Selo: Gitanes Jazz Produção
Gênero: Hard Bop, Swing
As gravações mais antigas de jazz fáceis de encontrar são dos anos 20 e do começo dos anos 30. O trompetista e vocalista Louis Armstrong (“Pops”, “Satchmo”) foi de longe a figura mais importante desse período. Ele tocava com os grupos chamados Hot Five e Hot Seven; qualquer gravação que você puder encontrar desses grupos é recomendada. O estilo desses grupos, e de muitos outros desse período, geralmente é chamado de jazz de Nova Orleans ou Dixieland. Ele é caracterizado pela improvisação coletiva, em que todos os músicos tocam simultaneamente linhas melódicas improvisadas dentro da estrutura harmônica da música. Louis, como cantor, é tido como o inventor do scat, em que o vocalista usa sílabas sem sentido para cantarolar linhas melódicas improvisadas. Outros músicos notáveis do jazz de Nova Orleans ou Dixieland são o clarinetista Johnny Dodds, o saxofonista soprano Sidney Bechet, o trompetista King Oliver e o trombonista Kid Ory. Outros estilos populares desse período são várias formas de jazz no piano, entre eles o ragtime, o Harlem stride, e o boogie-woogie. Esses estilos são na verdade bem distintos uns dos outros, mas todos os três são caracterizados por linhas rítmicas e percussivas para a mão esquerda e linhas velozes e cheias para a mão direita. Scott Joplin e Jelly Roll Morton foram pioneiros do ragtime. Fats Waller, Willie “The Lion” Smith e James P. Johnson popularizaram o padrão stride para mão esquerda (baixo, acorde, baixo, acorde); Albert Ammons e Meade Lux Lewis desenvolveram isso nos padrões mais rápidos de movimento da mão esquerda do boogie-woogie. Earl “Fatha” Hines foi um pianista especialmente conhecido por sua mão direita, com a qual frequentemente, em vez de tocar acordes cheios ou arpejos, tocava linhas puramente melódicas, típicas dos sopros. Isso virou um lugar-comum desde então. Art Tatum é considerado por muitos como o maior pianista de jazz de todos os tempos; ele foi certamente um dos mais bem dotados tecnicamente, e suas descobertas harmônicas abriram caminho para muitos que vieram depois dele. Ele é às vezes considerado um precursor do bebop.
Saxofone Alto – Michel de Villers (faixas: 2 a 5, 7)
Alto Saxofone, Clarinete – Jo Hrasko (faixas: 2 a 5, 7)
Saxofone Barítono – Marcel Hrasko , Michel de Villers
Trombone baixo – Charles Verstraete (faixas: 1, 6, 8, 9)
Contrabaixo - Benoit Quersin
Bateria – Dave Pochonet
Guitarra – Jean-Pierre Sasson
Piano – Henri Renaud (faixas: 2 a 5, 7), Martial Solal (faixas: 1, 6, 8, 9)
Saxofone Tenor – Lucky Thompson
Trombone – Charles Verstraete (faixas: 2 a 5, 7)
Trompete – Fernand Verstraete (faixas: 2 a 5, 7)
Gravado em Paris em 1956 em 16 de abril (1, 6, 8, 9) e 11 de maio (2-5, 7)
Boa audição - Namastê