Artista: Bill Charlap Trio
Álbum: Live At The Village Vanguard
Lançamento: 2007
Selo: The Blue Note Label Group
Gênero: Pós-Bop, Standards, Piano Jazz
Cerca de 13 anos após o início da sua carreira musical, o primeiro álbum ao vivo do extraordinário pianista de jazz Bill Charlap é, talvez, o seu lançamento mais requintado até à data. Embora praticamente todos os seus álbuns de estúdio mostrem mais do que adequadamente o virtuosismo, o bom gosto e a imaginação incessante de Charlap nas teclas, foi necessária a espontaneidade da apresentação ao vivo - no lendário Village Vanguard de Nova York - para dar a primeira indicação verdadeira de apenas o que Charlap é capaz de criar na hora. A precisão e sofisticação de seus solos, seja em velocidade vertiginosa ou em ambiente de balada, são uma maravilha. A concentração de Charlap nunca se perde e, embora ele não sinta escrúpulos em se exibir, ele deixa claro a cada passagem que está entre os pianistas mais talentosos do jazz atual. Há uma economia em sua execução, mesmo quando as notas estão ondulando mais rápido do que a maioria dos ouvintes provavelmente consegue ouvi-las, e seu senso de romantismo nunca diminui. Essas exibições quentes, especialmente "My Shining Hour" de sete minutos e meio (uma das três músicas de Harold Arlen tocadas), "The Lady Is a Tramp" e "Rocker" (uma versão sem trompa do Clássico escrito por Gerry Mulligan que ficou famoso por Miles Davis ), servem como vitrines perfeitas não apenas para as acrobacias de dedos rápidos de Charlap, mas também para a seção rítmica, o baixista Peter Washington e o baterista Kenny Washington , se soltarem. O baterista é tão impressionante deslizando sobre suas armadilhas como quando as lamenta com um par de baquetas, e o baixista nunca perde de vista a raiz da música enquanto vagueia com força, mas melodicamente e pensativamente. Onde Charlap brilha mais intensamente, porém, são nas baladas. "It's Only a Paper Moon", "Autumn in New York" e "All Across the City" de Jim Hall dão voz à pianística mais vívida de Charlap - seu alcance dentro de um padrão é admirável e algo a ser imitado, assim como a disciplina que o impede de disparar para o cosmos - e serve como um lembrete constante de que graça, inspiração e habilidade não são características mutuamente exclusivas. Este álbum foi indicado em 2007 ao Grammy como Melhor Álbum Instrumental de Jazz (Individual ou em Grupo).
Baixo – Peter Washington
Bateria – Kenny Washington
Piano – Bill Charlap
Gravado ao vivo em setembro de 2003, Village Vanguard - Nova York, NY
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