sábado, 4 de março de 2023

Ella Fitzgerald Sings the Cole Porter Song Book (1956) (Buddy Bregman)




Lançamento: 1993
Selo: Verve Records
Gênero: Swing, Vocal Jazz, Easy Listening


Vencedor do Grammy de melhor gravação histórica em 1994, o box set ‘The Complete Ella Fitzgerald Song Books’ de 1993 é a palavra final sobre todos os songbooks gravados por Ella Fitzgerald, entre 1956 e 1964. Canções de Cole Porter (1956), de Rodgers & Hart (1956), de Duke Ellington (1957), de Irving Berlin (1958), de George e Ira Gershwin (1959), de Harold Arlen (1961), de Jerome Kern (1963), e finalmente, canções de Mercer (1964). O conteúdo foi totalmente remasterizado e cada título tem sido expandido, quando possível, para incluir material anteriormente não emitidos. Os oito songbooks e suas mais de 240 seleções musicais são colocados no contexto correto da carreira luminosa de Ella Fitzgerald e para a compreensão sobre a interação nos bastidores com o verdadeiro quem é quem dos arranjadores. Entre eles estão Buddy Bregman, que trabalhou no Cole Porter, bem como Rodgers & Hart; o duo dinâmico Duke Ellington e Billy Strayhorn no set de Ellington; Paul Weston dirigiu a entrada de Irving Berlin; Nelson Riddle esteve a cargo do George e Ira Gershwin, Johnny Mercer e Jerome Kern; e Billy May segurou o bastão durante as sessões de Harold Arlen. Há algumas sessões que não devem ser negligenciadas, especialmente porque elas não estavam anteriormente disponíveis. Particularmente dignas de menção são: ‘You’re the Top’, ‘I Concentrate on You’ e ‘Let’s Do It (Let’s Fall in Love)’ de Cole Porter; ‘Chelsea Bridge’ com Duke Ellington; e com Gershwin rendeu uma versão extra de ‘Oh, Lady Be Good’. Ella Fitzgerald Sings the Cole Porter Song Book é um álbum duplo de estúdio de 1956 da cantora de jazz americana Ella Fitzgerald , acompanhado por uma orquestra de estúdio conduzida e arranjada por Buddy Bregman , com foco nas canções de Cole Porter. Este foi o primeiro álbum de Fitzgerald para a recém-criada Verve Records (e o primeiro álbum a ser lançado pela gravadora). Granz decidiu fazer com que Fitzgerald gravasse obras populares bem estabelecidas porque: "Eu estava interessado em como poderia melhorar a posição de Ella, para torná-la uma cantora com mais do que apenas um culto de seguidores entre os fãs de jazz. Então propus a Ella que o primeiro álbum do Verve não seria um projeto de jazz, mas sim um livro de canções das obras de Cole Porter. Eu a imaginava fazendo muitos compositores. O truque era mudar o fundo o suficiente para que, aqui e ali, houvesse sinais de jazz". O tempo de Fitzgerald no selo Verve a levaria a produzir suas gravações mais aclamadas, no auge de seus poderes vocais. Este álbum inaugurou a série Song Book de Fitzgerald , cada um dos oito álbuns da série focando em um compositor diferente do cânone conhecido como Great American Songbooks. O álbum foi gravado de 7 a 9 de fevereiro e 27 de março de 1956, em Hollywood, Los Angeles. O empresário de Fitzgerald e produtor de muitos de seus álbuns, Norman Granz , visitou Cole Porter no Waldorf-Astoria e tocou para ele todo o álbum. Posteriormente, Porter apenas comentou: "Nossa, que dicção maravilhosa essa garota tem." 

Ella Fitzgerald – vocais
Paul Smith – piano , celeste (em todas as faixas exceto 2.11)
Membros de metais e sopros
(nas faixas 1.1–2, 4–5, 8, 10, 13, 16, 2.2–3, 5, 8–13, 15)

Herb Geller – clarinete , saxofone alto
Chuck Gentry – clarinete baixo , saxofone barítono
Bud Shank – clarinete, flauta , saxofone alto
Membros adicionais em 1.7, 11, 15, 2.1, 6

Bob Cooper – clarinete, oboé , saxofone tenor
Ted Nash – clarinete, flauta, saxofone tenor
Membros adicionais em 1.12

Pete Candoli – trompete
Harry "Sweets" Edison – trompete
Maynard Ferguson – trompete
Conrad Gozzo – trompete
Membros adicionais em 1.12, 2.7 e 14

Milt Bernhart – trombone
Joe Howard – trombone
Lloyd Ulyate – trombone
George Roberts – baixo e trombone barítono
Membros do ritmo
(em todas as faixas, exceto 1.3, 8, 2.2, 8, 12)

Barney Kessel – Guitarra
Joe Mondragon – contrabaixo
Alvin Stoller – bateria , percussão
Membros de cordas rudimentares
(nas faixas 1.1–2, 5, 7–8, 11, 13, 15, 2.1–2, 6, 8–13, 15)

Corky Hale – harpa
Robert LaMarchina – violoncelo
Edgar Lustgarten – violoncelo

Buddy Bregman - arranjador, maestro
Norman Granz – produtor

Boa audição - Namastê


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