Artista: Lester Young
Álbum: The Complete Aladdin Recordings
Lançamento: 1995
Selo: Blue Note
Gênero: Swing, Bop
Lester Young foi um músico cujo estilo inovador no saxofone teve uma grande influência sobre outros grandes nomes do instrumento. Ele era particularmente conhecido por seu trabalho com a banda de Count Basie nos anos 30 e 40 e nas gravações com a vocalista Billie Holiday a quem apelidou de ‘Lady Day’ e esta, por sua vez, o apelidou de ‘presidente’, mais tarde encurtado para ‘pres’ ou ‘prez’. Com olhos verdes e cabelos avermelhados, vestia ternos trespassados e chamativos e chapéu estilo ‘pork pie’, sua outra marca, que foram copiados por várias gerações de músicos do jazz. O estilo exuberante de Young incluía a maneira de tocar o saxofone em ângulos estranhos. Com o seu saxofone para cima em um ângulo de 45 graus, a presença de Young no palco era impressionante. Suas frases, tanto em palavras quanto na música, tornaram-se lendárias entre outros músicos. Lester Young e seu contemporâneo Coleman Hawkins são frequentemente listados como as torres gêmeas do saxofone do jazz moderno. Um dos gigantes do jazz, Lester ao invés de adotar a abordagem então dominante de Coleman Hawkins veio com uma concepção completamente diferente. Um não-conformista que foi importante para o desenvolvimento progressivo do cool jazz, que surgiu no final de 1940. Lester Young gravou para o selo ‘Aladdin’ entre 1945 e 1947, liderando uma série de pequenos grupos que variavam de quintetos para sextetos. E a formação dos grupos poderia ser simplesmente casual e incluíam fiéis da era swing ou boppers dedicados. Parece que isso pouco importava para Lester Young. Seu som era uma das maravilhas do jazz, e não apenas por sua transparência, mas por sua suavidade. Além das sessões de ‘Aladdin’, este dois CDs incluem músicas com o trio de 1942 que tinha Nat ‘King’ Cole no piano e Red Callendar no baixo. O solo de Young em ‘Indiana’ é uma das maravilhas do swing. Há também uma sessão de 1945 com a cantora Helen Humes com a participação fantástica do trompetista Snooky Young e o saxofonista Willie Smith, bem como Lester Young.
Sax. Alto – Willie Smith (faixas: 1-9 a 1-12, 2-17 a 2-22)
Baixo – Curly Russell (faixas: 2-13 a 2-16), Curtis Counce (faixas: 1-9 a 1-12), Junior Rudd (faixas: 2-17 a 2-22), Red Callender (faixas: 1 -1 a 1-8, 1-13 a 1-16), Rodney Richardson (faixas: 1-17 a 2-5, 2-10 a 2-12), Ted Briscoe (faixas: 2-5 a 2-9)
Bateria – Chico Hamilton (faixas: 1-13 a 1-16), Henry Tucker ( faixas: 1-5 a 1-8, 2-17 a 2-22), Johnny Otis (faixas: 1-9 a 1- 12), Lyndall Marshall (faixas: 1-17 a 2-5, 2-10 a 2-12), Roy Haynes (faixas: 2-5 a 2-9), Tiny Kahn (faixas: 2-13 a 2- 16)
Guitarra – Chuck Wayne (faixas: 2-13 a 2-16), Dave Barbour (faixas: 2-17 a 2-22), Fred Lacey (faixas: 1-17 a 2-9), Irving Ashby (faixas: 1 -13 a 1-16), Nasir Barakaat (faixas: 2-10 a 2-12)
Piano – Argonne Thornton (faixas: 1-17 a 2-12), Dodo Marmarosa (faixas: 1-5 a 1-8), Gene DiNovi (faixas: 2-13 a 2-16), Jimmy Bunn (faixas: 2 -17 a 2-22), Joe Albany (faixas: 1-13 a 1-16), Nat Cole (faixas: 1-1 a 1-4), Wesly Jones (faixas: 1-9 a 1-12))
Saxofone Tenor – Lester Young
Trombone – Vic Dickenson (faixas: 1-5 a 1-12)
Trompete – Howard McGhee (faixas: 1-9 a 1-12), Shorty McConnell (faixas: 1-17 a 2-12)
Vocais – Helen Humes (faixas: 2-18 a 2-22)
# 1-1 a 1-4: Gravado em Los Angeles, 15 de julho de 1942
# 1-5 a 1-8: Gravado em Los Angeles, dezembro de 1945
# 1-9 a 1-12: Gravado em Los Angeles Angeles, janeiro de 1946
# 1-13 a 1-16: Gravado em Los Angeles, agosto de 1946
# 1-17 a 2-4: Gravado em Chicago, outubro de 1946
# 2-5 a 2-9: Gravado na Radio Recorders, Los Angeles, 18 de fevereiro de 1947
# 2-10 a 2-12: Gravado na cidade de Nova York, 2 de abril de 1947
# 2-13 a 2-16; Gravado no WOR Studio, em Nova York, 29 de dezembro de 1947
# 2-17 a 2-22: Gravado em Los Angeles, 22 de dezembro de 1947
Boa audição - Namastê
Um comentário:
please repost this music! muchas gracias!
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