quinta-feira, 28 de setembro de 2023

VA – Clássicos do Jazz

Artista: VA

Álbum: Cssicos do Jazz

Lançamento: 1988

Selo: CBS Records

Gênero: Smooth, Cool jazz, Soul jazz, Bebop, Hard bop

‘Classics in Jazz’ é uma coleção de peças clássicas de Debussy, Strauss, Fauré, Villa-Lobos, Satie, Bach, Purcell e Joaquín Rodrigo com interpretações de jazz executadas por grandes nomes do jazz, fugindo um pouco do tradicionalista sincopado. Compilação feitas pelo engenheiro Rudy Van Gelder uma das lendas por trás da cena do jazz, gravando centenas de sessões Jazzística, incluindo muitas consideradas clássicas.

Hubert Laws, flautista norte-americano com 30 anos de carreira no jazz, música clássica, e outros gêneros musicais. Laws é um músico extremamente talentoso, e é um dos poucos artistas clássicos que também domina jazz, pop, e rhythm and blues; transitando facilmente de um repertório para outro.

George Benson, guitarrista norte-americano de smooth jazz com uma carreira de mais de 50 anos, os feitos de Benson são numerosos e variados. Como um virtuoso guitarrista de jazz, já se apresentou ao lado de Miles Davis e Herbie Hancock, enquanto na arena pop sua emocionante voz de tenor trouxe-lhe fama e legiões de admiradores. Um artista completo, multifacetado.

Paul Desmond,  saxofonista e compositor norte-americano, que ficou famoso por tocar no quarteto de Dave Brubeck, entre 1959 e 1967. Fez parte do ‘West Coast Jazz’, e uma das suas composições mais conhecidas é ‘Take Five’. Paralelamente ao seu trabalho com Brubeck, Desmond tocou também com Gerry Mulligan, Jim Hall e Chet Baker. De fraca saúde, Desmond era um fumante inveterado, acabando por morrer de câncer no pulmão, em 1977, após ter feito uma última turnê com Brubeck.

Jackie & Roy, foi um grupo de jazz composto pela vocalista Jackie Cain e por seu marido também vocalista e pianista Roy Kral.

Jim Hall  guitarrista de jazz estadunidense, suas colaborações com Bill Evans, Paul Desmond, e Ron Carter são legendárias, é considerado um dos maiores guitarristas de jazz vivo.

Eumir Deodato produtor musical e arranjador brasileiro, embora seja predominantemente ligado ao jazz, Deodato é também conhecido por seu ecletismo, por misturar diversos gêneros musicais, como o rock, o pop, o rhythm and blues, o funk e a música de orquestra. Um de seus mais conhecidos trabalhos é a versão do tema de ‘Also Sprach Zarathustra’ (Assim Falava Zaratustra) de Richard Strauss que foi utilizada no cinema, no filme ‘Being There’ (Muito Além do Jardim) de 1979, dirigido por Hal Ashby, com Peter Sellers.


 Boa audição - Namastê

Nenhum comentário: