terça-feira, 18 de outubro de 2022

# 089 - Henri Crolla - Quand Refleuriront Les Lilas Blancs (1955)

Artista: Henri Crolla

Álbum: Jazz in Paris 089

Lançamento: 2002

Selo: Gitanes Jazz Produção

Gênero: Bop, Gypsy Jazz, Easy Listening


A improvisação é o aspecto mais importante do jazz, do mesmo modo que o desenvolvimento é geralmente considerado a parte mais importante de uma sonata clássica. Quando estiver ouvindo uma peça, tente cantar o tema para você mesmo por trás dos solos. Poderá notar que alguns solistas, especialmente Thelonious Monk e Wayne Shorter, geralmente baseiam seus solos no tema melódico tanto quanto na progressão harmônica. Você também notará que frequentemente se tomam liberdades com o tema em si; músicos como Miles Davis, Coleman Hawkins, Sonny Rollins e John Coltrane foram especialmente adeptos de fazer declarações pessoais até mesmo quando tocavam somente o tema. Há duas formas muito comuns de um tema no jazz. A primeira é a forma do blues, que normalmente é uma forma de 12 compassos. Há muitas variantes das progressões harmônicas do blues, mas a maioria é baseada na ideia de três frases de quatro compassos. Em sua forma original, a segunda frase seria uma repetição da primeira, e a terceira seria uma resposta a essa frase, embora raramente se siga essa convenção no jazz. Você pode dar uma conferida nas progressões harmônicas do blues apresentadas mais adiante para ter uma ideia de como elas soam, de modo que possa reconhecer as formas do blues quando ouvi-las. Os textos nas capas e folhetos dos discos e os títulos das músicas também geralmente ajudam a identificar quais faixas são baseadas no blues. Entre as músicas de jazz bem conhecidas baseadas nas progressões do blues estão “Now’s The Time” e “Billie’s Bounce”, de Charlie Parker, “Straight, No Chaser” e “Blue Monk”, de Thelonious Monk, e “Freddie Freeloader” e “All Blues”, de Miles Davis.

Clarinete, Saxofone Tenor – Maurice Meunier (faixas: 7 a 13)

Contrabaixo – Emmanuel Soudieux

Bateria – Jacques David

Guitarra – Henri Crolla

Piano – Lalos Bing (faixas: 1 a 6), Maurice Vander (faixas: 7 a 13)

Vibrafone – Michel Hausser (faixas: 7 a 13)


01-6 gravado em novembro de 1955 em Paris.

07-13 gravado em junho de 1955 em Paris.

Boa audição - Namastê

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