Boa audição - Namastê
terça-feira, 16 de maio de 2023
Boxset: Billie Holiday – Lady Day CD05
sábado, 13 de maio de 2023
Boxset: Billie Holiday – Lady Day CD04
Vocal - Billie Holiday
Piano - Teddy Wilson
Bobby Hackett - corneta
Trompete - Henry "Red" Allen , Bunny Berigan , Buck Clayton , Harry "Sweets" Edison , Roy Eldridge , Chris Griffin , Harry James , Jonah Jones , Hot Lips Page , Charlie Shavers , Cootie Williams
Trombone - Benny Morton , Dicky Wells , Trummy Young
Clarinete - Buster Bailey , Benny Goodman , Vido Musso , Artie Shaw
Clarinete, Sax. Alto - Edgar Sampson
Sax. Soprano, Sax. Alto - Tab Smit
Sax. Alto - Johnny Hodges , Don Redman
Sax. Alto, Sax. Tenor - Benny Carter
Sax. Tenor - Chu Berry , Don Byas , Herschel Evans , Babe Russin , Ben Webster
Clarinete, Sax. Alto - Lester Young
Harry Carney — saxofone barítono , clarinete
Piano - Margaret "Countess" Johnson , Billy Kyle , Joe Sullivan , Claude Thornhill , Sonny White
Guitarra - Dave Barbour , Al Casey , Freddie Green , Carmen Mastren , Dick McDonough , Allan Reuss
Baixo - Milt Hinton , John Kirby , Grachan Moncur , Walter Page
Bateria - Kenny Clarke , Cozy Cole , JC Heard , Jo Jones , Gene Krupa
__________________________________________
Faixa 4-1: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, em 1º de novembro de 1937. De 'Damsel In Distress'. Brunswick. Lançado originalmente em 1937.
Faixa 4-2: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, em 1º de novembro de 1937. De 'Damsel In Distress', Brunswick. Lançado originalmente em 1937.
Faixa 4-3: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, 1º de novembro de 1937. De 'Ziegfeld Follies Of 1921', Brunswick. Lançado originalmente em 1937.
Faixa 4-4: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, em 1º de novembro de 1937. De 'Show Boat', Brunswick. Lançado originalmente em 1937.
Faixa 4-5: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, 6 de janeiro de 1938. De 'Having Wonderful Time', Brunswick. Lançado originalmente em 1938.
Faixa 4-6: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 6 de janeiro de 1938, Brunswick. Lançado originalmente em 1938.
Faixa 4-7: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 6 de janeiro de 1938, Brunswick. Lançado originalmente em 1938.
Faixa 4-8: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 6 de janeiro de 1938, Brunswick. Lançado originalmente em 1938.
Faixa 4-9: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 12 de janeiro de 1938, Vocalion. Lançado originalmente em 1938.
Faixa 4-10: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 12 de janeiro de 1938, De 'Dr. Ritmo'. Vocalion. Lançado originalmente em 1938.
Faixa 4-11: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 12 de janeiro de 1938, Vocalion. Lançado originalmente em 1938.
Faixa 4-12: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 12 de janeiro de 1938, Vocalion. Lançado originalmente em 1938.
Faixa 4-13: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 11 de maio de 1938, Vocalion. Lançado originalmente em 1938.
Faixa 4-14: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 11 de maio de 1938, Vocalion. Lançado originalmente em 1938.
Faixa 4-15: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 11 de maio de 1938, Vocalion. Lançado originalmente em 1938.
Faixa 4-16: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 11 de maio de 1938, Vocalion. Lançado originalmente em 1938.
Faixa 4-17: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 23 de junho de 1938. De 'Tropic Holiday', Vocalion. Originalmente lançado em 1938.
Faixa 4-18: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 23 de junho de 1938. De 'Coconut Grove', Vocalion. Lançado originalmente em 1938.
Faixa 4-19: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 23 de junho de 1938, Vocalion. Lançado originalmente em 1938.
Faixa 4-20: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 23 de junho de 1938, Vocalion. Lançado originalmente em 1938.
Faixa 4-21: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 15 de setembro de 1938. Vocalion, Lançado originalmente em 1938.
Faixa 4-22: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, 15 de setembro de 1938, De 'Ziegfeld Follies Of 1936',Vocalion. Lançado originalmente em 1938.
Faixa 4-23: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, 15 de setembro de 1938, De 'My Lucky Star'. Vocalion, Lançado originalmente em 1938.
Faixa 4-24: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 15 de setembro de 1938, Vocalion. Lançado originalmente em 1938.
Boa audição - Namastê
quinta-feira, 11 de maio de 2023
''Você não se importa de subir no palco e ir tocando piano até Lady Day subir, se importa? Tenho de ir até lá embaixo, dar uns chutes no estômago dela, amassá-la um pouco e enchê-la de socos para ela cantar bem.'' - Quem falava assim de Billie Holiday era seu amante John Levy. Ela sofreu nas suas mãos e nas de quase todos os outros. A tragédia pessoal e as drogas marcaram sua vida. Mas todo o lixo que ela viveu era transformado pelo seu canto. Surras, prisões, droga pesada, mais o drama de uma cantora negra naquele tempo, como muitas vezes nos hotéis onde se hospedava, no auge da carreira, ser convidada a subir pelo elevador de serviço para que não se misturasse com os brancos. Tudo isso foi transformado em interpretações históricas. Quando se ouve Billie cantar, sente-se que ela está contando sua história, tragédias como em ‘Strange Fruit’, sobre um assassinato no Sul, e ‘God Bless The Child’, uma de suas próprias composições e que versava sobre a pobreza. Essas gravações foram feitas em uma época anterior ao álbum LPs, introduzido pela Columbia Records em 1948. A música gravada havia chegado algumas décadas antes na forma de um disco de gramofone de 10 polegadas tocando a 78 revoluções por minuto, com duas canções de cerca de três duração de um minuto e meio por lado. Durante a Grande Depressão, as vendas de discos para uso doméstico diminuíram drasticamente, mas permaneceu um mercado viável para a reprodução de discos em jukeboxes. Inicialmente, esses discos com Billie Holiday foram feitos com esse mercado em mente. John Hammond, que descobriu Holiday cantando em um clube de jazz do Harlem em 1933, organizou sua primeira sessão de gravação naquele mesmo ano em 27 de novembro. Na companhia de Jack Teagarden, Gene Krupa e o futuro cunhado de Hammond, Benny Goodman, os dois lados com Holiday seriam lançados em nome de Goodman. Pouco mais de 19 meses depois, Holiday estaria em outro estúdio de Nova York para sua segunda sessão em associação com Goodman novamente, assim como Ben Webster e Cozy Cole, sob a liderança de Teddy Wilson. De 02 de julho de 1935 a 07 de agosto de 1941, Holiday gravaria regularmente, para emissão comercial, 78s creditados a ela ou a Wilson. Com algumas exceções, esses discos foram originalmente lançados por gravadoras diferentes da Columbia, que atendiam a um mercado afro-americano, então referidos como discos de corrida. As gravadoras Brunswick Records e Vocalion Records tornaram-se empresas parceiras da Columbia quando esta foi comprada em 1934 pela American Record Corporation, que possuía Brunswick e Vocalion desde o final de 1931. Os registros creditados a Wilson foram lançados em Brunswick; aqueles para Holiday on Vocalion. Com a compra da ARC em 1939 pela CBS, a corporação reorganizou suas gravadoras sob a égide da Columbia como controladora. A partir de 1940, os lançamentos de férias foram lançados na Okeh Records, marca reativada pela CBS para lidar com seu produto para o mercado de "registros de corrida".
Vocal - Billie Holiday
Piano - Teddy Wilson
Bobby Hackett - corneta
Trompete - Henry "Red" Allen , Bunny Berigan , Buck Clayton , Harry "Sweets" Edison , Roy Eldridge , Chris Griffin , Harry James , Jonah Jones , Hot Lips Page , Charlie Shavers , Cootie Williams
Trombone - Benny Morton , Dicky Wells , Trummy Young
Clarinete - Buster Bailey , Benny Goodman , Vido Musso , Artie Shaw
Clarinete, Sax. Alto - Edgar Sampson
Sax. Soprano, Sax. Alto - Tab Smit
Sax. Alto - Johnny Hodges , Don Redman
Sax. Alto, Sax. Tenor - Benny Carter
Sax. Tenor - Chu Berry , Don Byas , Herschel Evans , Babe Russin , Ben Webster
Clarinete, Sax. Alto - Lester Young
Harry Carney — saxofone barítono , clarinete
Piano - Margaret "Countess" Johnson , Billy Kyle , Joe Sullivan , Claude Thornhill , Sonny White
Guitarra - Dave Barbour , Al Casey , Freddie Green , Carmen Mastren , Dick McDonough , Allan Reuss
Baixo - Milt Hinton , John Kirby , Grachan Moncur , Walter Page
Bateria - Kenny Clarke , Cozy Cole , JC Heard , Jo Jones , Gene Krupa
_______________________________________
Faixa 01: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 31 de março de 1937. Brunswick, Lançado originalmente em 1937.
Faixa 02: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 31 de março de 1937. Brunswick, Lançado originalmente em 1937.
Faixa 03: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, 31 de março de 1937. De 'The Little Show', Brunswick. Lançado originalmente em 1937.
Faixa 04: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, em 1º de abril de 1937. De 'Cotton Club Parade Of 1937', Vocalion. Lançado originalmente em 1937.
Faixa 05: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, 1º de abril de 1937. De 'Shall We Dance?', Vocalion. Lançado originalmente em 1937.
Faixa 06: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, em 1º de abril de 1937. De 'Shall We Dance?'. Vocalion, Lançado originalmente em 1937.
Faixa 07: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, em 1º de abril de 1937. De 'Cotton Club Parade Of 1937', Vocalion. Lançado originalmente em 1937.
Faixa 08: Gravado em Nova York, 11 de maio de 1937. De 'Broadway Melody Of 1938', Brunswick. Lançado originalmente em 1937.
Faixa 09: Gravado em Nova York, 11 de maio de 1937. De 'Broadway Melody Of 1938', Brunswick.
Faixa 10: Gravado em Nova York, 11 de maio de 1937. Brunswick, Lançado originalmente em 1937.
Faixa 11: Gravado em Nova York, 11 de maio de 1937. Brunswick, Lançado originalmente em 1937.
Faixa 12: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 1º de junho de 1937. Brunswick, Lançado originalmente em 1937.
Faixa 13: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 1º de junho de 1937. Brunswick, Lançado originalmente em 1937.
Faixa 14: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 1º de junho de 1937. Brunswick, Lançado originalmente em 1937.
Faixa 15: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 15 de junho de 1937. Vocalion, Lançado originalmente em 1937.
Faixa 16: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 15 de junho de 1937. De 'Stage Door', Vocalion. Lançado originalmente em 1937.
Faixa 17: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 15 de junho de 1937. De 'Caça-talentos', Vocalion. Originalmente lançado em 1937.
Faixa 18: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 15 de junho de 1937. De 'Pick A Star', Vocalion. Lançado originalmente em 1937.
Faixa 19: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, 13 de setembro de 1937, De 'Disbarred'. Vocalion. Lançado originalmente em 1937.
Faixa 20: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 13 de setembro de 1937, De 'Vocalion. Lançado originalmente em 1937.
Faixa 21: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 13 de setembro de 1937, Vocalion. Lançado originalmente em 1937.
Faixa 22: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 13 de setembro de 1937, Vocalion. Lançado originalmente em 1937.
terça-feira, 9 de maio de 2023
Boxset: Billie Holiday – Lady Day CD02
Artista: Billie Holiday
Álbum: Lady Day The Complete...CD02
Lançamento: 2009
Selo: Legacy/Sony/Columbia
Gênero: Vocal Jazz, Swing
Billie Holiday, nascida Eleanor Fagan Gough em Baltimore, Maryland, Estados Unidos, em 1915, é reconhecida como a maior intérprete que o jazz já produziu. Filha ilegítima do guitarrista de jazz Clarence Holiday, e rejeitada por ele, passou uma infância de grande pobreza. Era pouco mais que uma adolescente, mas já cantava, fumava maconha trazidos por marinheiros e se prostituía para viver. Após mudar-se com sua mãe para New York City, começou a cantar em pequenos clubes do Harlem e gravou algumas canções com Benny Goodman e Duke Ellington. O reconhecimento público veio através de uma série de gravações que fez com o pianista Teddy Wilson e sua banda de 1935 a 1939. Desde então, contou com o acompanhamento das melhores bandas e músicos da época, entre eles, o saxofonista Lester Young que se tornou grande amigo de quase toda a sua vida e que lhe deu o apelido de Lady Day. Boxset Lady Day: The Complete Billie Holiday on Columbia 1933–1944 compreende uma caixa de 10 CDs compilando as gravações master de estúdio conhecidas e completas, além de tomadas alternativas de Billie Holiday durante o período indicado. Lançado em 2001 pela Legacy/Sony/Columbia, concebido dos álbuns de 78s, em meio que essas gravações apareceram inicialmente na caixa de 10,5" × 12" inclui 230 faixas, um livreto de 116 páginas com extensas fotos, uma lista de músicas, discografia, ensaios de Michael Brooks, Gary Giddins e Farah Jasmine Griffin, uma inserção de apreciações para Holiday de uma diversidade de figuras, incluindo Tony Bennett, Elvis Costello, Marianne Faithfull, BB King, Abbey Lincoln, Jill Scott e Lucinda Williams. No 44º Grammy Awards em 27 de fevereiro de 2002, o box ganhou o prêmio Grammy de Melhor Álbum Histórico do ano anterior.
Vocal - Billie Holiday
Piano - Teddy Wilson
Bobby Hackett - corneta
Trompete - Henry "Red" Allen , Bunny Berigan , Buck Clayton , Harry "Sweets" Edison , Roy Eldridge , Chris Griffin , Harry James , Jonah Jones , Hot Lips Page , Charlie Shavers , Cootie Williams
Trombone - Benny Morton , Dicky Wells , Trummy Young
Clarinete - Buster Bailey , Benny Goodman , Vido Musso , Artie Shaw
Clarinete, Sax. Alto - Edgar Sampson
Sax. Soprano, Sax. Alto - Tab Smit
Sax. Alto - Johnny Hodges , Don Redman
Sax. Alto, Sax. Tenor - Benny Carter
Sax. Tenor - Chu Berry , Don Byas , Herschel Evans , Babe Russin , Ben Webster
Clarinete, Sax. Alto - Lester Young
Harry Carney — saxofone barítono , clarinete
Piano - Margaret "Countess" Johnson , Billy Kyle , Joe Sullivan , Claude Thornhill , Sonny White
Guitarra - Dave Barbour , Al Casey , Freddie Green , Carmen Mastren , Dick McDonough , Allan Reuss
Baixo - Milt Hinton , John Kirby , Grachan Moncur , Walter Page
Bateria - Kenny Clarke , Cozy Cole , JC Heard , Jo Jones , Gene Krupa
__________________________________________________
Faixa 01: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, 29 de setembro de 1936, De 'Swing Time'. Vocalion. Lançado originalmente em 1936.
Faixa 02: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 29 de setembro de 1936, Vocalion. Lançado originalmente em 1936.
Faixa 03: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, 29 de setembro de 1936. De 'Pennies From Heaven', Vocalion. Originalmente lançado em 1936.
Faixa 04: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 29 de setembro de 1936. De 'Pennies From Heaven', Vocalion. Lançado originalmente em 1936.
Faixa 05: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 21 de outubro de 1936. De 'Born To Dance', Brunswick. Lançado originalmente em 1936.
Faixa 06: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 21 de outubro de 1936, Brunswick. Lançado originalmente em 1936.
Faixa 07: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 21 de outubro de 1936. De 'Swing Time', Brunswick. Lançado originalmente em 1936.
Faixa 08: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 28 de outubro de 1936, Brunswick 7768. Lançado originalmente em 1936.
Faixa 09: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 19 de novembro de 1936. De 'Pennies From Heaven', Brunswick. Lançado originalmente em 1936.
Faixa 10: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 19 de novembro de 1936, Brunswick. Lançado originalmente em 1936.
Faixa 11: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 19 de novembro de 1936, De 'Blackbirds Of 1928', Brunswick. Lançado originalmente em 1936.
Faixa 12: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 12 de janeiro de 1937, De 'Stowaway', Vocalion. Originalmente lançado em 1937.
Faixa 13: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 12 de janeiro de 1937, De 'On The Avenue', Vocalion. Lançado originalmente em 1937.
Faixa 14: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 12 de janeiro de 1937. Vocalion, Lançado originalmente em 1937.
Faixa 15: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 12 de janeiro de 1937. Vocalion, Lançado originalmente em 1937.
Faixa 16: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, 25 de janeiro de 1937, De 'On The Avenue'. Brunswick. Lançado originalmente em 1937.
Faixa 17: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, 25 de janeiro de 1937, De 'On The Avenue'. Brunswick. Lançado originalmente em 1937.
Faixa 18: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, 25 de janeiro de 1937, De 'Sweet Adeline'. Brunswick. Lançado originalmente em 1937.
Faixa 19: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, 25 de janeiro de 1937, De 'Blackbirds Of 1928'. Brunswick. Lançado originalmente em 1937.
