quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

HS 10 - Boulou Ferre - Complete Barclay Recordings

Artista: Boulou Ferre
Lançamento: 2012
Selo: Gitanes Jazz Produção
Gênero: Gypsy Jazz, Fusion

As rádios em todo o país começaram a transmissão dos clubes de jazz durante as décadas de 30 a 50. O rádio foi um fator importante na obtenção de fama, como Benny Goodman, que ficou conhecido como o ‘Rei do Swing’. Em breve, outros o desafiaram, e ‘as batalhas das bandas’ tornaram-se um espetáculo. As Big Bands também começaram a aparecer no cinema em 1930 até a década de 60. Filmes biográficos de Glenn Miller, Gene Krupa, Benny Goodman e outros foram feitos na década de 50, como tributo nostálgico aos anos de glória das Big Bands. A essa altura, as Big Bands foram uma força dominante no jazz que a geração mais velha descobriu e teve que se adaptar a elas ou simplesmente se aposentar pela falta de mercado para gravações de pequenos grupos já que devido à depressão as gravadoras relutavam em assumir riscos. Alguns músicos como Louis Armstrong e Earl Hines formaram suas próprias bandas, enquanto outros, como Jelly Roll Morton e Oliver King, caíram no esquecimento. Os principais afro-americanos líderes de bandas na década de 30 além das lideradas por Ellington, Hines e Calloway, foram Jimmie Lunceford, Chick Webb e Count Basie. As bandas ‘brancas’ de Benny Goodman, Artie Shaw, Tommy Dorsey, Shep Fields e, posteriormente, Glenn Miller eclipsaram as aspirações em termos de popularidade das bandas ‘negras’. Adolescentes brancos e adultos jovens foram os principais fãs das Big Bands no final de 1930 e início dos anos 40. Eles dançavam e assistiam os shows ao vivo sempre que podiam. Para as bandas era extenuante chegar aos seus fãs em todos os lugares. As condições de deslocamento e alojamento eram difíceis, devido à segregação na maior parte dos Estados Unidos, e os integrantes tinham que se apresentar com sono e pouca comida, além dos salários baixos. Os vícios eram comuns, além dos problemas pessoais e da discórdia entre os componentes que afetavam o grupo. E os principais solistas eram muitas vezes atraídos por melhores contratos. Sem contar com as apresentações que muitas vezes eram em coretos muito pequenos, inadequados e com pianos desafinados. E os bandleaders de sucesso tinham que lidar com esses perigos para manter a sua banda coesa, alguns com disciplina rígida como Glenn Miller, outros com uma psicologia sagaz como Duke Ellington.


Guitarra Acústica – Boulou Ferré (faixas: 1-12), Elios Ferré (faixas: 2-9 a 2-16)

Saxofone alto – Paul Schelker (faixas: 2-9 a 2-16)

Organizado por – Takashi Kako (faixas: 2-11)

Arranjado por, Maestro – Alain Goraguer (faixas: 1-1 a 1-4), Boulou Ferré (faixas: 2-9 a 2-16 ), Jean Bouchety (faixas: 1-13 a 1-20)

Baixo – Richard Fistisch (faixas: 2-9 a 2-16)

Guitarra Clássica – Boulou Ferré (faixas: 1-16)

Contrabaixo – Michel Gaudry (faixas: 1-13 a 1-15, 1-17 a 1-20)

Bateria – André Arpino (faixas: 1-13 a 1-15, 1-17 a 1-20)

Guitarra – Boulou Ferré (faixas: 1-13 a 1-20, 2-5 a 2-16)

Guitarra, Vocais – Boulou Ferré (faixas: 1-1 a 1-11, 2-1 a 2-4)

Órgão – André Hervé (faixas: 2-9 a 2-16), Eddy Louiss (faixas: 1-15, 1-17, 1-18, 1-20), Maurice Vander (faixas: 1-13, 1-14 , 1-19)

Percussão – Alain Clarel (faixas: 2-9 a 2-16), Emile Serré (faixas: 1-13 a 1-15, 1-17 a 1-20)

Piano, Harmonium, Cravo – Takashi Kako (faixas: 2-9 a 2-16)

Saxofone tenor – Pierre Gossez (faixas: 1-13 a 1-15, 1-17 a 1-20)

Trombone – Christian Guizien (faixas: 2-9 a 2-16)

Trompete – Pierre Barreau (faixas: 2-9 a 2-16)

Vibraphone – Dany Doriz (faixas: 1-13, 1-14, 1-19), Guy Boyer (faixas: 1-15, 1-17, 1-18, 1-20)

Vocais – Danielle Licari ( faixas: 1-17 )

Escrito por – Boulou Ferré (faixas: 2-8 a 2-10, 2-12 a 2-16)

Acompanhado por – Alain Goraguer (faixas: 1-5 a 1-11), Alain Goraguer Et Son Orchester (faixas: 2-1 a 2-4), Paris All Stars (2) (faixas: 1-5 a 1-11 , 1-13 a 1-20)


Faixa 1-12 (inédita) Gravado em 9 de novembro de 1964.

Faixas 1-13, 1-14 e 1-19 Gravadas em 3 de fevereiro de 1966.

Faixas 1-15, 1-17, 1-18 e 1-20 Gravadas em 4 de fevereiro de 1966.

Faixa 1- 16 Gravado em 11 de fevereiro de 1966.

Faixas 2-1 a 2-4 Gravadas em março e maio de 1964

Faixas 2-5 a 2-8 Gravadas em 7 de março de 1968

Faixas 2-9 a 2-16 Gravadas na primavera de 1974


Boa audição - Namastê

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