quinta-feira, 10 de novembro de 2022

# 098 - Jazz In Paris - Jazz & Cinema, Vol. 4 (1954-1962)

Artista: Jazz & Cinema, Vol. 4

Álbum: Jazz in Paris 098

Lançamento: 2002

Selo: Gitanes Jazz Produção

Gênero: OST, Cha-Cha, Easy Listening

As rádios em todo o país começaram a transmissão dos clubes de jazz durante as décadas de 30 a 50. O rádio foi um fator importante na obtenção de fama, como Benny Goodman, que ficou conhecido como o ‘Rei do Swing’. Em breve, outros o desafiaram, e ‘as batalhas das bandas’ tornaram-se um espetáculo. As Big Bands também começaram a aparecer no cinema em 1930 até a década de 60. Filmes biográficos de Glenn Miller, Gene Krupa, Benny Goodman e outros foram feitos na década de 50, como tributo nostálgico aos anos de glória das Big Bands. A essa altura, as Big Bands foram uma força dominante no jazz que a geração mais velha descobriu e teve que se adaptar a elas ou simplesmente se aposentar pela falta de mercado para gravações de pequenos grupos já que devido à depressão as gravadoras relutavam em assumir riscos. Alguns músicos como Louis Armstrong e Earl Hines formaram suas próprias bandas, enquanto outros, como Jelly Roll Morton e Oliver King, caíram no esquecimento. Os principais afro-americanos líderes de bandas na década de 30 além das lideradas por Ellington, Hines e Calloway, foram Jimmie Lunceford, Chick Webb e Count Basie. As bandas ‘brancas’ de Benny Goodman, Artie Shaw, Tommy Dorsey, Shep Fields e, posteriormente, Glenn Miller eclipsaram as aspirações em termos de popularidade das bandas ‘negras’. Adolescentes brancos e adultos jovens foram os principais fãs das Big Bands no final de 1930 e início dos anos 40. Eles dançavam e assistiam os shows ao vivo sempre que podiam. Para as bandas era extenuante chegar aos seus fãs em todos os lugares. As condições de deslocamento e alojamento eram difíceis, devido à segregação na maior parte dos Estados Unidos, e os integrantes tinham que se apresentar com sono e pouca comida, além dos salários baixos. Os vícios eram comuns, além dos problemas pessoais e da discórdia entre os componentes que afetavam o grupo. E os principais solistas eram muitas vezes atraídos por melhores contratos. Sem contar com as apresentações que muitas vezes eram em coretos muito pequenos, inadequados e com pianos desafinados. E os bandleaders de sucesso tinham que lidar com esses perigos para manter a sua banda coesa, alguns com disciplina rígida como Glenn Miller, outros com uma psicologia sagaz como Duke Ellington.

Saxofone Alto, Saxofone Barítono – Michel de Villers (faixas: 7 a 11)
Maestro – Gonzalo Fernandez (faixas: 12 a 14)
Contrabaixo – Pierre Michelot (faixas: 3 a 6)
Bateria – Christian Garros (faixas: 3 a 6)
Flauta – Raymond Guiot (faixas: 3 a 6)
Guitarra – Henri Crolla (faixas: 1, 2, 17, 18)
Gaita – Jean Wetzel (faixas: 1, 2, 17, 18)
Piano – Jean Wiener (faixas: 1, 2, 17, 18)
Piano, Arranjo – Alain Goraguer (faixas: 3 a 6)
Vibrafone – Michel Hausser (faixas: 3 a 6)

Jean Wetzel : Touchez pas au grisbi
01 - 02
Trilha sonora original do filme de Jacques Becker.
gravado em 1954 em Paris.
Reedição da Philips 78 rpm 72 208.
(P)1954 Universal Music SA França.

Alain Goraguer : Le Piège
03 - 06
Trilha sonora original do filme de Charles Brabant.
gravado em 1958 em Paris.
Reedição do LP Fontana 460 579.
(P)1958 Universal Music SA França.
artista line-up não tenho certeza

Michel de Villers : Le Saint mène la danse, 07 - 11, trilha sonora original do filme de Jacques Nahum. Gravado em 1960 em Paris.
Michel de Villers e sua orquestra

Gonzalo Fernandez / Martial Solal : Les Ennemis, 12 - 15, trilha sonora original do filme de Edouard Molinaro. Gravado em 1961 em Paris.

Martial Solal : Le procès (O julgamento) 16, trilha sonora original do filme de Orson Welles. Gravado em 1962 em Paris.

Jean Wetzel : Touchez pas au grisbi, 17 - 18, trilha sonora original do filme de Jacques Becker. Gravado em 1954 em Paris.


 Boa audição - Namastê

Nenhum comentário: