Artista: Ella Fitzgerald
Álbum: The Singles
Lançamento: 2017
Selo: New Continent
Gênero: Swing, Cool Jazz
Conhecida como a Primeira Dama da Canção e a Grande Dama do Jazz, Ella Fitzgerald foi a cantora mais popular do gênero nos Estados Unidos, por mais de meio século. Com uma extensão vocal que atingia três oitavas, Lady Ella encantava com sua voz flexível, suave e precisa, cantando desde baladas sensuais, até o jazz mais doce, além do improviso e domínio da técnica do scat. Ella ganhou 13 prêmios Grammys e vendeu mais de 40 milhões de álbuns. Dizem que Ella Fitzgerald não tinha a profundidade emocional de Billie Holiday, a imaginação de Sarah Vaughan ou Anita O’Day, e a influência baseada no blues de Dinah Washington. E que ela era muitas vezes, apesar de brilhante, previsível. As críticas surgiram em parte devido a sua popularidade e ignoraram as suas contribuições. Ella Fitzgerald não só foi uma das pioneiras do ‘scat singing’, técnica extremamente inventiva da improvisação do jazz vocal com vocábulos sem palavras, sílabas sem sentido ou sem palavras que dá aos cantores a habilidade da improvisação para criar o equivalente a um solo instrumental usando a voz. Técnica aliás bastante eficaz para Ella Fitzgerald que tinha tendência para esquecer as letras das músicas. Além disso, era uma cantora despretensiosa cujas variações harmônicas nunca foram forçadas. Notavelmente, se destacou por sua interpretação sofisticada das canções de George Gershwin e Cole Porter. Afinal, Ella Fitzgerald foi essencialmente uma cantora de jazz ou uma cantora pop? Para muitos, foi indiscutivelmente a melhor cantora de jazz de todos os tempos, embora alguns possam votar em Sarah Vaughan ou, como eu, em Billie Holiday. Ella Fitzgerald, cuja voz magnífica, amplo repertório e estilo acessível de cantar apelou para ambas as plateias: do jazz e do pop. Sua abordagem ao repertório vocal é simples: ela mantém clássicos e acrescenta continuamente as melhores músicas do estilo pop. Ela estava entre os primeiros a integrar tanto a Bossa Nova como os Beatles em seu repertório na década de 60. Também gravou músicas mais contemporâneas, como ‘You Are the Sunshine of My Life’ de Stevie Wonder, um componente padrão do seu repertório. Suas gravações são reeditadas constantemente, trazendo sua música a novos públicos e ampliando seu círculo de admiradores. Na verdade, Ella Fitzgerald foi uma das cantoras de jazz mais emocionantes de sua época e, devido à naturalidade de seu estilo, tinha um apelo popular que se estendeu muito além das fronteiras do jazz. Este Box de 3 CDs apresenta os singles completos dos anos 1954-62 da grande Ella Fitzgerald em acessão. Antes de 1956, as sessões completas eram dedicadas aos singles no entanto, depois disso, apenas algumas músicas de cada data seriam lançadas como singles comerciais e o restante seria lançado no novo formato de LP. Os singles clássicos apresentados aqui foram lançados nas duas grandes gravadoras da época, a Decca e Verve. Ella é acompanhada nessas faixas por orquestras de estúdio de estrelas regidas por Nelson Riddle, Frank DeVol, Marty Paich e Paul Weston, entre outros grandes astros. Os excelentes duetos de Ella de 1954 com o pianista Ellis Larkins foram originalmente lançados como singles e no então novo formato de LP.
Ella Fitzgerald: vocais em todas as faixas
Orquestras conduzidas e arranjadas por: Gordon Jenkins, André Previn, Benny Carter, Toots Camarata, Buddy Bregman, Nelson Riddle, Paul Weston, Marty Paich e Frank DeVol. CD1, 5-16 são duetos com o pianista Ellis Larkins.
CD 1 e CD 2 [1-15]: Decca singles, originalmente produzidos por Milt Gabler.
CD 2 [16-20] e CD 3: Verve singles, originalmente produzidos por Norman Granz
Gravado em Los Angeles e Nova York entre 25 de março de 1954 e 1º de outubro de 1962.