domingo, 20 de março de 2022

Night and Day: 1947


 Retrato de Billie Holiday no clube Downbeat, Nova York, fevereiro de 1947. Negativo de médio formato de William Gottlieb. 

"Tentei especialmente capturar a personalidade, mas essa é uma qualidade indescritível, e tive sucesso apenas uma parte do tempo. Mas eu certamente apertei o botão aqui com uma foto de Billie Holiday, cuja voz estava cheia de angústia. Eu também tentei captar a beleza de seu rosto – ela estava mais bonita naquele momento em particular, que não foi muito depois que ela saiu da prisão por uma acusação de drogas. Ela não podia usar nenhuma droga enquanto estava presa, ou álcool, e ela perdeu peso e ficou linda, e sua voz estava, eu acho, no auge. E eu tive a sorte de ter passado algum tempo com ela durante esse período, e eu peguei esse close dela de uma forma que você realmente podia ver a angústia que devia estar saindo de sua garganta".

 William Gottlieb, 1997

Nenhum comentário: