Artista: Thelonious Monk
Uma das coisas que aprendemos foi que – de acordo com pelo menos alguns historiadores da música – o termo jazz era uma corruptela da gíria “jass”, que era outra palavra para “erro”. (É claro que existem outras teorias, menos, digamos, agradáveis, sobre a etimologia da palavra jazz, mas esta serve ao meu propósito atual) as gravações alternativas demonstram o nível de inventividade e espontaneidade inerente à forma de tocar de Monk (e de seus músicos). Embora seja geralmente claro por que uma gravação foi escolhida para o lançamento (original) em detrimento de outra, mesmo as gravações inicialmente descartadas (e as gravações de acompanhamento, aliás) são um tesouro. As gravações alternativas e as gravações de acompanhamento constituem cerca de 10% do total de músicas nestes discos, mas sua apresentação em contexto ajuda a proporcionar ao ouvinte uma noção de como as sessões originais se desenrolaram. Para o jezzofilo cujo interesse em Monk vá além de um interesse casual – em outras palavras, para qualquer ouvinte cujo apetite tenha sido aguçado por, digamos, Misterioso – a abrangente coletânea The Complete Riverside Recordings merece ser seriamente considerada.
Piano – Thelonious Monk
Sax. Alto – Phil Woods, Pepper Adams,
Sax. Barítono – Gerry Mulligan, Pepper Adams
Baixo – Sam Jones, Ahmed Abdul-Malik, John Ore,
Sax. Tenor – Charlie Rouse
Piano – Thelonious Monk
Trompete – Donald Byrd, Joe Gordon,
Bateria – Art Taylor, Shelly Manne, Harold Land, Billy Higgins, Frankie Dunlop,
Flugelhorn – Clark Terry
French Horn – Robert Northern
Trombone – Eddie Bert
Tuba – Jay McAllister
Boa audição - Namastê



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