segunda-feira, 23 de junho de 2025

VA - The Rough Guide To The Blues Songsters (Reborn And Remastered)

Artista: VA  
Lançamento: 2015
Selo: Music Rough Guides / World Music 
Gênero: Blues country

Antes do bluesman, existia o cantor, e foram esses trovadores itinerantes que ajudaram a lançar as bases para o desenvolvimento do blues. Nas décadas que antecederam o fonógrafo e o rádio, e antes que a indústria do entretenimento nacional americana alcançasse as regiões mais remotas do Sul, foram esses músicos itinerantes que proporcionaram o entretenimento musical para todos os tipos de eventos sociais. Para conseguir sobreviver, o cantor precisava ser incrivelmente versátil e inventar algo para todos. Munidos de banjo ou violão, eles tocavam todos os tipos de música popular da época, desde canções folclóricas e baladas até rags e spirituals. Orgulhando-se de seus vastos repertórios, eles poderiam ser descritos como as jukeboxes humanas de sua época. Além dos muitos músicos envoltos em mistério, esta coleção apresenta faixas de lendários bluesmen como Leadbelly, Charley Patton e Mississippi John Hurt. Além do blues, esses grandes intérpretes teriam sido capazes de tocar tudo o que lhes fosse pedido em bares locais e bailes rurais, e diz-se que Leadbelly podia recorrer a um repertório de mais de 500 músicas de diversos gêneros. Da mesma forma, o "Pai do Delta Blues", Charley Patton, deixou vislumbres de suas raízes como cantor e verdadeira versatilidade musical com canções como a famosa "Mississippi Boweavil Blues". A data de nascimento projetada de Henry Thomas, 1874, antecede a de Charley Patton em uns bons 17 anos e nos dá uma ideia de como era a música negra rural antes da virada do século XX. Ele tinha 53 anos durante sua primeira sessão de gravação, em 1927, época em que grande parte de sua música já era uma representação de uma era passada. O mesmo poderia ser dito de Richard "Rabbit" Brown, de Nova Orleans, que trabalhou como barqueiro no lago Pontchartrain e cujo legado gravado de apenas cinco músicas inclui "James Alley Blues", que foi regravada por Bob Dylan. Também de Nova Orleans, Papa Charlie Jackson se acompanhava com um violão banjo e se tornou um dos primeiros cantores a gravar a partir de meados da década de 1920. Seu estilo único de improvisação musical utilizava letras cômicas, muitas vezes sexualmente sugestivas, e ritmos animados e dançantes.


Boa audição - Namastê
 

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