sábado, 9 de dezembro de 2023

Ray Gallon - Make Your Move

Artista: Ray Gallon 
Lançamento: 2021
Selo: Cellar Music
Gênero: Post-Bop


A gravação de estreia do pianista Ray Gallon, Make Your Move, foi certificada, aprovada e endossada pelo lendário Ron Carter. Acompanhado por Kenny Washington na bateria e David Wong no baixo. O currículo impressionante de Ray Gallon não indica um artista “da tradição”, ou “da tradição”, mas sim um artista que incorpora a tradição, alguém que é um artista de jazz moderno, atual e ativo do ordem mais elevada. Inclui aparições e gravações com nomes como Ron Carter, Lionel Hampton, Art Farmer, TS Monk, Dizzy Gillespie, Milt Jackson, Harry ''Sweets'' Edison, Wycliffe Gordon, Les Paul, Benny Golson, Frank Wess, Lew Tabackin George Adams e a Big Band Mingus. Gallon também foi chamado para acompanhar muitos grandes nomes vocais (muitas vezes indicativo da elevada musicalidade de um pianista), incluindo Jon Hendricks, Sheila Jordan, Grady Tate, Nnenna Freelon, Gloria Lynne, Dakota Staton, Joe Williams, Chaka Khan, Jane Monheit e outros. Então, a questão que surge é: por que agora? Por que Gallon demorou tanto para lançar sua estreia? ''Eu precisava me sentir pronto - que tinha algo especial a oferecer, com uma identidade pessoal e um conceito refinado em termos de minha forma de tocar, repertório e concepção geral do trio, ao mesmo tempo em que estava imerso na tradição clássica do swing e do blues. O que mais me impressionou quando eu estava chegando, passando inúmeras noites no Village Vanguard, Sweet Basil e Bradley's, vendo/ouvindo Hank Jones, Tommy Flanagan, Cedar Walton, Kenny Barron, Ahmad Jamal, Bill Evans, Jimmy Rowles, Steve Kuhn (e muitos outros mestres), foi como cada um deles soou exclusivamente original, permanecendo fundamentado na tradição. Esses valores também foram incutidos em mim pelos meus professores, John Lewis, Jaki Byard e Hank Jones – que enfatizaram a importância de 'encontrar sua própria voz'', explica Gallon. '' Bem vindo ao mundo da música de Ray Gallon...pianista extraordinário...professor universitário...compositor e arranjador talentoso...e meu querido amigo......os arranjos são compactos, complexos e liso...'' - Ron Carter (extraído do encarte do CD)

Baixo – David Wong
Bateria – Kenny Washington
Piano - Ray Gallon 


Boa audição - Namaste

Nenhum comentário: