quinta-feira, 24 de março de 2011

1959 - Birdland - Miles Davis Sextet

"Músico detido - Miles Davis, 32 anos, trompetista, foi preso depois de brigar com patrulheiro Gerald Kilduff, que tinha encomendado a ele para mudar de calçada movimentada. Na briga, Davis foi atingido na cabeça com um porrete para os quais uma ambulância teve de ser chamado. 26 de agosto de 1959, em Manhattan, New York, fato registrado na West 54th Street Station House18th Precinct. Photo: Bettmann / Corbis."

Claro que, em sua autobiografia, Miles lembrou de maneira diferente: "Eu tinha terminado de fazer uma transmissão no Armed Forces Day, você sabe, Voz da América e toda essa merda, e estava acompanhando uma branca chamada Judy até o um táxi. Ela entrou e eu fiquei encostado na porta lá na frente de Birdland tomando um ar porque é muito quente lá dentro e parece cozinhar em agosto que tem pouca umidade. Então um policial branco que que passava veio até mim e me disse pra seguir em frente. Na época eu estava fazendo luta de boxe, então pensei "eu deveria bater nessa porra porque eu sabia porque ele estava fazendo". Mas ao invés disso eu disse: "- Vá em frente, para que? Eu estou trabalhando lá embaixo. Esse é meu nome lá em cima, Miles Davis", e apontei para o meu nome na marquise toda em luzes. Ele disse: "Eu não me importo onde você trabalha, eu disse pra seguir em frente! Se você não passar eu vou te prender". Eu olhei bem no seu rosto reto e rígido e não me mexi. Então ele disse: "- Você está preso!" Ele pegou as algemas, mas eu estava recuando. Agora, os pugilistas tinha me dito que se um cara que vai bater em você e ele vinher em sua direção, você pode ver claramente o que seu oponente pretende fazer. Então eu meio que inclinei mais perto, porque eu não estava dando-lhe nenhuma distância para que ele pudesse me bateu na minha cara e então ele tropeçou e todas as suas coisas caíram sobre a calçada, e eu pensei: "- Ah, merda, eles vai pensar que eu fiz isso". Eu estava esperando que ele pegasse sua algema e cassetete , quando derrepente um outro me bateu bem no meio da minha cabeça por traz e uma multidão se reuniu de repente do nada. Eu não o vi o cara chegando. O sangue foi escorrendo no terno cáqui e melou tudo. Então lembro de ver Dorothy Kilgallen vindo de fora com uma feição horrível em seu rosto e me abraçando - eu tinha conhecido Dorothy há anos. Me levaram para a West 54th Street Station House, em uma ambulância chamada pra prestar socorros medicos onde eles depois tiraram fotos de mim todo ensangüentado, era uma merda, fiquei horrível. Fiquei sentado ali esperando, mais louco do que um filho da puta. E eles estão me debochava: "Então você é o wiseguy (espertinho), hein?". Depois de varias pressões acabei sendo preso, passei a noite na cadeia e teve de pagar US$ 1.000 de fianças e ainda levar cinco pontos na cabeça". Revoltado, disse depois: "Me bateram como se eu fosse um tom tom. Eu teria esperado esse tipo de besteira sobre a resistência à uma prisão (para os quais eu foi acusado naquela noite) em uma cidade pequena, mas não aqui em Nova York, onde qualquer um é senhor de si na cidade mais famosas no mundo." Alega dando risada do acontecido. Excerto: A Autobiografia de Miles Davis - Quincy Troupe, Touchstone Book, 1989).

1959 - Birdland - Miles Davis Sextet

Faixas:
01 - Introduction
02 - Announcement
03 - So What
04-The Theme
05 - Lullaby of Birdland

Musicos:
Miles Davis - Trompete
Julian "Cannonball" Aderley - Sax Alto
John Coltrane - Sax. Tenor
Wynton Kelly - Piano
Paul Chambers - Baixo Acústico

2 comentários:

MJ FALCÃO disse...

Que história, Mr. Butterfly! E onde está a verdade?
Eu cá prefiro acreditar em Miles Davis!
Os fãs são assin...
Abraço

Borboletas de Jade disse...

Saudações Mr. Falcão e grato pela visita. A segregação racial na época de Miles Davis era ferrenha e o uso constante de alucinógenos era uma realidade inteira na vida de músicos e freqüentadores da vida boemia. Fato esse lamentável na vida do grande gênio e uma das interpeles que enfrentou até esse regime assentar em uma nova democracia humana e iqualitaria.