Artista: VA
Álbum:...to Ragtime Blues (Compilation)
Lançamento: 2017
Selo: Music Rough Guides / World Music Network
Gênero: Delta Blues, Country Blues, Piedmont Blues, Acoustic
O ragtime teve uma profunda influência em muitos dos primeiros músicos de blues, que se esforçavam para reproduzir seus complexos sons de piano no violão. Com seu ritmo mais rápido e uma pegada mais animada, esse estilo dançante foi executado com uma habilidade hipnotizante por grandes nomes do blues como Blind Blake, Reverend Gary Davis e Blind Boy Fuller. Tornado famoso pelo lendário Scott Joplin, o ragtime se desenvolveu em comunidades afro-americanas por toda a região sul do Centro-Oeste durante a última década do século XIX e teve profunda influência em muitos dos primeiros músicos de blues. Combinando a estrutura de marchas com canções e danças afro-americanas, como o cakewalk, o ritmo sincopado ou "ragged" do ragtime foi inicialmente tocado como música de dança para a camada mais decadente da sociedade em áreas onde se localizavam bares, danceterias e bordéis. Muitos guitarristas de blues tentaram reproduzir os complexos sons do piano, pois seu ritmo mais rápido criava uma sensação mais animada e animada, bem distante da intensidade típica do country blues inicial. Assim, quando o ragtime caiu em desuso, à medida que o jazz conquistava a imaginação do público, ele já havia entrado na consciência popular por meio da execução de grandes nomes do blues como Blind Blake, Reverend Gary Davis e Blind Boy Fuller. Blind Blake foi o primeiro artista comercialmente bem-sucedido desse estilo, cuja técnica complexa de dedilhado e repertório diversificado, que ia de rags animados e melodias confusas a números lentos de blues, influenciaram todos os que o seguiram, incluindo nomes como Blind Boy Fuller e Reverend Gary Davis, e os guitarristas modernos Ry Cooder, John Fahey e Jorma Kaukonen. Muitos dos artistas apresentados vieram dos Estados Unidos do Leste, onde a influência do ragtime foi fundamental na criação do estilo único e muito apreciado de guitarra "Piedmont". Tipicamente, o guitarrista Piedmont criava um acompanhamento de baixo rítmico alternado movendo o polegar da mão que dedilhava entre as diferentes cordas graves da guitarra, enquanto um ou mais dedos da mesma mão tocavam a melodia nas cordas mais agudas. Essencialmente, essa abordagem dá a impressão de que a guitarra está sendo tocada como um piano.
Boa audição - Namastê
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