Faixa 20: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 18 de fevereiro de 1937, Brunswick. Lançado originalmente em 1937.
Faixa 21: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 18 de fevereiro de 1937, Brunswick. Lançado originalmente em 1937.
Faixa 22: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, 18 de fevereiro de 1937, De 'Ready, Willing And Able'. Brunswick. Lançado originalmente em 1937.
Faixa 23: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 18 de fevereiro de 1937, Brunswick. Lançado originalmente em 1937.
sábado, 6 de maio de 2023
Boxset: Billie Holiday – Lady Day CD01
Billie Holiday tinha uma voz tão rouca e especial que não precisou estudar para dominar com facilidade os complicados giros do jazz e criou interpretações tão intensas que continua a ser a número um, mesmo cem anos após seu nascimento. Uma voz privilegiada e uma vida errática, com uma mãe que a teve com apenas 13 anos, um marido abusivo e a dependência de álcool e heroína que a levou a morrer arruinada e sozinha, na cama de um hospital e sob prisão domiciliar, com apenas 44 anos, em 1959. Mas, apesar de tanto tempo após sua morte e uma vida tão curta, a cantora é lembrada e aclamada como uma das maiores, o que se reflete nas diversas homenagens que tem recebido pelo centenário, principalmente em Nova York, cidade que a acolheu. O mítico teatro Apolo, no Harlem, a incluirá hoje em sua Calçada da Fama, onde já estão Ella Fitzgerald, James Brown, Gladys Knight & the Pips, Etta James e Louis Armstrong. "Sua voz e sua presença foram rapidamente consolidadas na cultura popular, o que a tornou a cantora mais influente do jazz em sua época e uma das cantoras mais apreciadas do século", afirmou o produtor executivo do Apolo, Mikki Shepard, quando da divulgação da estrela para a cantora. Um estilo rompedor e sofisticado, uma forma especial de fraseado e uma entonação profunda que se diferenciava imediatamente do tradicional jazz que imperava na época. Sua primeira gravação foi em 1933 - "Your Mother"s Son-in-Law" -, ajudada pelo então pouco conhecido Benny Goodman. Pouco a pouco foi ganhando prestígio no mundo do jazz e sua ascensão começou com a série de gravações junto com o saxofonista Lester Young, que a apelidou de "Lady Day", e que se tornou um de seus melhores amigos. Mas foi sua interpretação de "Strange Fruit", a história do linchamento de um negro e uma dura condenação ao racismo em um Estados Unidos ainda segregado, em 1939, que a consolidou como uma das estrelas do jazz e marcou um antes e um depois em sua carreira. "God Bless the Child", "Trav"lin" Light", "Gloomy Sunday", "Lover Man", "Summertime", "I"ll be seeing you", "Crazy calls me", "Body and Soul" são algumas de suas canções mais famosas. Billie Holiday deixou mais de uma centena de músicas gravadas, hipnóticas e encantadoras que continuam atuais, assim como sua imagem, em preto e branco, com seu sorriso melancólico e a eterna gardênia branca que adornava seu cabelo.
Vocal - Billie Holiday
Piano - Teddy Wilson
Corneta - Bobby Hackett
Trompete - Henry "Red" Allen , Bunny Berigan , Buck Clayton , Harry "Sweets" Edison , Roy Eldridge , Chris Griffin , Harry James , Jonah Jones , Hot Lips Page , Charlie Shavers , Cootie Williams
Trombone - Benny Morton , Dicky Wells , Trummy Young
Clarinete - Buster Bailey , Benny Goodman , Vido Musso , Artie Shaw
Clarinete, Sax. Alto - Edgar Sampson
Sax. Soprano, Sax. Alto - Tab Smit
Sax. Alto - Johnny Hodges , Don Redman
Sax. Alto, Sax. Tenor - Benny Carter
Sax. Tenor - Chu Berry , Don Byas , Herschel Evans , Babe Russin , Ben Webster
Clarinete, Sax. Alto - Lester Young
Sax. Baritano, Clarinete - Harry Carney
Piano - Margaret "Countess" Johnson , Billy Kyle , Joe Sullivan , Claude Thornhill , Sonny White
Guitarra - Dave Barbour , Al Casey , Freddie Green , Carmen Mastren , Dick McDonough , Allan Reuss
Baixo - Milt Hinton , John Kirby , Grachan Moncur , Walter Page
Bateria - Kenny Clarke , Cozy Cole , JC Heard , Jo Jones , Gene Krupa
__________________________________________
Faixa 01: Gravado 55 Fifth Avenue, Nova York, 27 de novembro de 1933. De 'Lew Leslie's Blackbirds, Columbia. Lançado originalmente em 1933.
Faixa 02: Gravado em Nova York, 18 de dezembro de 1933, Columbia. Lançado originalmente em 1933.
Faixa 03: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, 2 de julho de 1935. De 'The Big Broadcast Of 1936', Brunswick. Lançado originalmente em 1935.
Faixa 04: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 2 de julho de 1935. De 'Roadhouse', Brunswick. Originalmente lançado em 1935.
Faixa 05: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 2 de julho de 1935. De 'The Big Broadcast Of 1936', Brunswick. Lançado originalmente em 1935.
Faixa 06: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 2 de julho de 1935, Brunswick. Lançado originalmente em 1935.
Faixa 07: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 31 de julho de 1935, Brunswick. Lançado originalmente em 1935.
Faixa 08: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 31 de julho de 1935, Brunswick,. Lançado originalmente em 1935.
Faixa 09: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 31 de julho de 1935, Brunswick. Lançado originalmente em 1935.
Faixa 10: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 25 de outubro de 1935, Brunswick. Lançado originalmente em 1935.
Faixa 11: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 25 de outubro de 1935, Brunswick. Lançado originalmente em 1935.
Faixa 12: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 25 de outubro de 1935, Brunswick. Originalmente lançado em 1935.
Faixa 13: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 25 de outubro de 1935, Brunswick. Lançado originalmente em 1935.
Faixa 14: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 3 de dezembro de 1935, Brunswick. Lançado originalmente em 1936.
Faixa 15: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 3 de dezembro de 1935. Brunswick 7581 (mx B.18318-1). Lançado originalmente em 1935.
Faixa 16: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, 3 de dezembro de 1935. De 'King Of Burlesque', Brunswick. Lançado originalmente em 1935.
Faixa 17: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, 30 de janeiro de 1936. De 'The Music Goes Round', Brunswick. Originalmente lançado em 1936.
Faixa 18: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 30 de junho de 1936, Brunswick. Lançado originalmente em 1936.
Faixa 19: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 30 de junho de 1936, Brunswick. Lançado originalmente em 1936.
Faixa 20: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 30 de junho de 1936, Brunswick. Lançado originalmente em 1936.
Faixa 21: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 30 de junho de 1936, Brunswick. Lançado originalmente em 1936.
Faixa 22: Gravado em 1776 na Broadway, Nova York, 10 de julho de 1936. De 'Suzy', Vocalion. Lançado originalmente em 1936.
Faixa 23: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 10 de julho de 1936, Vocalion. Lançado originalmente em 1936.
Faixa 24: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 10 de julho de 1936. De 'Porgy & Bess', Vocalion. Lançado originalmente em 1936.
Faixa 25: Gravado em 1776 Broadway, Nova York, 10 de julho de 1936, Vocalion. Lançado originalmente em 1936.
Boa audição - Namastê
quinta-feira, 4 de maio de 2023
Billie Holiday – Billie's Best (Compilation - Remastered)
Billie Holiday é considerada uma das melhores vocalistas de jazz de todos os tempos. Holiday teve uma carreira próspera como cantora de jazz por muitos anos antes de perder a batalha contra o abuso de substâncias. Também conhecida como Lady Day, sua autobiografia foi transformada no filme de 1972 Lady Sings the Blues . Em 2000, Holiday foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll. Holiday nasceu Eleanora Fagan em 7 de abril de 1915, na Filadélfia, Pensilvânia. (Algumas fontes dizem que seu local de nascimento era Baltimore, Maryland, e sua certidão de nascimento diz "Elinore Harris".) Holiday passou grande parte de sua infância em Baltimore, Maryland. Sua mãe, Sadie, era apenas uma adolescente quando ela a teve. Acredita-se que seu pai seja Clarence Holiday, que acabou se tornando um músico de jazz de sucesso, tocando com nomes como Fletcher Henderson. Infelizmente para Holiday, seu pai era um visitante pouco frequente em sua vida enquanto crescia. Sadie se casou com Philip Gough em 1920 e, por alguns anos, Holiday teve uma vida doméstica um tanto estável. Mas esse casamento acabou alguns anos depois, deixando Holiday e Sadie lutando por conta própria novamente. Às vezes, Holiday era deixado aos cuidados de outras pessoas. Holiday começou a faltar à escola e ela e sua mãe foram ao tribunal por causa da evasão escolar de Holiday. Ela foi então enviada para a House of Good Shepherd, uma instalação para meninas afro-americanas problemáticas, em janeiro de 1925. Com apenas 9 anos na época, Holiday era uma das meninas mais novas de lá. Ela foi devolvida aos cuidados de sua mãe em agosto daquele ano. De acordo com a biografia de Donald Clarke, Billie Holiday: Wishing on the Moon , ela voltou para lá em 1926 depois de ter sido abusada sexualmente. Em sua infância difícil, Holiday encontrou consolo na música, cantando junto com os discos de Bessie Smith e Louis Armstrong . Ela seguiu sua mãe, que se mudou para a cidade de Nova York no final dos anos 1920, e trabalhou em uma casa de prostituição no Harlem por um tempo. Por volta de 1930, Holiday começou a cantar em clubes locais e renomeou-se "Billie" em homenagem à estrela de cinema Billie Dove. O critico musical Rick Anderson avalia com palavras certeiras Billie's Best: "Não há fim à vista para o debate sobre a carreira de Billie Holiday como vocalista: a essência de sua arte pode ser encontrada em suas primeiras gravações para a Columbia ou nas gravações que ela fez para a Verve no final de seu curta e, por todos contas, vida miserável? Os primeiros trabalhos a encontram com uma voz mais clara e cantando com energia e convicção, enquanto nas gravações posteriores sua voz é devastada, ainda mais comovente e talvez com mais nuances. Em 1992, a Verve defendeu a última posição ao lançar uma monumental caixa de dez discos contendo tudo que Holiday gravou para a empresa entre 1945-1959 e, simultaneamente, lançou este sampler de 16 faixas como um paliativo para aqueles que não tinham 150 faixas. dólares espalhados. Nada aqui resolverá o argumento para sempre, Oscar Peterson e Jimmy Rowles para uma bela performance de "All the Way" com uma orquestra regida por Ray Ellis . Este provavelmente não deveria ser o único álbum de Billie de ninguém, mas é um documento valioso, e às vezes comovente, do fim de uma carreira triste, mas ilustre."
Vocal - Billie Holiday
Baixo – Ray Brown, Red Mitchell, John Simmons, Red Callender, Joe Mondragon, Leonard Gaskin, Aaron Bell, Joe Benjamin
Bateria – Ed Shaughnessy, Alvin Stoller, Larry Bunker, Gus Johnson, Chico Hamilton, Cozy Cole, Lenny McBrowne, Osie Johnson
Guitarra Elétrica – Herb Ellis, Barney Kessel, Freddie Green, Billy Bauer
Piano – Oscar Peterson, Jimmy Rowles, Bobby Tucker, Billy Taylor, Wynton Kelly, Hank Jones
Trompete – Charlie Shavers, Harry "Sweets" Edison, Joe Newman
Sax. Tenor – Ben Webster, Paul Quinichette, Flip Phillips, Budd Johnson
Sax. Alto – Benny Carter, Willie Smith, Romeo Penque
Clarinete – Tony Scott, Romeo Penque
Harpa – Janet Putnam
Celesta – Hank Jones
Gravação dos anos 1952 - 1959.
Seleções recentemente remasterizadas da coleção Box set 'The Complete Billie Holiday on Verve 1945-1959' (conjunto de 10 CDs).
terça-feira, 2 de maio de 2023
Lester Young – The Complete Aladdin Recordings Of Lester Young
Artista: Lester Young
Álbum: The Complete Aladdin Recordings
Lançamento: 1995
Selo: Blue Note
Gênero: Swing, Bop
Lester Young foi um músico cujo estilo inovador no saxofone teve uma grande influência sobre outros grandes nomes do instrumento. Ele era particularmente conhecido por seu trabalho com a banda de Count Basie nos anos 30 e 40 e nas gravações com a vocalista Billie Holiday a quem apelidou de ‘Lady Day’ e esta, por sua vez, o apelidou de ‘presidente’, mais tarde encurtado para ‘pres’ ou ‘prez’. Com olhos verdes e cabelos avermelhados, vestia ternos trespassados e chamativos e chapéu estilo ‘pork pie’, sua outra marca, que foram copiados por várias gerações de músicos do jazz. O estilo exuberante de Young incluía a maneira de tocar o saxofone em ângulos estranhos. Com o seu saxofone para cima em um ângulo de 45 graus, a presença de Young no palco era impressionante. Suas frases, tanto em palavras quanto na música, tornaram-se lendárias entre outros músicos. Lester Young e seu contemporâneo Coleman Hawkins são frequentemente listados como as torres gêmeas do saxofone do jazz moderno. Um dos gigantes do jazz, Lester ao invés de adotar a abordagem então dominante de Coleman Hawkins veio com uma concepção completamente diferente. Um não-conformista que foi importante para o desenvolvimento progressivo do cool jazz, que surgiu no final de 1940. Lester Young gravou para o selo ‘Aladdin’ entre 1945 e 1947, liderando uma série de pequenos grupos que variavam de quintetos para sextetos. E a formação dos grupos poderia ser simplesmente casual e incluíam fiéis da era swing ou boppers dedicados. Parece que isso pouco importava para Lester Young. Seu som era uma das maravilhas do jazz, e não apenas por sua transparência, mas por sua suavidade. Além das sessões de ‘Aladdin’, este dois CDs incluem músicas com o trio de 1942 que tinha Nat ‘King’ Cole no piano e Red Callendar no baixo. O solo de Young em ‘Indiana’ é uma das maravilhas do swing. Há também uma sessão de 1945 com a cantora Helen Humes com a participação fantástica do trompetista Snooky Young e o saxofonista Willie Smith, bem como Lester Young.
Sax. Alto – Willie Smith (faixas: 1-9 a 1-12, 2-17 a 2-22)
Baixo – Curly Russell (faixas: 2-13 a 2-16), Curtis Counce (faixas: 1-9 a 1-12), Junior Rudd (faixas: 2-17 a 2-22), Red Callender (faixas: 1 -1 a 1-8, 1-13 a 1-16), Rodney Richardson (faixas: 1-17 a 2-5, 2-10 a 2-12), Ted Briscoe (faixas: 2-5 a 2-9)
Bateria – Chico Hamilton (faixas: 1-13 a 1-16), Henry Tucker ( faixas: 1-5 a 1-8, 2-17 a 2-22), Johnny Otis (faixas: 1-9 a 1- 12), Lyndall Marshall (faixas: 1-17 a 2-5, 2-10 a 2-12), Roy Haynes (faixas: 2-5 a 2-9), Tiny Kahn (faixas: 2-13 a 2- 16)
Guitarra – Chuck Wayne (faixas: 2-13 a 2-16), Dave Barbour (faixas: 2-17 a 2-22), Fred Lacey (faixas: 1-17 a 2-9), Irving Ashby (faixas: 1 -13 a 1-16), Nasir Barakaat (faixas: 2-10 a 2-12)
Piano – Argonne Thornton (faixas: 1-17 a 2-12), Dodo Marmarosa (faixas: 1-5 a 1-8), Gene DiNovi (faixas: 2-13 a 2-16), Jimmy Bunn (faixas: 2 -17 a 2-22), Joe Albany (faixas: 1-13 a 1-16), Nat Cole (faixas: 1-1 a 1-4), Wesly Jones (faixas: 1-9 a 1-12))
Saxofone Tenor – Lester Young
Trombone – Vic Dickenson (faixas: 1-5 a 1-12)
Trompete – Howard McGhee (faixas: 1-9 a 1-12), Shorty McConnell (faixas: 1-17 a 2-12)
Vocais – Helen Humes (faixas: 2-18 a 2-22)
# 1-1 a 1-4: Gravado em Los Angeles, 15 de julho de 1942
# 1-5 a 1-8: Gravado em Los Angeles, dezembro de 1945
# 1-9 a 1-12: Gravado em Los Angeles Angeles, janeiro de 1946
# 1-13 a 1-16: Gravado em Los Angeles, agosto de 1946
# 1-17 a 2-4: Gravado em Chicago, outubro de 1946
# 2-5 a 2-9: Gravado na Radio Recorders, Los Angeles, 18 de fevereiro de 1947
# 2-10 a 2-12: Gravado na cidade de Nova York, 2 de abril de 1947
# 2-13 a 2-16; Gravado no WOR Studio, em Nova York, 29 de dezembro de 1947
# 2-17 a 2-22: Gravado em Los Angeles, 22 de dezembro de 1947
Boa audição - Namastê