piano – Duke Ellington

Sax. Tenor – Harold Ashby , Johnny Hodges , Paul Gonsalves

Trombone – Buster Cooper , Chuck Connors , Lawrence Brown

Trompete – Cat Anderson , Cootie Williams , Money Johnson , Willie Cook

Vocais – Trish Turner

Gravado no National Recording Studio, em Nova York, em 23 de novembro de 1968 (faixa 1), 29 de novembro de 1968 (faixas 2 a 12) e 3 de dezembro de 1968 (faixas 13 a 16).

Este é um de uma série de dez álbuns que, juntos, é a coleção definitiva das composições significativas escritas por Duke Ellington e algumas outras canções há muito associadas ao seu campo de trabalho. Essas gravações foram produzidas pessoalmente pelo próprio Duke Ellington e têm permaneceram em sua coleção particular desde a sua conclusão. Documentando uma grande parte de sua obra musical, algumas das quais nunca foram lançadas comercialmente, essas gravações privadas estão sendo disponibilizadas pela família de Ellington pela primeira vez.

Boa adição - Namastê

Nenhum comentário: