quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Stan Getz Quartet - Getz at the Gate

Lançamento: 2019
Selo: Verve Records & Universal Music Enterprises
Gênero: Cool Jazz


1961 foi o ano anterior ao aparecimento da grande gravação de Jazz Samba de Stan Getz e Charlie Byrd. O sucesso do álbum rendeu uma influência tão imponente que impactou o rumo da vida criativa do saxofonista. Antes disso, havia poucas provas registadas que documentassem para onde Getz se dirigia depois de regressar à América após uma estada de três anos em Copenhaga. Getz gravou Focus com Eddie Sauter no verão de 1961, e no outono, Stan Getz & Bob Brookmeyer: Recorded Fall 1961 foi gravado com os outros membros de sua "Boston Band": o baterista Roy Haynes, o pianista Steve Kuhn e o baixista John Neves. Este grupo foi capturado no Village Gate em novembro. No início daquele ano, Getz formou um quarteto com o baixista Scott LaFaro que incluía Kuhn e o baterista Pete LaRoca. No início de março, Haynes (depois do lobby do baixista) estava na cadeira da bateria. Em 3 de julho, o quarteto foi aplaudido de pé em Newport; três dias depois, LaFaro morreu em um acidente. Duas semanas depois, o saxista contratou Neves. Simultaneamente, John Coltrane substituiu Getz no topo das pesquisas de tenor em 1961. Suas novas direções - monitoradas por Getz na Europa - influenciaram a direção mais musculosa empregada aqui, que evaporaria em Focus e Jazz Samba. Além disso, Kuhn trabalhou com 'Trane antes de McCoy Tyner. Seus novos rumos – monitorados por Getz na Europa – influenciaram a direção mais musculosa empregada aqui que evaporaria em Focus e Jazz Samba. Além disso, Kuhn trabalhou com 'Trane antes de McCoy Tyner. Seus novos rumos – monitorados por Getz na Europa – influenciaram a direção mais musculosa empregada aqui que evaporaria em Focus e Jazz Samba. Além disso, Kuhn trabalhou com 'Trane antes de McCoy Tyner. Nos cofres há 58 anos, essas fitas contêm todas as notasda performance escaldante do quarteto em Nova York. O tom rico de Getz, os solos rápidos e a perseguição rítmica são exibidos no início de uma leitura tempestuosa de "It's Alright with Me", de Cole Porter. Getz e companhia também exibem sua força em leituras semimodernistas consecutivas de "Impressions" de Coltrane (que Kuhn tocou na banda Trane) e "Airegin" de Sonny Rollins. Mas o swing não falta: ele é amplamente exibido durante o primeiro set em tomadas alegres e bem-humoradas de "Like Someone in Love" de Van Heusen e Burke e "Wildwood" de Gigi Gryce. Uma leitura flamejante de "Woody 'n You" de Dizzy Gillespie apresenta um trabalho impressionante de Kuhn, seguida pela jam de dez minutos e meio "Blues". e o pacote contém um belo ensaio de Bob Blumenthal. Este concerto é uma grande descoberta: ele ilumina um período historicamente obscuro e musicalmente aventureiro da carreira de Getz, que representa o caminho não percorrido.
 Sax. Tenor - Stan Getz  
Piano - Steve Kuhn 
Baixo - John Neves  
Bateria - Roy Haynes 

Gravado no domingo, 26 de novembro de 1961 no Village Gate, cidade de Nova York


Boa audição - Namastê

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