Artista: Roy Eldridge & Dizzy Gillespie
Album: Jazz Ballads Vol.13
Lançamento: 2004
Selo: Membran Music
Gênero: Trompete, Jazz Bebop,
Roy Eldridge foi um trompetista de jazz, um dos músicos mais importantes e criativos da época. Influenciado por saxofonistas, como Coleman Hawkins desenvolveu uma técnica rápida e ágil, combinados com a sofisticação harmônica. O som dominante do seu instrumento no estilo swing exerceu uma forte influência sobre músicos do bebop. Durante sua carreira ativa como músico de jazz, Roy Eldridge foi muitas vezes ignorado em favor de seus contemporâneos Dizzy Gillespie e Louis Armstrong, que cultivavam uma personalidade mais extrovertida. No entanto, a própria extensão e versatilidade de sua carreira demonstraram talento nos anos de 1920 e início dos anos 1930 como líder de sua própria banda. Tocou também com Fletcher Henderson (1935-1936) e com as grandes bandas de Gene Krupa e Artie Shaw em 1940, líderes de bandas compostas somente de brancos. A integração de músicos brancos e negros no palco ainda era um assunto de grande controvérsia, e a presença de Eldridge na seção de metais dos grupos representou um importante passo. No entanto, ele mesmo teve que enfrentar a humilhação freqüente dos proprietários dos clubes e os gerentes de restaurantes e hotéis. Um homem sensível e orgulhoso, Eldridge foi ferido profundamente, e as feridas nunca foram completamente cicatrizadas. Depois de um exílio auto-imposto na Europa no início dos anos 1950, Eldridge retornou aos Estados Unidos e trabalhou com alguns dos maiores nomes do jazz, incluindo Ella Fitzgerald, Coleman Hawkins, e a Count Basie Orchestra.
Dizzy Gillespie é facilmente reconhecido por suas bochechas inchadas e trompete angular incomum. Ele também foi compositor, arranjador e maestro, e uma das figuras chaves no nascimento e um dos principais inovadores do bebop. Apelidado de ‘Dizzy’ por suas travessuras cômicas e influenciado por Roy Eldridge tocou na década de 30 em grandes bandas lideradas por Cab Calloway, Earl Hines, Billy Eckstine, Teddy Hill e Lionel Hampton. Ao longo dos anos 40 e 50 conduziu as suas próprias bandas e excursionou pelo mundo tocando sua música complexa. Com Charlie Parker, Thelonious Monk e Miles Davis, inaugurou a era do bebop e popularizou o uso de ritmos afro-cubanos no jazz. Na década de 1950 ele começou a usar o trompete com o sino dobrado para cima em 45 graus, uma peculiaridade que se tornou sua assinatura. Seu virtuosismo e humor fizeram dele um dos músicos mais carismáticos e influentes do jazz. Técnica e versatilidade fazem dele o trompetista de jazz líder após Armstrong.
Boa audição - Namastê
3 comentários:
Agradeço sinceramente a sua contribuição, colega blogueiro. Saúde, todos cuidem e tenham uma boa saúde
Fiquei muito sem acessar nada, devido ao local em que fui morar não ter acesso internet, foi uma surpresa esbarrar com seu blog, me lembro bem dele quando acessava o pintando música, lamentei não encontra-lo novamente, tenho saudades da Mara, você tem notícias dela? Se sim mande para ela um abraço.
Saudações e uma vez mais meus sinceros agradecimentos e estimas. O blog Pintando Música por si só foi deletado pelo blogger depois que a Mara deixou de fazer manutenção e postagens. Até onde sei ela estava com problemas de saúde e algumas postagens foram feitas por terceiros (filha ou amigo, nao sei ao certo). As postagens aqui no blog são dos meus arquivos que guardei ao longo do tempo e com saudade de belas postagens do Pintando Musica, estou upando novamente. Gratidao
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