terça-feira, 18 de julho de 2023

Boxset: The Complete Decca Studio Recordings Of Louis Armstrong And The All Stars (I&II)


Lançamento: 1993
Selo: Mosaic Records
Gênero: Jazz Dixieland, Swing, Big Band 

Basta dizer que a reputação de Louis Armstrong como um trompetista diferenciado não chegou logo a surgir. Quem o acompanhou desde início relata de Joe “King” Oliver, que se tornara seu mentor, usava um lenço no trompete, de modo a impedir Louis e outros de saber o que ele estava fazendo com o instrumento. Louie foi apelido de Satchel Mouth (boca de caçapa ou boca de sacola), ou pela corruptela Satchmo ou Satch, que ele usou artisticamente a vida toda. Louis Armstrong se iniciou como solista nas orquestras onde atuou, algo inédito na época. Seu som, bastante forte e distinto dos demais trompetistas, deu a ele uma assinatura que o tornou um grande inovador. As notas agudas, altíssimas, passaram a simbolizar uma forma moderna de interpretar o Blues, com todo o sentimento jogado em cada nota tocada. Diz a lenda que durante a gravação de Heebie Jeebies ele deixou cair a partitura com a letra, e para não parar a gravação ele começou a cantar a letra com sílabas desconexas e sincopadas, método este denominado de Scat Singing. Na realidade ele não foi o primeiro músico a usar este recurso, mas por causa da maneira como ele cantou, acabou sendo reconhecido como o pai do Scat Singing jazzístico. E posteriormente foi seguido por muitos outros cantores, copiando o seu estilo e colaborando com novas linhas de execução, vide Ella Fitzgerald, por exemplo.

Sax. Alto  – Dick Jacobs (faixas: 2-6, 2-7), Hilton Jefferson (faixas: 4-1 to 4-7, 6-1 to 6-3, 6-5 to 6-8), Milt Yaner (faixas: 2-6 to 2-9, 5-15)
Sax. Alto, Flaute – George Dorsey (faixas: 3-10 to 4-13, 6-1 to 6-3, 6-5 to 6-8)
Sax. Barítono, Clarinete Baixo – Dave MacRae (faixas: 3-10 a 4-13, 6-1 a 6-3, 6-5 a 6-8)
Baixo – Arvell Shaw (faixas: 1-1 to 2-3, 2-6, to 3-9), Dale Jones (faixas: 2-4, 2-5), Mort Herbert (faixas: 6-9 to 6-12), Squire Gersh (faixas: 3-10 to 6-8)
Clarinete – Barney Bigard (faixas: 1-1 to 3-9), Edmond Hall (faixas: 3-10 to 5-6), Peanuts Hucko (faixas: 6-9 to 6-12)
Clarinete, Sax. tenor – Donald Ruffell (faixas: 2-4, 2-5)
Bateria – Barrett Deems (faixas: 3-1 to 6-8), Cozy Cole (faixas: 1-1 to 2-9), Danny Barcelona (faixas: 6-9 to 6-12), Gene Krupa (faixas: 2-8, 2-9), Kenny John (faixas: 2-10 to 2-13)
Guitarra – Al Hendrickson (faixas: 6-9 to 6-12), Everett Barksdale (faixas: 2-6, 2-7), Everett Barksdale (faixas: 3-10 to 4-13, 6-1 to 6-8), George Barnes (faixas: 5-1 to 5-18)
Piano – Billy Kyle (faixas: 2-10 to 5-6-to 6-12), Earl Hines (faixas: 1-1 to 2-3), Joe Bushkin (faixas: 2-6, 2-7), Marty Napoleon (faixas: 2-4, 2-5, 2-8, 2-9)
Sax. Tenor – Babe Russin (faixas: 2-8, 2-9), Bud Freeman (faixas: 2-10, 2-11), Eddie Miller (2) (faixas: 6-9 to 6-12), Lucky Thompson (faixas: 3-10 to 4-13), Sam Taylor (2) (faixas: 2-6, 2-7), Seldon Powell (faixas: 6-1 to 6-3, 6-5 to 6-8)
Trombone – Jack Teagarden (faixas: 1-1 to 2-3), Joe Yukl (faixas: 2-8, 2-9), Russ Phillips (2) (faixas: 2-4, 2-5), Trummy Young (faixas: 2-6 to 6-12)
Trompete – Louis Armstrong
Vocals – Edmond Hall (faixas: 5-13, 5-17), Gary Crosby (2) (faixas: 3-8, 3-9), Jack Teagarden (faixas: 1-8, 1-10), Louis Armstrong (faixas: 1-4, 1-6, 1-10, 2-1, 2-3 to 2-11, 3-1, 3-3 to 3-5, 3-7 to 3-15, 4-2 to 4-6, 4-8 to 5-2, 5-10 to 13, 5-15, 6-1, 6-2, 6-11, 6-12), Trummy Young (faixas: 2-13, 5-2, 5-12, 5-13), Verna Middleton (faixas: 2-3, 3-3 to 3-5, 5-15)


# 1-1 a 1-10: NYC, 26 e 27 de abril de 1950.
# 2-1 a 2-3: LA, 23 de abril de 1951.
# 2-4, 2-5: Denver, 19 de abril de 1952.
# 2-6, 2-7: NYC, 21 de abril de 1953.
# 2-8, 2-9: LA, 29 de dezembro de 1953.
# 2-10 a 2-13: NYC, 10 de março , 1954.
 

Boa audição - Namastê

Um comentário:

Cri disse...

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