O Modern Jazz Quartet tocava num estilo cool jazz que combinava bebop e blues com elementos clássicos. Havia um contraste marcante entre os solos ritmicamente complexos de Jackson, baseados no blues, e a maneira contida de tocar de Lewis, com peças influenciadas pela música clássica. Um dos primeiros pequenos grupos de jazz a se apresentar em salas de concerto em vez de casas noturnas, o grupo era conhecido por usar habitualmente trajes formais em concertos, inspirado pelas bandas de Duke Ellington e Jimmie Lunceford. Em seu livro Visions of Jazz , Gary Giddins resumiu seu legado com uma explicação da cena do jazz em 1992: “... Bandas jovens costumavam se apresentar em concertos e festivais, muitas vezes de terno e gravata. A composição era tão amplamente valorizada para pequenos conjuntos quanto a improvisação, e a entonação impecável era considerada vital. Recursos tradicionais do jazz, como polifonia, riffs, breaks, baixo boogie, surdinas e contraponto fugal, bem como um repertório que abrange toda a história da música, estavam por toda parte. Pode-se dizer que o quarteto de jazz moderno agora residia em um mundo, pelo menos em parte, de sua própria criação.” O Modern Jazz Quartet recebeu uma variedade de honras, incluindo o primeiro prêmio da NAACP por contribuições culturais no campo da música em 1957, o primeiro lugar em inúmeras pesquisas de revistas de jazz e doutorados honorários do Berklee College. O Modern Folk Quartet , que foi mais ativo na década de 1960, adotou seu nome como um paralelo consciente com o Modern Jazz Quartet.
Baixo – Percy Heath
Bateria – Connie Kay, Kenny Clarke
Piano – John Lewis
Vibrafone – Milt Jackson
faixas 3-9 a 4-2 gravadas em 5 de março de 1984 no RCA Recording Studios, Nova York. Do álbum "The Modern Jazz Quartet 1984 ~ Together Again ~ "Echoes"" (Pablo 2312-142).
Faixas 4-3 a 4-11 gravadas em 4 de junho (nº 3-6) e 5 de junho (nº 7-11) no RCA Recording Studios, Nova York. Do álbum "Topsy: This One's For You" (Pablo 2310-917/OJCCD-1073-2).
Boa audição - Namastê



Nenhum comentário:
Postar um comentário