terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Gaza - José Saramago

"A sigla ONU, toda a gente o sabe, significa Organização das Nações Unidas, isto é, à luz da realidade, nada ou muito pouco. Que o digam os palestinos de Gaza a quem se lhes estão esgotando os alimentos, ou que se esgotaram já, porque assim o impôs o bloqueio israelita, decidido, pelos vistos, a condenar à fome as 750 mil pessoas ali registadas como refugiados. Nem pão têm já, a farinha acabou, e o azeite, as lentilhas e o açúcar vão pelo mesmo caminho. Desde o dia 9 de Dezembro os camiões da agência das Nações Unidas, carregados de alimentos, aguardam que o exército israelita lhes permita a entrada na faixa de Gaza, uma autorização uma vez mais negada ou que será retardada até ao último desespero e à última exasperação dos palestinos famintos. Nações Unidas? Unidas? Contando com a cumplicidade ou a cobardia internacional, Israel ri-se de recomendações, decisões e protestos, faz o que entende, quando o entende e como o entende. Vai ao ponto de impedir a entrada de livros e instrumentos musicais como se se tratasse de produtos que iriam pôr em risco a segurança de Israel. Se o ridículo matasse não restaria de pé um único político ou um único soldado israelita, esses especialistas em crueldade, esses doutorados em desprezo que olham o mundo do alto da insolência que é a base da sua educação. Compreendemos melhor o deus bíblico quando conhecemos os seus seguidores. Jeová, ou Javé, ou como se lhe chame, é um deus rancoroso e feroz que os israelitas mantêm permanentemente actualizado".
Postado em 22 de Dezembro 2008 as 12:03 no O Caderno de Saramago escrito pelo proprio autor.
Ps: O borboletas de Jade é solidario ao povo de Gaza e manisfesta-se contra a carnificina feita em nome de ideais levianos e futeis. Não aprova o metodo empregado, bem como a forma espansiva de tirar vidas como ovelhas no matadoruro.
Boa Leitura - Namastê.

2 comentários:

Anônimo disse...

Israel é parceiro dos EUA nessa guerra contra o povo Palestino , no jornal o globo ( RJ ) de quarta feira a futura secretaria de estado disse em nome do governo obama que o governo americano não intervirá para cessar fogo contra o povo .
Concluimos com isso que o governo OBAMA é mais do mesmo , ele representa as oligarquias , devemos tomar muito cuidado ao idolatra-lo , pois ele apesar de ser negro , jamais em sua vida moveu uma palha pra combater como Luther King Jr. ou os panteras negras o preconceito contra sua propria raça , ou qualquer outra bandeira do povo contra a burguesia escrota que faz miseria , guerra e todo mal que a sociedade divida em classes traz .
O fato de ser negro,branco, nao significa NADA !

Anônimo disse...

muito bom vc lembrar isso aqui.
tenho acompanhado o blog do saramago e o cara tá realmente pensando esse absurdo que não se resolve nunca!