sábado, 21 de janeiro de 2023

HS 08 - Rhoda Scott - Paris - New York

Artista: Rhoda Scott
Lançamento: 2012
Selo: Gitanes Jazz Produção
Gênero: Soul Jazz 


Rhoda Scott, é um americano de jazz organista e cantor nascido em3 de julho de 1938Para Dorothy  (in), no estado de New Jersey . Ela é apelidada de "The Barefoot Lady" (a senhora descalça, hábito que adquiriu quando era pequena de tocar pedalboard e que continuou no palco), Rhoda Scott é descoberta por Count Basie que a contrata imediatamente em seu clube do Harlem. Foi lá que Eddy Barclay e seu cúmplice Raoul Saint-Yves, sempre em busca de novos talentos, o ofereceram para vir a Paris, onde este o contratou em seu cabaré, o Bilboquet, de Julho de 1968. Depois de passar pela prestigiosa Manhattan School of Music, estudou no American Conservatory of Fontainebleau (França) com Nadia Boulanger. Rhoda Scott combina aptidões clássicas com um grande talento para jazz e música religiosa. Esta embaixadora do órgão Hammond emocionou um grande público em todo o mundo desde 1963. Ela toca com os maiores nomes, Ray Charles, George Benson, Count Basie, Ella Fitzgerald, Sarah Morrow. Rhoda tem um talento completo que a torna tão à vontade na música clássica quanto no jazz, evangelho ou blues. Dotada de uma memória musical excepcional, sabe de cor, por exemplo, mais de mil peças e compõe a maior parte do seu repertório. Além disso, ela nunca impõe um programa para uma noite e joga de acordo com sua inspiração do momento e principalmente de acordo com a reação do público. Ela criou o Lady Quartet para o Festival de Viena de 2004. Com Sophie Alour ( saxofone tenor ), Airelle Besson (clarim), depois Lisa Cat-Berro (saxofone alto) e Julie Saury (bateria), ela fez turnês em clubes de jazz e gravou um álbum no21 de janeiro de 2008no pôr do sol. Rhoda Scott gosta muito da França e possui uma propriedade em Coulonges-les-Sablons em Orne, onde ela reside regularmente. É também madrinha do coro da Universidade de Le Mans, dirigido por Evelyne Béché. Em 2010, por ocasião do festival musical Printemps des Orgues, acompanhou o Coro de Mauges de Beaupréau sob a direção de Katika Blardone. 

Saxofone Alto, Saxofone Soprano, Flauta – Ed Xiques (faixas: 2-1 a 2-9), Jerry Dodgion (faixas: 2-1 a 2-9)
Saxofone barítono – Pepper Adams (faixas: 2-1 a 2-9)
Baixo – Bob Bowman (3) ( faixas: 2-1 a 2-9 )
Bateria – Daniel Humair (faixas: 1-1 a 1-7), Cees Kranenburg (faixas: 1-8 a 1-13), Mel Lewis (faixas: 2-1 a 2-9)
Piano Elétrico – Harold Danko (faixas: 2-1 a 2-9)
Flugelhorn, organizado por – Thad Jones (faixas: 2-1 a 2-9)
Flauta, Saxofone Tenor – Joe Thomas (faixas: 1-8 a 1-13)
Órgão – Rhoda Scott
Saxofone Tenor, Clarinete – Larry Schneider (faixas: 2-1 a 2-9)
Saxofone Tenor, Flauta, Clarinete – Gregory Herbert (faixas: 2-1 a 2-9)
Trombone – Billy Campbell (faixas: 2-1 a 2-9), Clifford Adams (faixas: 2-1 a 2-9), Earl McIntyre (faixas: 2-1 a 2-9), John Mosca (faixas: 2 -1 a 2-9)
Trompete – Al Porcino (faixas: 2-1 a 2-9), Cecil Bridgewater (faixas: 2-1 a 2-9), Earl Gardner (faixas: 2-1 a 2-9), Lynn Nicholson (faixas: 2 -1 a 2-9)

#1-1 a 1-7 Gravado no Studio Hoche, Paris, setembro de 1968.
# 1-8 a 1-13 Gravado em outubro de 1971 em Paris.

#2-1 a 2-9 Gravado no Media Sound Studio, Nova York, junho de 1976 em Paris.

Boa audição - Namastê

5 comentários:

roberto bordin disse...

boa tarde
não consigo baixar o cd.
abraços

Paulo disse...

Hi, wrong link here. Olá xará Bordin, me procure em egrojworld,

Cri disse...

No such link, please be so kind and provide one. Thank you / Merci beaucoup

Borboletas de Jade disse...

Saudações amantes da arte sincopada, bem vindos. Link corrigido, pronto pra ser baixado. Um abraço e gratidão

Cri disse...

Muchas gracias!