Artista: Duke Ellington
Álbum: The Private Collection Vol.07
Lançamento: 1996
Selo: Kaz Records
Gênero: Big Band, Swing
Ellington foi um dos primeiros músicos afro-americanos a celebrar sua raça e usar com orgulho a palavra “negro” em muitos dos títulos de suas canções, em vez de se ater a estereótipos ou jogar pelo seguro. Entre as peças que escreveu e gravou estão “Creole Love Call (1927), ”Black And Tan Fantasy”, “Black Beauty” (1928), “When A Black Man's Blue” (1930), “Black Butterfly” (1936). e sua monumental suíte “Preto, Marrom e Bege” (1943). Além disso, em todas as suas aparições no cinema, começando com o curta de 1929 Black and Tan , Ellington e seus músicos pareciam e agiam como artistas distintos, em vez de palhaços ou alívio de comédia fraca.
Sax. Alto – Johnny Hodges (faixas:1)
Sax. Alto, Clarinete – Russel Procope
Sax. Alto, Flauta – Norris Turney (faixas:2)
Saxofone Barítono – Harry Carney
Baixo – Jeff Castleman (faixas:1), Joe Benjamin (faixas: 2)
Baixo Trombone – Chuck Connors (faixas: 1)
Bateria – Rufus Jones
Glockenspiel (sinos) – Walter Rosenberg (faixas:2)
Piano – Duke Ellington
Sax. Tenor – Harold Ashby, Paul Gonsalves
Tímpanos (Tymps) – Elayne Jones (faixas:2)
Trombone – Booty Wood (faixas: 2), Chuck Connors (faixas: 2), Cliff Heathers (faixas: 2), Julian Priester (faixas:2)
Trumpet – Al Rubin (faixas:2), Cat Anderson (faixas:2), Cootie Williams (faixas:2), Dave Burns (faixas:2), Fred Stone ( faixas:2), Mercer Ellington (faixas:2), Money Johnson (faixas:2 ), Willie Cook (faixas:1)
Sax., Marimba – Dave Fitz (faixas:2)
A Suíte Degas é uma trilha sonora original, o filme nunca foi finalizado.
Gravado em Nova York, 6 de novembro de 1968, exceto 'Daily Double', 3 de dezembro de 1968.
Este é um de uma série de dez álbuns que, juntos, é a coleção definitiva das composições significativas escritas por Duke Ellington e algumas outras canções há muito associadas ao seu campo de trabalho. Essas gravações foram produzidas pessoalmente pelo próprio Duke Ellington e têm permaneceram em sua coleção particular desde a sua conclusão. Documentando uma grande parte de sua obra musical, algumas das quais nunca foram lançadas comercialmente, essas gravações privadas estão sendo disponibilizadas pela família de Ellington pela primeira vez.
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