Jam Sessions: Em música popular, como o jazz, ‘jam’ significa tocar sem saber o que vem à frente, tocar de improviso. Nos clubes de jazz é comum que após o número principal, os músicos presentes sejam convidados para subir ao palco e tocar junto com a banda sem nenhum ensaio prévio. A origem do termo é controversa. Pode vir do inglês ‘jam’ que significa geleia, em alusão à mistura de estilos que esta prática proporciona. Alguns também acreditam que vem das inicias da expressão ‘Jazz After Midnight’, pois essas sessões acontecem bem tarde, depois da meia-noite, quando o público pagante já se retirou. Com a popularização do termo e o aumento da proficiência dos músicos, o termo passou a ser usado também em outros gêneros musicais em que a improvisação é usada, como o rock. ‘Jam Sessions’ podem ser organizadas por clubes como eventos especiais para atrair público, mas geralmente ocorrem sem nenhuma preparação prévia. Também durante o processo de composição, muitas bandas costumam utilizar jam-sessions como forma de estimular a criatividade e criar material novo ou para conseguir gravações com interpretações naturais.
Bill Coleman - trompete, vocals, Bill Tamper - trombone, Jay Cameron - sax. alto, William Boucaya - sax. barítono, Art Simmons - piano, Jean-Pierre Sasson - guitarra, Guy de Fatto - baixo, Gérard "Dave" Ponchonet - bateria (CD 1, tracks 2-6), Miriam Burton - vocals, Dicky Wells - trombone, vocals, Guy Lafitte - sax. tenor, clarinete, Randy Downes - piano, Buddy Banks - baixo, Zutty Singleton - bateria
Gravado em 1951 (1,6) Studio Sessios CD1
Gravado em 1952 (07,19) Concert á la Salle Playel (part 1) CD1
Gravado em 1952 (01,12) Concert á la Salle Playel (part 2) CD2
Gravado em 1951 (13,19) Prises Alt. Studio (alt. tracks)
2 comentários:
Muchas gracias
Gracias
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