Artista: VA
Álbum:...to Jug Band Blues (Compilation)
Lançamento: 2017
Selo: Music Rough Guides / World Music
Gênero: Country Blues, Delta Blues, Jug Band
Incorporando todos os tipos de instrumentos caseiros, as jug bands se tornaram extremamente populares nos Estados Unidos durante as décadas de 1920 e início de 1930. Com uma vibração inigualável, essa abordagem musical do tipo "faça você mesmo", muitas vezes esquecida, foi muito influente na história do blues. As bandas de jarro originais tiveram suas origens na década de 1890 entre afro-americanos e eram então conhecidas como "bandas espasmódicas". Essa abordagem "faça você mesmo" para a fabricação de seus instrumentos ganhou imensa popularidade nos Estados Unidos durante as décadas de 1920 e início de 1930 e tornou-se intimamente ligada ao desenvolvimento do blues. O jarro podia ser de barro ou vidro e era tocado zumbindo os lábios em sua boca a cerca de uma polegada de distância, criando assim um som em algum lugar entre o de uma tuba ou trombone. Os sons de swoop que podiam ser feitos davam a impressão de notas deslizantes e um bom músico poderia obter duas oitavas de um jarro de bom tamanho. Incorporando todos os tipos de instrumentos caseiros, as primeiras bandas de jarro eram tipicamente compostas por músicos afro-americanos de vaudeville e shows de medicina e tocavam uma mistura de blues, ragtime e jazz com uma forte batida. Memphis não era apenas um centro do blues do Delta no final da década de 1920, mas também o lar de muitas das grandes jug bands, incluindo a Memphis Jug Band de Will Shade e a Jug Stompers de Gus Cannon. Essas bandas se desenvolveram a partir das tradições do blues country e dos cantores e criaram um som animado e cômico, perfeitamente adequado para entreter multidões, e muito distante do som cru do blues do Delta. Isso lhes permitiu tocar em todos os tipos de lugares, de esquinas a palcos de vaudeville e saloons. A Memphis Jug Band gravou sob vários nomes diferentes para várias gravadoras, incluindo Picaninny Jug Band, Carolina Peanut Boys e Memphis Sheiks, e produziu mais faixas do que qualquer outra jug band do pré-guerra, incluindo o clássico "Stealin", Stealin'', que foi posteriormente gravado pelo Grateful Dead. Muitas vezes chamada de campo de treinamento para músicos, muitos excelentes artistas passaram pelas fileiras da Memphis Jug Band, incluindo Memphis Minnie, que é acompanhada aqui por sua própria jug band no 'Grandpa And Grandma Blues'. Embora Memphis tenha se tornado sinônimo da febre das jug bands, as primeiras bandas de jug a gravar foram em Louisville, onde seu som era muito mais enraizado nas influências do jazz que chegavam de barco a vapor de Nova Orleans, e usavam as jugs mais por seu valor de novidade. Clifford Hayes, do Kentucky, foi um multi-instrumentista e líder de banda que não só foi o primeiro a gravar com uma jug band (a Old Southern Jug Band) em 1923, como também se juntou ao lendário Jimmie Rodgers no álbum "My Good Gal's Gone Blues". Outros destaques incluem a sublime execução de slide guitar da lenda do blues Tampa Red, que formou sua própria Hokum Jug Band, bem como a harpa frenética e vocalmente semelhante de Jaybird Coleman, o virtuoso gaitista da Birmingham Jug Band. Embora outros músicos de blues renomados tenham abraçado a febre das jug bands, em meados da década de 1930 ela já havia se esgotado devido a uma combinação da depressão e do efeito devastador do rádio nas vendas de discos. Esta coletânea demonstra como, durante seu auge, esse gênero pouco comentado foi um dos estilos musicais mais influentes e vibrantes da história do blues.
Boa audição - Namastê
Nenhum comentário:
Postar um comentário