Artista: Louis Armstrong And The All Stars
Álbum: The Complete Decca Studio Recordings...CD3&CD4
Lançamento: 1993
Selo: Mosaic Records
Gênero: Jazz Dixieland, Swing, Big Band
Durante a década de 1930 Louie gravou com orquestras. O processo técnico daquela época era rudimentar (o corte da matriz era feito direto em um disco de cera), mas começou a ser recuperado, primeiro com a antologia da RCA com o título 'A Rare Batch of Satch', editado no Brasil. Na década de 1990, todos os fonogramas foram submetidos ao então novo processo de redução de ruído “No Noise”, da Sonic Solutions, e compilados novamente com o título Laughin’ Louie, título de uma das músicas. Uma das músicas contidas no álbum da RCA é Laughin’ Louie, que deu título ao segundo disco. Trata-se de uma brincadeira feita com a orquestra, que o estúdio decidiu registrar. A impressão inicial é que todo mundo lá dentro estava intoxicado, frente ao monte de besteira ditas uns para os outros. Só que lá pelo final da brincadeira, Louis pega o trompete e dá um show de virtuosidade, tocando notas quase impossíveis de alcançar. Vários dos seus companheiros de conjunto, primeiro orquestra, depois grupos menores como o Hot Five, por exemplo, sabiam que desde o início Louis Armstrong fazia uso de maconha. Depois de fumar, sempre antes das execuções, Louis começava a falar para os outros “I am ready, I am ready” (Estou pronto…) e entrava excitado onde quer que fosse. Não só isso, mas se alguém prestar atenção o grande Stachmo frequentemente virava os olhos para cima, buscando inspiração. Os místicos atribuem este tipo de olhar como “a busca do alfa cerebral”, ou algo parecido. Infelizmente, a busca de inspiração e energia nas drogas o levou a seguidos infartos do miocárdio, tanto que nos anos finais ele já evitava fazer força e não tocava mais. Mesmo assim, continuou fazendo sucesso com as suas interpretações vocais. A Kapp Records gravou com ele o disco “Hello Dolly”. O disco foi lançado em 1964, mas em 1969, Gene Kelly dirigiu uma mega produção com o mesmo título. O filme foi realizado em Todd-AO e apresentado em Cinerama 70 mm. A única cena decente deste filme, na minha opinião, é justamente quando Louis aparece em cena. Em um dado concerto, o público começou a gritar pedindo “Hello Dolly”, e Louie pergunta a um dos músicos “que diabo de Hello Dolly é isso?”, quando então o músico lembra a ele que a música tinha sido gravada para a Kapp. Daí para frente, ele não esqueceu mais, o disco havia sido um tremendo sucesso de vendas!
Sax. Alto – Dick Jacobs (faixas: 2-6, 2-7), Hilton Jefferson (faixas: 4-1 to 4-7, 6-1 to 6-3, 6-5 to 6-8), Milt Yaner (faixas: 2-6 to 2-9, 5-15)
Sax. Alto, Flaute – George Dorsey (faixas: 3-10 to 4-13, 6-1 to 6-3, 6-5 to 6-8)
Sax. Barítono, Clarinete Baixo – Dave MacRae (faixas: 3-10 a 4-13, 6-1 a 6-3, 6-5 a 6-8)
Baixo – Arvell Shaw (faixas: 1-1 to 2-3, 2-6, to 3-9), Dale Jones (faixas: 2-4, 2-5), Mort Herbert (faixas: 6-9 to 6-12), Squire Gersh (faixas: 3-10 to 6-8)
Clarinete – Barney Bigard (faixas: 1-1 to 3-9), Edmond Hall (faixas: 3-10 to 5-6), Peanuts Hucko (faixas: 6-9 to 6-12)
Clarinete, Sax. tenor – Donald Ruffell (faixas: 2-4, 2-5)
Bateria – Barrett Deems (faixas: 3-1 to 6-8), Cozy Cole (faixas: 1-1 to 2-9), Danny Barcelona (faixas: 6-9 to 6-12), Gene Krupa (faixas: 2-8, 2-9), Kenny John (faixas: 2-10 to 2-13)
Guitarra – Al Hendrickson (faixas: 6-9 to 6-12), Everett Barksdale (faixas: 2-6, 2-7), Everett Barksdale (faixas: 3-10 to 4-13, 6-1 to 6-8), George Barnes (faixas: 5-1 to 5-18)
Piano – Billy Kyle (faixas: 2-10 to 5-6-to 6-12), Earl Hines (faixas: 1-1 to 2-3), Joe Bushkin (faixas: 2-6, 2-7), Marty Napoleon (faixas: 2-4, 2-5, 2-8, 2-9)
Sax. Tenor – Babe Russin (faixas: 2-8, 2-9), Bud Freeman (faixas: 2-10, 2-11), Eddie Miller (2) (faixas: 6-9 to 6-12), Lucky Thompson (faixas: 3-10 to 4-13), Sam Taylor (2) (faixas: 2-6, 2-7), Seldon Powell (faixas: 6-1 to 6-3, 6-5 to 6-8)
Trombone – Jack Teagarden (faixas: 1-1 to 2-3), Joe Yukl (faixas: 2-8, 2-9), Russ Phillips (2) (faixas: 2-4, 2-5), Trummy Young (faixas: 2-6 to 6-12)
Trompete – Louis Armstrong
Vocals – Edmond Hall (faixas: 5-13, 5-17), Gary Crosby (2) (faixas: 3-8, 3-9), Jack Teagarden (faixas: 1-8, 1-10), Louis Armstrong (faixas: 1-4, 1-6, 1-10, 2-1, 2-3 to 2-11, 3-1, 3-3 to 3-5, 3-7 to 3-15, 4-2 to 4-6, 4-8 to 5-2, 5-10 to 13, 5-15, 6-1, 6-2, 6-11, 6-12), Trummy Young (faixas: 2-13, 5-2, 5-12, 5-13), Verna Middleton (faixas: 2-3, 3-3 to 3-5, 5-15)
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# 3-1, 3-2: NYC, 1 de setembro de 1954.
# 3-3 a 3-7: NYC, 25 de abril de 1955.
# 3-8, 3-9: LA, 9 de setembro de 1955
# 3-10 a 3-15: 11 de dezembro de 1956 .
# 4-1 a 4-7: NYC, 12 de dezembro de 1956.
# 4-8 a 4-11: NYC, 13 de dezembro de 1956.
# 4-12, 4-13: NYC, 14 de dezembro de 1956.
Faixas 2-9, 2-11, 6-12 mencionam PD (= Domínio Público).
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