sábado, 25 de fevereiro de 2023

2003 - Bird And Diz - Charlie Parker (1950) Releases Studio

Artista: Charlie Parker & Dizzy Gillespie

Álbum: Bird And Diz

Lançamento: 2003

Selo: Verve Records

Gênero: Bebop, Hard bop 

‘Bird e Diz’ é um álbum de estúdio de Charlie Parker e o trompetista Dizzy Gillespie, gravado primeiramente em 1950 em New York. Duas faixas em destaque na prensagem original, ‘Passport’ e ‘Visa’ foram gravadas por Parker em 1949, sem Gillespie e com um pessoal diferente do que das outras faixas. Produzido por Norman Granz, o álbum contém composições executadas com o padrão bebop, instrumentação de saxofone, trompete, piano, baixo e bateria. E é a gravação colaborativa definitiva de Parker e Gillespie, e também é notável por apresentar uma rápida aparição do pianista Thelonious Monk. Norman Granz é geralmente lembrado também por sua notável posição anti-racista e consequentemente pelas batalhas que lutou pelos seus artistas, dos quais muitos, talvez a maioria, eram negros, em tempos e lugares onde a cor da pele era a causa da discriminação aberta. Em 1955, em Houston, Texas, ele, pessoalmente, retirou os rótulos de ‘brancos’ e ‘negros’, que separavam a audiência no auditório, onde dois concertos estavam sendo realizados por Ella Fitzgerald e Dizzy Gillespie. Preso pela polícia local, depois de algumas negociações foi liberado, no entanto, insistiu na luta contra as acusações, que lhe custou uma imensa soma em dinheiro. Oscar Peterson contou como Granz uma vez insistiu para que taxistas brancos levassem seus artistas negros como clientes, mesmo quando um policial apontava uma pistola carregada em seu estômago. Granz também foi um dos primeiros a pagar para artistas brancos e negros o mesmo salário e dar-lhes igualdade de tratamento, mesmo em pequenos detalhes, como vestiários. Amado por seus artistas, não só porque ele pagava mais do que a média, ele teve três objetivos principais na vida, como ele várias vezes e francamente declarou: lutar contra o racismo, para dar aos ouvintes um bom produto e ganhar dinheiro com música boa.

Saxofone Alto – Charlie Parker
Baixo – Curly Russel
Bateria – Buddy Rich
Piano – Thelonious Monk
Trompete – Dizzy Gillespie

Gravado em 06 de junho de 1950 na cidade de Nova York.
As faixas 01 a 06 aparecem na sequência original do LP de 10". As faixas 07 a 13 são tomadas completas.
As edições remasterizadas do Verve/PolyGram apresentam 18 tomadas adicionais e encarte do estudioso da música James Patrick e do produtor Norman Granz. As faixas 14, 15, 17 a 24 são tomadas.
As faixas "Passport" e "Visa" incluídos no "Bird And Diz" 10"-LP, foram omitidos desta edição porque não foram gravados durante a sessão "Bird And Diz".

Boa audição - Namastê

Nenhum comentário: