sexta-feira, 30 de julho de 2021

2004 - Jazz Ballads 20 - All Star Jam Session

Artista: All Star Jam Session
Lançamento: 2004 
Selo: Membran Music
Gênero: Mainstream Jazz
Jam Sessions: Em música popular, como o jazz, 'jam' significa tocar sem saber o que vem à frente, tocar de improviso. Nos clubes de jazz é comum que após o número principal, os músicos presentes sejam convidados para subir ao palco e tocar junto com a banda sem nenhum ensaio prévio. A origem do termo é controversa. Pode vir do inglês ‘jam’ que significa geléia, em alusão à mistura de estilos que esta prática proporciona. Alguns também acreditam que vem das inicias da expressão ‘Jazz After Midnight’, pois essas sessões acontecem bem tarde, depois da meia-noite, quando o público pagante já se retirou. Com a popularização do termo e o aumento da proficiência dos músicos, o termo passou a ser usado também em outros gêneros musicais em que a improvisação é usada, como o rock. ‘Jam Sessions’ podem ser organizadas por clubes como eventos especiais para atrair público, mas geralmente ocorrem sem nenhuma preparação prévia. Também durante o processo de composição, muitas bandas costumam utilizar jam-sessions como forma de estimular a criatividade e criar material novo ou para conseguir gravações com interpretações naturais.

Boa audição - Namastê

terça-feira, 27 de julho de 2021

2004 - Jazz Ballads Vol. 19 - Louis Armstrong & Jack Teagarden


Artista: Louis Armstrong & Jack Teagarden  
Lançamento: 2004 
Selo: Membran Music
Gênero: Jazz, Dixieland, Swing Pop, Big Band

Louis Armstrong ou Satchmo, como ficou conhecido, começou a tocar aos 12 anos, em uma banda amadora na casa de correção juvenil em New Orleans, onde estava por ter disparado uma arma na passagem do ano novo. Com 14 anos e já livre da prisão, trabalhou vendendo papéis velhos, carregou peso nas docas e vendeu carvão. Começou também a tocar em casas noturnas e nas grandes barcas do rio Mississipi. Na zona da prostituição da cidade, a Storyville, conheceu grandes nomes do que viria a ser o jazz, como Sidney Bechet e Joe Lindsay. Quando a zona de má reputação foi fechada pela Marinha americana, todos eles se mudaram para Chicago à procura de emprego. Em 1922, Satchmo entrou para a King Oliver's Creole Jazz Band, onde passou a ser ouvido por públicos maiores. Em 1925, após apresentar-se com a banda de Fletcher Henderson em Nova York, voltou a Chicago e formou seu próprio grupo, o Louis Armstrong Hot Five, com o qual fez gravações consideradas até hoje clássicos, como ‘Chicago Dixieland’. Suas gravações estão entre as primeiras de artistas negros.

Weldon Leo ‘Jack’ Teagarden conhecido como ‘Big T’, foi um influente trombonista de jazz, maestro, compositor e vocalista, considerado o pai do trombone. Um dos gigantes do jazz clássico, Jack Teagarden não foi apenas um trombonista pré-bop, mas um dos melhores cantores de jazz também. Foi um dos pilares do jazz na cena de Nova York na década de 1920. Nascido em Vernon, no Texas, um dos primeiros bluesmen brancos, ele veio de uma família de jazz, o irmão Charlie Cub era trompetista e baterista e a irmã, a pianista Norma. Ele foi essencialmente autodidata e chegou a Nova York em 1927 e trabalhou com duas das bandas mais populares da época, as de Ben Pollack (1928-1933) e Paul Whiteman (1933-1938). Depois de liderar seu próprio grupo (1938-1947), ingressou na Louis Armstrong’s All Stars e gravou e excursionou com ele até 1951. Seu modo de tocar trombone, aparentemente fácil, mas extremamente realizado tecnicamente, foi excepcionalmente suave e lírico. Teagarden foi universalmente aclamado por seus contemporâneos e elogiado por muitos mestres do jazz moderno como Stan Getz, que tocou com a banda de Teagarden quando tinha 16 anos.


Boa audição - Namastê