segunda-feira, 20 de outubro de 2008

1961 - Sunday at the Village Vanguard - Bill Evans Trio

O que falar de um músico que participou do mais importante disco da história do jazz – Kind Of Blue, de Miles Davis -, que teve um dos mais influentes trios de todos os tempos - com Paul Motion (bateria) e Scott LaFaro (baixo) - e gravou discos definitivos como Portrait In Jazz, The Paris Concert, Waltz for Debby e Sunday at the Village Vanguard? Diante desses fatos, não há muito mais o que falar a não ser reverenciar e principalmente, escutar todo o talento do pianista norte-americano Bill Evans. Nascido em Plainfield no dia 16 de agosto de 1929, William "Bill" John Evans (Bill Evans no mundo do jazz), foi o único músico branco nas gravações do mitológico Kind Of Blue e um dos jazzistas brancos mais influentes de toda a história. Assim como acontece com outros músicos de jazz, indicar um único disco de Bill Evans é quase uma heresia, mas no caso do pianista a escolha não poderia ser mais óbvia, Sunday At The Village Vanguard, lançado em 1961. O disco, gravado ao vivo na casa de jazz nova-iorquina, traz Evans acompanhado de seu mais importante trio, composto por Paul Motian e Scott LaFaro. Outro fato “interessante” sobre este disco foi a despedida de LaFaro, que morreu 10 dias após a gravação deste concerto, em um acidente de carro, aos 25 anos de idade com indicios de bebidas e heroina. O disco abre com a clássica “Gloria’s Step”, com LaFaro solando como poucos e Motian atacando no estilo “vassourinha”. Toda a delicadeza de Evans está exposta em “My Man’s Gone Now”, composta pelos irmãos Gershwin, e “Jade Visions”. Outro clássico presente aqui é “All Of You”, de Cole Porter, com solos de LaFaro e Motian. Para terminar, Evans recria “Alice in Wonderland” e faz uma versão de quase 9 minutos da composição de Miles Davis, “Solar”, faixa que traz solos “completos” dos três músicos. Outra dica importante é procurar o disco Waltz for Debby, uma espécie de volume 1 deste disco que será postado em breve. Para alguns críticos, Waltz é a personificação do clássico trio de jazz. Diferentemente do que acontece em Sunday, no qual LaFaro está em destaque, Waltz traz o trio mais conciso e interagindo mais entre si. Apesar da morte prematura - Evans morreu em Nova York aos 51 anos em 15 de Setembro de1980 de nisuficiência hepática e hemorragia interna prococada pelo uso continuado de heroína e cocaína - o pianista continua uma referência para os novos músicos. Nomes como Brad Mehldau, Benny Green, Mulgrew Miller, Bill Charlap, Stephen Scott e Fred Hersch são exemplos vivos do legado deixado pelo maior pianista branco que o jazz já produziu.
Had Bud Powell and Bill Evans not existed, Jazz would have had to invent them.” - C. M. Bailey

* Gravado ao vivo no Village Vanguard, NY, 25/06/1961.
* Um dos melhores discos de jazz feitos ao vivo, de acordo com qualquer crítica de jazz.
* LaFaro é considerado um “pai” para os baixistas de jazz, por criar estilo libertário, improvisador e marantes. Morreu num acidente de carro dez dias depois desta gravação, aos 25 anos.
* Produção - Orrin Keepnews
* Engenheiro de Gravação - Dave Jones
* Selo - Riverside
Em 2006, o selo Riverside publicou um box de três Cds set contendo praticamente todo o material gravado no Village Vanguard de Bill Evans. Embora toda esta música, disponível na caixa de Riverside, tem a audiência de ambientação reforçada e inclui apresentações, discussões em palco entre os músicos, a interação com a platéia e alguns compassos da música que Evans improvisados para preencher a fita no final da noite. No total são 28 musicas e um estojo de luxo com umaresenha da vida e obra de Bill como também curiosidades.

Faixas:
01 - Gloria’s Step (take II)
02 - My Man’s Gone Now
03 - Solar
04 - Alice in Wonderland (take II)
05 - All of You (take II)
06 - Jade Visions (take II)
07 - Gloria’s Step (take III)
08 - Alice in Wonderland (take I)
09 - All of You (take III)
10 - Jade Visions (take I)

Músicos:
Bill Evans - Piano
Scott LaFaro - Baixo Acustico
Paul Motian - Bateria

Download Here - Click Aqui
Boa audição - Namastê.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito muito bom o teu blog.
Obrigado pelo tempo que te dedicas a colocar toda esta informação online.
É nesta partilha de informação que a internet está no seu melhor.
O teu blog fica nos meus favoritos.
Todo este Jazz e tão pouco tempo para ouvir tudo... Um abraço deste lado do oceano Portugal. ;)

Cool Cat disse...

Por desgracia, el link no funciona. ¿Podrías arreglarlo?
Muchas gracias por este fantástico blog. Muito obrigado, um abraço desde Espanha.