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A primeira coisa que se ouve na fita matriz da sessão inaugural de
Kind of Blue é o sotaque anasalado do produtor
Irving Townsend, tipico de
Massachustts.
Townsend havia herdado o cargo de produtor de
Miles após as saidas sucessivas de
George Avakian (para a Warner Brother Records) e
Cal Lampley (para a RCA Victor Records) no ano anterior. Em poucos meses ele assimiu a produção do jazz da costa leste na Columbia Records, passando o bastão para
Téo Macero, novato que permaneceu como principal produtor de
Davis na Columbia por varios anos.
Townsend foi bandleader de jazz antas da segunda guerra e entrara para a Columbia como redator publicitário, apresentado pelo amigo
Benny Goodman a
George Avakian.
Townsend conveceu
Avakian a contrata-lo como assistente de gravação. Em meados da decada de 50. ele já atuava como produtor em tempo integral, cuidadndo de várias figuras do pop e do jazz na Columbia, como
Rosemary Clooney,
Lambert Handricks &
Ross,
Dave Brubeek e
Duke Ellington. Foi
Townsend quem produzui o album
Lady in Satiu em 1958, realizando o antigo sonho de
Billie Holiday de gravar com uma orquestra de cordas. Ao longo dos anos
Townsend tornou-se o principal produtor de
DukeEllington: menos de uma semana antes da primeira sessão de
Kind of Blue ele produziu naquele mesmo estudio imenso uma sessão com
Duke que varou a madrugada e rendeu duas faixas do album "
Jazz Party". Em setembro do ano anterior, havia supervisionado a gravação da festa de gala para a impresa que reuniu
Davis,
Ellington,
Holiday e
Jimmy Rushing no
Hotel Plaza NY. Nas fichas de identificação das fitas de
Kind of Blue, ao lado da rúbrica "Engenheiro de Som" estão as iniciais "
FP'. Por obra do acaso,
Fred Plaut estava trabalhando naquele dia. Aquela havia sido sua primeira sessão com Davis. Um dos tres melhores engenheiro de estudio da Columbia (ao lado de
Frank Laico e
Harold Chappie),
Plaut conhecia como a palma da mão o
30th Street Studio. Nascido na Alemanha, teve seu próprio estudio em Paris antes de fugir da ocupação nazista. Chegou a Nova York e por fim a Columbia no final dos anos 40.
Plant tambem era um ávido fotografo que se exercitava com as lentes tanto durante seu trabalho no estudio quanto em assuntos extramusicais (seu arquivo de imagens hoje é abrigado pela Biblioteca de Musica da Universidade Yale). Mas estava sem sua camara fotografica naquele dia e como nenhum fotografo da Columbia fora escalado, não houve registros fotograficos da primeira sessão de kind of Blue. Algo essêncial que o estudio ofereceu naquele dia foi o piano afinado. Vale ressaltar que o piano estava sempre afinado" - relembra
Dave Brubeck - "O afinador estava quase sempre por ali antes de cada sessão e muitas vezes, ficava por perto durante a gravação". O Steinway que
Brubeeck normalmente usava era o mesmo que
Bill Evans e
Wynton Kelly tocariam na sessão de
Kind of Blue.
Bob Waller, engenheiro de gravação, aponta outra caracteristica peculiar daquele piano: "
Brubeck tocava tão forte que o feltro dos martelos nas cordas agudas estava gasto. O som era bem metalico". (O piano ainda esta em uso no
Clinton Recording Studio, na Tenth Avenidaem Nova York). Para aquela segunda-feira,
Townsend agendara duas sessões consecutivas no
30th Street, das
14:00hs ás
17: 30 e das
19:00hs ás
22:00hs. O estidio estava vago desde a sessão no sabado á tarde com o cantor pop
Jerry Vale, produzido por
Mitch Miller. Agora naquela tarde nublada de fim de inverno,
Townsend,
Plant e
Waller esperavam pelos musicos. Essa seria a primeira sessão de
em estudio á frente de um pequeno grupo desde maio anterior, quando gravou "
Stella by Starliht" e tres outras faixas. Depois disso, Miles foi registrado ao vivo no
Newport Jazz Festival em agosto, na festa de gala
Jazz at The Plaza em setembro e encerrando 1958 com a gravação de seu segundo marco orquestral com arranjos de
Gil Evans em "
Porgy& Bess". Fonte: Kind of Blue - A Historia da obra-prima de Miles Davis (
Ashley Kahn) pp. 93/95.
Um comentário:
excelente aporte el de "traducir" todo lo que se habla durante la sesion de grabacion de esta joya entre las joyas que es "kind of blue".
gracias y saludos cordiales
ricardo
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