O Village Vanguard na 7th Avenue, 11th Street West em Greenwich Village é o mais antigo clube de jazz em operação contínua em Manhattan. O restaurante, que inicialmente ficou muito tempo fechado após o fim da Lei Seca com o nome de Triângulo Dourado, foi descoberto pelo jovem Max Gordon em 1935. Ele mudou o nome para Village Vanguard e o transformou no clube de jazz mais famoso de Nova York. No início, porém, o clube era um local de apresentação de diversos artistas de diversos gêneros musicais. O músico folk Lead Belly, mas também Harry Belafonte, ainda completamente desconhecido na época se apresentaram no bar da esquina da Sétima Avenida com a Waverly Place. A partir de 1957, o Village Vanguard tornou-se um puro clube de jazz. O Village Vanguard logo se tornou um dos endereços de jazz mais procurados de Nova York. No início, porém, comediantes e outros artistas também apareceram ao lado de músicos como Sidney Bichet e Mary Lou Williams. Os convidados permanentes subsequentes e músicos da casa incluíram Charles Mingus, Elvin Jones e Dexter Gordon. Seguiram-se concertos de Thelonious Monk, Dizzy Gillespi, Miles Davis, Stan Getz e Art Blakey e muitos outros. O Vanguard tornou-se um dos locais mais procurados tanto por músicos quanto por fãs de jazz nova-iorquinos. No início da década de 1960, tornou-se cada vez mais difícil para os operadores de clubes sobreviverem economicamente e começou a grande morte dos clubes de jazz em Manhattan. Quando muitos clubes, como o lendário Birdland, tiveram que fechar em meados da década de 1960, o "Vanguard" sempre foi uma garantia de jazz de alta qualidade em Nova York. Quadros e cartazes nas paredes ainda nos lembram os antigos mestres do jazz e os velhos tempos. Depois que o fundador Max Gordon morreu em 1989, sua esposa Lorraine Gordon assumiu o bar de jazz e administrou o negócio até sua morte em junho de 2018. O Vanguard permanece propriedade da família - a filha Deborah Gordon assumiu o comando do clube desde 2018. Com o tempo, novos aspirantes a músicos começaram gradualmente a aparecer no clube de Nova York. O trompetista Wynton Marsalis, o guitarrista Kurt Rosenwinkel, o contrabaixo Christian McBride e o pianista Brad Mehldau estão entre os nomes de destaque das gerações seguintes. Também bandas e artistas da geração mais jovem como: B. The Bad Plus, Chris Potter e Esperanza Spalding aparecem regularmente no Vanguard. A geometria única faz do Village Vanguard um excelente local para gravações ao vivo . O edifício, tal como o clube com os seus 123 lugares na cave, é em forma de cunha. O palco fica em um dos cantos da sala. Até o momento, cerca de 160 gravações ao vivo foram feitas no Vanguard bem com nos últimos anos, alguns vídeos ao vivo foram adicionados.
___________________________________________________________
1957: Noite no Village Vanguard (Sonny Rollins, Blue Note)
1961: Valsa para Debby e Domingo no Village Vanguard (Bill Evans, Riverside)
1961: No Village Vanguard (Charlie Byrd)
1961: Coltrane “Live” no Village Vanguard (John Coltrane, Impulse!)
1962: The Cannonball Adderley Sextet em Nova York, com Nat Adderley e Yusef Lateef gravado “ao vivo” no Village Vanguard (Riverside)
1963: Impressões (John Coltrane, Impulse!)
1966: All My Yesterdays: The Debut 1966 Recordings at the Village Vanguard (Thad Jones/Mel Lewis Orchestra, Resonance, 2016)
1967: Viva novamente no Village Vanguard! (John Coltrane, Impulso!)
1970: Betty Carter no Village Vanguard (Betty Carter, Verve)
1976: De volta ao lar: ao vivo no Village Vanguard (Dexter Gordon, Sony)
1979: Formigas Nuas (Keith Jarrett, Jan Garbarek, Palle Danielsson, Jon Christensen, ECM 1986)
1980: Apague as estrelas (Bill Evans, Nonesuch)
1984: Ao vivo no Village Vanguard (Michel Petrucciani, Blue Note)
1988: Apenas amigos: ao vivo no Village Vanguard (Eddie Daniels/Roger Kellaway, Resonance, 2017)
1999: Ao vivo no Village Vanguard (Wynton Marsalis, Sony)
2006: Ao vivo – No Village Vanguard (Brad Mehldau, Nonesuch)
2007: Ao vivo no Village Vanguard (Bill Charlap, Blue Note)
2008: Brad Mehldau Trio ao vivo
2009: One Night Only (Barbra Streisand e Quarteto no The Village Vanguard)
2014: Ao vivo no Village Vanguard (Marc Ribot Trio, Pi Recordings)
2014: Ao vivo no Village Vanguard (Christian McBride)
2017: Sonhos e Adagas (Celine McLorin Salvant)
2019: Common Practice (quarteto de Ethan Iverson, com Tom Harrell)