Oscar Peterson, canadense de Montreal, começou estudando piano clássico aos seis anos. Quando completou quatorze, ganhou um concurso amador e passou a trabalhar regularmente num show de uma rádio local. Com o tempo, ficou famoso na sua cidade, fato que contribuiu para que não a deixasse. Mas em 1949 foi persuadido por Norman Granz a integrar a sua trupe ‘Jazz at the Philharmonic’, que excursionava pelos Estados Unidos com Roy Eldridge, Zoot Sims e Ray Brown. Seu sucesso foi imediato, causando enorme empatia com o público jazzístico. A sua maior popularidade vinha dos trios que participou depois passou a realizar trabalhos mais pessoais, principalmente através de solos ou duetos com guitarristas e violinistas. Muito se fala sobre o estilo de interpretação de Peterson, e os críticos o definem como eclético indo do stride piano até o impressionismo cool, passando pelo swing, pelo bebop e mesmo pelo clássico. Quando executa baladas se assemelha a Art Tatum, quando toca bebop lembra Bud Powell e são marcantes as influências que teve de Errol Garner e Teddy Wilson. Alguns críticos o censuram por esse ecletismo e por absorver os estilos da moda. Oscar Peterson é um improvisador de muito swing e forte personalidade. Seu virtuosismo incomparável o faz tender ocasionalmente ao espetacular. Este pianista canadense é um dos músicos de jazz mais conhecidos do grande público e é sempre uma grande atração em todos os festivais de que participa. Durante cinco décadas, foi um grande divulgador do jazz. De acordo com Lalo Schifrin, se Bill Evans é o Chopin do jazz moderno, Oscar Peterson é o seu Liszt.
Bass – Niels Henning Oersted Pedersen
Drums – Kenny Clarke
Piano – Oscar Peterson
Violin – Stephane Grapelli
Faixas gravadas em 22 e 23 de fevereiro de 1973. (Gravadas em Paris em 22 e 23 de fevereiro de 1973)
Boa audição - Namastê
Um comentário:
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