Artista: Bill Evans Trio
Álbum: The Secret Sessions CDs:1&2
Lançamento: 1996
Selo: Milestone
Gênero: Cool, Música Modal, Post-Bop
Durante um período de 18 anos, o fã Mike Harris ia aoVillage Vanguardsempre que o pianista Bill Evans aparecia e gravava suas apresentações em particular. Mais de uma década após a morte de Evans, Harris tomou todas as providências legais adequadas e o produtor Orrin Keepnews lançou músicas de 26 ocasiões diferentes nesta caixa de oito CDs, 104 seleções no total. Com exceção do primeiro encontro (e em menor grau do último), a qualidade da gravação é surpreendentemente boa, tornando esta uma verdadeira bonança para os outros fãs de Bill Evans. O pianista é acompanhado pelo baixista Eddie Gomez em todos os números (exceto nos oito primeiros, que têm Teddy Kotick), junto com os bateristas Arnie Wise, Joe Hunt, Philly Joe Jones, Jack DeJohnette (claramente o mais moderno dos bateristas) , John Dentz, Marty Morell e Eliot Zigmund. Como o estilo de Evans não evoluiu muito durante o período, o crescimento de Eddie Gomez como solista e a forma como os diversos bateristas adaptam seus estilos ao de Evans são provavelmente os dois principais motivos para adquirir o conjunto. Mas os fanáticos por Bill Evans não precisam de ser informados duas vezes sobre a existência deste pacote atraente. Quase todas as músicas que Evans canta nesta coleção eram a base de seu repertório. "Very Early", "Waltz for Debby", "Autumn Leaves", "Who Can I Turn To", "Come Rain or Come Shine", "'Round Midnight", "Turn Out the Stars", "Blue in Green, ""Time Remembered" e o magnífico "Nardis" eram peças centrais. "Polka Dots and Moonbeams" apareceu e desapareceu no livro de Evans. Há uma amostra generosa de outras músicas que ele tocou mais raramente. Bill parece ter adaptado algumas escolhas ao seu relacionamento especial com Philly Joe Jones. "I'll Remember April" está nessa categoria, junto com "Star Eyes", "Airegin" e "You and the Night and the Music" (que foi a faixa principal do álbum exclusivo do quinteto de Evans de 1962, Interplay , com Philly Joe, Jim Hall, Freddie Hubbard e Percy Heath). "Easy Living" estava em seu primeiro LP Riverside, mas ele não o tocava com frequência. "Little Lulu" e "California Here I Come" podem ter estado na mente de Bill em 1967 porque ele acabara de gravá-las para a Verve. Da mesma forma, "Dolphin Dance" de Herbie Hancock fazia parte de seu álbum MGM de 1974, Left to Right, gravado na época desta rara apresentação ao vivo da música. "Sugar Plum" e "Mornin' Glory" estavam no The Bill Evans Album de 1971, seu único trabalho em trio pela Columbia.
Baixo - Eddie Gomez (faixas: 2-1 a 8-11), Teddy Kotick (faixas: 1-1 a 1-8)
Bateria - "Philly" Joe Jones (faixas: 4-4 a 5-14), Arnie Wise (faixas: 1-1 a 1-13.1, 6-1 a 6-3), Eliot Zigmund (faixas: 8-8 a 8-11), Jack DeJohnette (faixas: 6-4 a 6-7), Joe Hunt (faixas: 3-4 a 4-3), John Dentz (faixas: 6-8 a 6-10), Marty Morell (faixas: 6-1 a 8-7)
Piano – Bill Evans
Gravado ao vivo no The Village Vanguard, em Nova York.
# 1-1 a 1-8: março de 1966
# 1-9 a 1-13.1: 3 de julho de 1966
# 2-1 a 2-3: 7 de outubro de 1966
# 2-4 a 2-9: 10 de novembro de 1966
# 2-10 a 3-3: 12 de novembro de 1966
Nenhum comentário:
Postar um comentário