sábado, 17 de junho de 2023

Gillespiana And Carnegie Hall Concert (1960)

Lançamento: 1993
Selo: Verve Records
Gênero: Bop, Afro-Cuban Jazz, Big Band

O efeito de John Birks "Dizzy" Gillespie no jazz não pode ser exagerado: seu trompete influenciou vários dos músicos que vieram depois dele, suas composições se tornaram parte do cânone do jazz e suas bandas incluíram alguns dos nomes mais importantes do ramo. Também foi, junto com Charlie Parker, um dos principais líderes do movimento bebop. O pai de Gillespie era um líder de uma banda amadora que, embora morto quando Gillespie tinha dez anos, deu a seu filho algumas de suas primeiras bases na música. Dizzy começou a tocar trompete aos 14 anos, depois de experimentar brevemente o trombone e seu primeiro treinamento musical formal veio no Laurinburg Institute, na Carolina do Norte. Os primeiros trabalhos profissionais de Dizzy foram com a banda Frankie Fairfax, onde ele supostamente ganhou o apelido de Dizzy por causa de suas travessuras bizarras. Sua primeira influência foi Roy Eldridge a quem ele mais tarde substituiu na banda de Teddy Hill. De 1939 a 1941, Dizzy foi um dos principais solistas da banda de Cab Calloway, até ser demitido por uma notória pegadinha de coreto. Com Calloway conheceu o trompetista cubano Mario Bauza, de quem adquiriu grande interesse pelos ritmos afro-cubanos. Nessa época, ele também fez amizade com Charlie Parker, com quem começaria a desenvolver algumas das ideias por trás do bebop enquanto estava tocando no Minton's Playhouse no Harlem. De 1941 a 1943, Dizzy trabalhou como freelancer para várias big bands, incluindo a de Earl "Fatha" Hines. A banda de Hines continha vários músicos com os quais Dizzy interagiria no desenvolvimento do bebop, como o cantor Billy Eckstine, que formou sua própria banda com Dizzy no trompete em 1944. O ano de 1945 foi crucial tanto para o bebop quanto para Dizzy. Ele gravou com Parker muitos de seus pequenos sucessos, como "Salt Peanuts", e formou sua própria big band de bebop. Apesar dos problemas econômicos, conseguiu manter a banda unida por quatro anos. Seu toque de trompete estava no auge com ataques rápidos de notas e um incrível alcance harmônico. Vários futuros grandes músicos se apresentaram com a big band de Dizzy, incluindo os saxofonistas Gene Ammons, Yusef Lateef, Paul Gonsalves, Jimmy Heath, James Moody e John Coltrane. A seção rítmica de John Lewis, Milt Jackson, Kenny Clarke e Ray Brown que viria se tornar o Modern Jazz Quartet original. Levou várias bandas em turnês do Departamento de Estado ao redor do mundo a partir de 1956, a primeira vez que o governo dos Estados Unidos forneceu ajuda econômica e reconhecimento ao jazz. Essas excursões não apenas mantiveram Dizzy trabalhando, mas também estimularam seus interesses musicais quando ele começou a incorporar diferentes elementos étnicos em sua música, como os ritmos afro-cubanos, caribenha que ele inseriu em seus arranjos para big band. Nunca perdendo sua sede de colaboração, Dizzy trabalhou com uma variedade de estrelas do jazz, além de liderar seus próprios grupos na década de 1980.

Baixo - Art Davis
 Trombone Baixo – Paul Faulise (faixas: 1 to 5)
Bongos – Jack Del Rio (faixas: 1 to 5)
Congas – Candido Camero (faixas: 1 to 5)
Bateria - Chuck Lampkin
Flauta, Saxofone Alto – Leo Wright
Trompa Francesa – Al Richman (faixas: 1 to 3), Gunther Schuller, James Buffington (faixas: 1 to 3, 6 to 10), John Barrows (faixas: 6 to 10), Julius Watkins (faixas: 1 to 5), Morris Scott (faixas: 4, 5), Richard Berg (faixas: 6 to 10), William Lister (faixas: 4, 5
Percussão – Jose Mangual (faixas: 6 to 10), Julio Collazo (faixas: 6 to 10), Ray Barretto (faixas: 6 to 10)
Piano e Arranjado – Lalo Schifrin
Produtor (gravações originais) – Norman Granz
Tímpanos – Willie Rodriguez (faixas: 1 to 5)
Trombone – Arnet Sparrow (faixas: 6 to 10), Britt Woodman, Frank Rehak (faixas: 1 to 5), George Matthews (2) (faixas: 6 to 10), Paul Faulise (faixas: 6 to 10), Urbie Green (faixas: 1 to 5)
Trompete – Carl Warwick (faixas: 6 to 10), Clark Terry, Dizzy Gillespie, Ernie Royal (faixas: 1 to 5), Joe Wilder (faixas: 1 to 5), John Frosk, Nick Travis (faixas: 6 to 10)
Tuba – Don Butterfield
Vocais – Dizzy Gillespie (faixas: 6 to 10), Joe Carroll (faixas: 6 to 10)
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Faixas 1-3: Gravado em 14 e 15 de novembro de 1960 em Nova York.
Faixas 4 e 5: Gravadas em 16 de novembro de 1960 em Nova York.
Edição original do LP: Gillespiana Verve MGV 8394
Faixas 6-10: Gravado em 4 de março de 1961 no Carnegie Hall, Nova York.
Edição original do LP: Concerto no Carnegie Hall - Gravado ao vivo Verve V6-8423

Boa audição - Namastê

6 comentários:

Rafael disse...

El Link no funciona

Silvio A. Neves disse...

Link roto

Paulo disse...

No link here!

Borboletas de Jade disse...

Link corrigido e ponto pra ser baixado. Gratidão

Paulo disse...

Gracias!

Cri disse...

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