quinta-feira, 10 de agosto de 2023

Boxset CD05 - Sarah Vaughan, Harold Nicholas, June Richmond & Andy Bey - Misty [Rec. 1958-1959]

Lançamento: 2009
Selo: Membran
Gênero: Vocal Jazz, Bebop, Cool jazz


 O canto de Vaughan teve uma exibição lendária em 1942, quando ela ganhou o renomado concurso amador do Apollo Theatre no Harlem. O pianista Earl Hines a contratou para se juntar a sua banda assim que a ouviu pela primeira vez, incluindo a Charlie Parker e Dizzy Gillespie, dois dos mentores do bop em ascensão. Vaughan absorveu suas inovações, acrescentando a elas seu som extraordinariamente belo. O que faltava a ela foi explicado em uma crítica: “Ela não é exatamente bonita de se olhar.” Vendo seu potencial, ele investiu em uma reforma completa - penteado, alisamento dos dentes, vestidos - e engenhosamente a guiou para os holofotes. Ao longo de muitas páginas trabalhosas, Hayes analisa o casamento em termos da história de Pigmalião e dos contos de fadas: expressões de “valores patriarcais” usadas para “controlar as mulheres e minar sua individualidade e realizações”. Treadwell, ela acrescenta, tinha uma “compreensão inteligente” do fato de que o público da época, especialmente os brancos, “precisava que Vaughan parecesse silencioso, submisso, impotente e não perturbador para que, ironicamente, eles pudessem ouvir sua voz, com sua vitalidade, humanidade, beleza e capacidade de desafiar as fronteiras raciais”. Poderia a história ser simplesmente a de um acompanhante obscuro que se casou com uma estrela em ascensão e teorizar demais também sobrecarrega seu estudo dos sucessos peso pena que Vaughan gravou nos anos 50 para seu novo selo, Mercury. O sedutor “Fique à vontade”, escreve o autor, “refletiu as visões do pós-guerra sobre a domesticidade e o papel aceitável das mulheres”. Para Hayes, “Quão importante pode ser” (“Que eu provei outros lábios? / Isso foi muito antes de você vir até mim / Com a maravilha do seu beijo”) era “uma linha de história em harmonia com os papéis de gênero contemporâneos e costumes sexuais.” Vaughan provavelmente teria revirado os olhos com essas afirmações. Por mais dolorosos que tenham sido seus primeiros encontros com o racismo - Hayes relata vários - eles não a definiram nem a impediram. Apesar do que a autora afirma, Vaughan não era uma “mulher de raça”; ela não estava inclinada a marchar, fazer campanha ou cruzada. Seu significado racial é mais o de uma mulher negra talentosa e de alto desempenho que inspirou pelo exemplo. As principais batalhas da cantora foram românticas, e Hayes detalha as pós-Treadwell comovente. Vaughan continuou convidando os homens por quem ela se apaixonou para administrá-la, o que causou problemas. Em 1958, ela se casou com Clyde B. Atkins, um charlatão abusivo que jogou fora seu dinheiro. Ela viveu nos anos 70 com o sólido Marshall Fisher, que colocou sua carreira vacilante de volta nos trilhos. Mas em 1978, Vaughan mudou para um romance vertiginoso, depois um breve casamento, com um homem muito mais jovem, o trompetista Waymon Reed, que amigos descreviam como controlador e violento. Seu instrumento, pelo menos, nunca a decepcionou, e Vaughan deu como certo, fumando e cheirando coca. Em 1989, ela descobriu que tinha câncer de pulmão. No Blue Note em Nova York, onde ela cantou pela última vez, sua voz soou magicamente intocada. Ela morreu seis meses depois, aos 66 anos. Imitar Vaughan, como muitos fizeram, parece nada além de falso; seu som e estilo eram sua impressão digital, intransferíveis. Seu verdadeiro legado foi resumido para mim pela cantora de jazz Dianne Reeves, que relembrou sua primeira resposta a Vaughan: “Quer dizer, existem esses tipos de possibilidades?” Nesse quesito, “Rainha do Bebop” não deixa dúvidas.- James Gavin, Uma nova biografia para Sarah Vaughan 

Paris, july 07, 1958
Sarah Vaughan (faixas 01, 11)
Paris, 1959
Harold Nicholas et son orchestre (faixas 12, 18)
Paris, 1959
June Richmond and The Quincy Jones Orchestra (faixas 19, 22)
Paris, 1959
Andy and The Bey Sisters (faixas 23, 24)

Boa audição - Namastê

2 comentários:

IVANHOE disse...

Buenas noches. Gracias por compartir está música del recuerdo. El link no funciona. Favor su ayuda arreglandolo.
Saludos desde Quito-Ecuador

Borboletas de Jade disse...

Link corrigido e pronto para ser baixado. Gratidão