sexta-feira, 11 de abril de 2025

BoxSet: The Complete Pacific Jazz Live Recordings Of...3xCD


Lançamento: 1989
Selo: MOSAIC Records
Gênero: Cool Jazz

Baixo – Carson Smith
Bateria – Bob Neel
Piano – Russ Freeman
Trompete – Chet Baker

O selo independente de reedições de jazz Mosaic Records conquistou uma reputação legítima como líder da indústria e favorito dos entusiastas com pacotes de luxo e estritamente de edição limitada como este. O conteúdo desta coleção de três CDs é derivado de duas apresentações durante o verão de 1954 e apresenta o Chet Baker Quartet: Baker (trompete/percussão "boom bam"), Russ Freeman (piano), Carson Smith (baixo) e Bob Neel (bateria). As duas apresentações — gravadas em 21 de julho no Civic Auditorium de Santa Cruz e em 10 de agosto no The Tiffany Club em Los Angeles, respectivamente — são apresentadas cronologicamente. As cinco músicas do conjunto de julho foram documentadas pelo renascentista do Pacific Jazz, Dick Bock, usando tecnologia primitiva de rolo aberto portátil (também conhecido como rolo a rolo). Apesar de algumas anomalias inerentes à fita, o som incrivelmente rico 
rivaliza com o de muitos lançamentos de estúdio da mesma época. Liberado de dentro do tom normalmente reservado de Baker está uma exibição agressiva de alta energia e batidas bop notavelmente fluidas em "Billie's Bounce" de Charlie "Bird" Parker. A réplica irrestrita entre Baker e Freeman é igualmente um destaque, pois os dois são capazes de aumentar e transformar melodias em pequenas obras de arte expressionista. Até mesmo as decididamente mais frias "Stella by Starlight" e "Line for Lyons" contêm trocas ardentes entre os dois. A apresentação no Tiffany Club é decididamente mais longa e já está em andamento. Essas apresentações de 10 de agosto capturam o Chet Baker Quartet cinco noites em uma corrida que se estendeu por seis semanas. Por razões que não são claras, esses mais de 90 minutos de Baker Quartet ao vivo e primitivo permaneceram em grande parte inéditos por mais de três décadas. Apenas versões editadas de "Zing Went the Strings of My Heart" e da composição de Freeman "Russ Job" foram acessadas, embora nenhuma delas tenha aparecido em um lançamento de Baker ou Freeman. O quarteto inteiro está em uma forma verdadeiramente excepcional nessas gravações. Os destaques incluem o cover dominado por Freeman e Baker de "Lady Bird" de Tadd Dameron, o tropicalmente rítmico "Frenesi" e uma leitura de parar o show do baixista Carson Smith "Carson City Blues". Ao contrário de grande parte do catálogo de Baker que permaneceu decididamente mais contido, The Complete Pacific Live Jazz Recordings of Chet Baker with Russ Freeman captura o trompetista como um jovem no auge de seus talentos. Embora todos os materiais neste conjunto também estejam disponíveis no comparativamente barato Chet Baker Quartet Live, Vol. 2: Out of Nowhere e Chet Baker Quartet Live, Vol. 3: My Old Flame, eles sentem falta do livreto luxuoso que contém algumas das brilhantes fotografias de William Claxton da banda por volta do verão de 1954. Esta é uma adição essencial para qualquer apreciação de Chet Baker ou Russ Freeman. O talento de Chet Baker brilha em toda esta coleção. Sua forma de tocar trompete é lírica e emotiva, demonstrando sua habilidade de transmitir emoções profundas por meio de seu instrumento. O fraseado e o tom de Baker são impecáveis, tornando cada nota um testamento de sua maestria no trompete. Suas habilidades de improvisação estão em plena exibição, criando uma experiência auditiva cativante que o atrai a cada faixa. Russ Freeman, o pianista do quarteto, complementa perfeitamente a forma de tocar de Baker. O trabalho de piano de Freeman é sofisticado e inventivo, fornecendo uma base sólida para o som do quarteto. Sua interação com Baker é perfeita, demonstrando uma profunda conexão musical que eleva a performance geral. 



Boa audição - Namastê

Um comentário: