sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Boxser: The Perfect Jazz Collection 25 Original Albums (CD04)

Álbum:...Lady In Satin
Lançamento: 1958 / 2010
Selo: Columbia / Great Jazz Composers Series
Gênero: Cool Jazz, Hard Bop, Pós-Bop, Bop, Dixieland

A voz de Holiday havia perdido muito de sua extensão superior em seus 40 anos, embora ela ainda mantivesse seu fraseado rítmico. O Penguin Guide to Jazz deu ao álbum uma classificação de três estrelas de um total de quatro estrelas, mas expressou uma reserva básica sobre o álbum, descrevendo-o como "um olhar voyeurístico sobre uma mulher espancada". O Rolling Stone Jazz Record Guide disse: " Lady in Satin apresenta a Lady exageradamente vestida. É um álbum do final dos anos 50, quando muito do vigor de Billie havia desaparecido". No entanto, o trompetista Buck Clayton preferiu o trabalho do último Holiday ao da mulher mais jovem com quem ele trabalhou frequentemente na década de 1930. Ray Ellis disse sobre o álbum em 1997: "Eu diria que o momento mais emocionante foi quando ela ouviu a reprodução de "I'm a Fool to Want You". Havia lágrimas em seus olhos... Depois que terminamos o álbum, fui para a sala de controle e ouvi todas as tomadas. Devo admitir que não fiquei satisfeito com a performance dela, mas estava apenas ouvindo musicalmente, em vez de emocionalmente. Foi só quando ouvi a mixagem final, algumas semanas depois, que percebi o quão ótima a performance dela realmente foi". Lady in Satin foi relançado pela Legacy Records em 23 de setembro de 1997, remasterizado usando tecnologia de 20 bits e com quatro faixas bônus. O produtor da reedição, Phil Schaap, localizou a fita master não utilizada da versão estéreo de "The End of a Love Affair" e incluiu uma mixagem estéreo da versão de " I'm a Fool to Want You ", que havia sido usada no LP mono. Lady in Satin foi introduzido no Hall da Fama do Grammy em 2000. Em 2020, a revista Rolling Stone classificou o álbum na posição 317 no Top 500 dos Melhores Álbuns de Todos os Tempos.

Arranjado, Maestro – Ray Ellis
Baixo – Milt Hinton
Violoncelo – David Sawyer  
Bateria – Osie Johnson
Guitarra – Barry Galbraith
Harpa – Janet Putnam
Percussão – Phil Kraus
Piano – Mal Waldron
Vocais soprano – Elise Bretton, Miriam Workman
Trombone – JJ Johnson, Tom Mitchell, Urbie Green
Trompete – Mel Davis
Vocais – Billie Holiday
Sopros - Danny Bank, Phil Bodner, Romeo Penque

Faixas 2,3,9,11 gravadas em 19 de fevereiro de 1958. Faixas 1,5,8,13,14 gravadas em 20 de fevereiro de 1958. Faixas 4,6,7,10 gravadas em 21 de fevereiro de 1958. Faixas 12,15,16 gravadas em 20 de fevereiro com overdub vocal de 21 de fevereiro de 1958. As faixas 13 a 16 são faixas bônus inéditas. A faixa 17, a faixa de pausa, é fornecida para os ouvintes que desejam mais tempo entre as seleções. A faixa de pausa é indexada em um silêncio de 2 1/2 e 4 segundos.


Boa audição - Namastê
 

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