terça-feira, 17 de janeiro de 2023

06 - Anachronic Jazz Band – Anthropology

Lançamento: 2009
Selo: Gitanes Jazz Produção
Gênero: Bop , Hard Bop , Big Band , Dixieland

A origem do termo ‘boogie-woogie’ é desconhecido. No entanto, Dr. John Tennison, psiquiatra, pianista e musicólogo sugeriu alguns precursores interessantes da linguística africana. Entre eles estão quatro termos africanos: a palavra ‘boog’ da língua Hausa e ‘booga’ da língua Mandinga, ambas significando ‘bater’, como batendo um tambor. Há também a palavra ‘bogi’ do Oeste Africano que significa ‘para dançar’, e ‘mbuki mvuki’ do Bantu, ‘mbuki’ que significa ‘voar’ e mvuki ‘dançar descontroladamente’. Os significados de todas estas palavras são consistentes com a dança e os comportamentos desinibidos historicamente associados a música boogie-woogie. A origem africana é evidente pois a música surgiu entre os recém-emancipados afro-americanos. Na literatura das partituras antes de 1900, há pelo menos três exemplos do uso da palavra ‘bogie’ em títulos de música nos arquivos da Biblioteca do Congresso dos EUA. E em 1901, ‘hoogie boogie’ apareceu no título de partituras publicadas. Quanto às gravações de áudio, a primeira aparição no título de uma gravação parece ter sido feita do ‘American Quartet’ por Thomas Edison em ‘That Synchopated Boogie Boo’ em 1913, e na composição ‘Boogie Rag’ de Wilbur Sweatman em 1917. No entanto, nenhum destes exemplos de partituras ou de gravação de áudio contém os elementos musicais que os identificam como boogie-woogie. As gravações ‘Weary Blues’ de 1915, do grupo ‘Louisiana Five’, uma das primeiras dixieland jazz band, e do pianista Artie Matthews são reconhecidas como as mais antigas com figuras musicais do boogie-woogie.


Banjo – François Fournet

Clarinet, Alto Saxophone, Music Director – Marc Richard

Clarinet, Saxophone [C-Melody Sax] – Jean-François Bonnel

Clarinet, Soprano Saxophone, Tenor Saxophone – André Villéger

Drums – Sylvain Glévarec

Piano, Music Director – Philippe Baudoin

Trombone – Pierre Guicquéro

Trumpet – Patrick Artero

Tuba – Gérard Gervois

Vocals, Alto Saxophone – Daniel Huck


Gravado em d'Etampes, 15 e 20 Abril, 1976 - em Paris

Gravado em Theatre du Ranelegh, novembro 1978 - em Paris

Gravado em Live, ORFT, paris 21 fevereiro 1976 - em Paris

Gravado em Live, Necy, outubro 1977 - em paris 

Gravado em Live, Mantes, novembro 1978 - em Paris

Gravado em Live, Allemangne, 16 março 1979 - em Paris

Boa audição - Namastê

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