Artista: VA
Ao imitar os gritos e gemidos da voz humana, o som assombroso do gargalo tornou-se sinônimo de blues. Este Guia Prático mostra como, nas mãos de muitos dos grandes nomes do blues, ele se tornou a forma suprema de expressão musical. Independentemente das origens mundanas do uso de um objeto de vidro ou metal para deslizar sobre as cordas de uma guitarra, esse estilo tornou-se notoriamente associado ao blues. Para muitos dos melhores praticantes do blues, era o modo supremo de expressão musical, pois podia emular o som da voz humana com grande efeito. Empregando afinações abertas, os guitarristas usavam qualquer coisa que encontrassem para produzir o som desejado, desde canivetes a frascos de remédios e até ossos. No entanto, como usar um gargalo de garrafa quebrado (sem as bordas afiadas) era provavelmente o método mais popular, o termo "gargalo de garrafa" perdurou. O profundo efeito do estilo "bottleneck" no blues do Delta do Mississippi é demonstrado por lendas como Charley Patton, Son House e Bukka White. Eles conseguiram aproveitar a ressonância e o volume intensos que ele permitia e criar efeitos extraordinários, como o de um apito de trem. "Jitterbug Swing", de Bukka White, mostra como seu estilo de violão foi influenciado por tocar o diddley bow, ou jitterbug, na infância, um instrumento de corda única tocado com slide e que se acredita ser originário da África Ocidental. Significativamente, a maioria dos músicos de blues da época segurava suas guitarras na posição vertical, em contraste com o estilo havaiano, em que o instrumento repousava no colo do músico. Charley Patton foi uma exceção, tocando ambos os estilos, e aqui, "O Pai do Blues do Delta" nos dá um excelente exemplo de como o country blues e o gospel estão há muito tempo entrelaçados com sua versão da espiritual "Prayer Of Death". O verdadeiramente magnífico Blind Willie Johnson dá mais uma evidência disso com sua faixa de abertura, "It's Nobody's Fault But Mine", sem dúvida uma das melhores gravações de gargalo já feitas. Ele é acompanhado pelos colegas evangelistas da guitarra, Rev. Edward Clayborn e Blind Willie Harris.
Boa audição - Namastê
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