Durante toda sua carreira profissional duradoura de 50 anos Miles Davis tocou seu trompete em um lírico introspectivo e estilo melódico muitas vezes empregando um silenciar de fazer o seu som mais pessoal e intimista. Mas se sua abordagem ao seu instrumento foi constante, sua abordagem ao jazz foi protéica. Para analisar sua carreira é preciso analisar a história do jazz a partir de meados dos '40 para o início dos anos 90, uma vez que ele estava na espessura de quase todas as inovações e desenvolvimento estilísticos da música em si esse período que levou muitas vezes ao caminho nessas mudanças, tanto com suas próprias performances e gravações ou por sidemen e colaborador nas forjas das novas direções. Pode-se dizer que até mesmo o jazz parou de evoluir quando Davis não estava lá para lhe empurrar para a frente diz alguns e com mérito. E isso tem origem tanto familiar como no levante de uma nova direção. Davis era o segundo filho de tres irmão (Dorathy, Miles e Vernon) de um cirurgião dentista o Dr. Miles Dewey Davis Jr. a quem Miles não quis copia-lo na profissão e da professor Cleota Mae (Henry) Davis, uma modesta mãe que ajudava no orçamento da familia administrado aulas de musica pra quem pudesse paga. Miles nasceu em Alton - Illinois mas cresceu no leste de St. Louis em uma família de classe média negra onde foi tomando interessado na música durante sua infância até a idade de 12 anos quando começou a ter aulas trompete. Embora ainda no ensino médio, ele começou a tocar para obter empregos em bares locais e aos 16 foi tocar em shows fora da cidade nos fins de semana. Esse registro histórico é um daqueles álbuns do começo da carreira do grande músico em sua asserção nas trilhas do jazz. O esplêndido "With Tadd Dameron in Paris Festival International de Jazz" de 1949 pelo selo CBS/Columbia traduz um Miles ainda encadinhando nas notas do trompete mostrando que Davis era tão capaz de tocar hard como construir bebop na linha de vanguarda como a maioria de seus contemporâneos. Gravado ao vivos nos dias 08 e 15 de maio de 1949 e retirado de um emissora de rádio francês apresenta enormes desafios e os resultados limitados pela dinâmica de freqüência e transmissão AM no original, bem como a má colocação de microfone e acústica. Em 2008 o eng. Andrew Rose restaurou e remasterizou esse trabalho dando uma performasse melhorada do original. Vale como referencia de conhecimento e item de colecionador.
Faixas:
01 - Intro/Rifftide
02 - Good Bait
03 - Don’t Blame Me
04 - Lady Bird
05 - Wahoo
06 - Allen’s Alley
07 - Enbraceable You
08 - Ornithology
09 - All The Things You Are
Musicos:
Miles Davis - Trompete
Tadd Dameron - Piano
James Moody - Sax. Tenor
Barney Spieler - Baixo Acústico
Kenny Clarke - Bateria
The Miles Davis & Tadd Dameron Quintet in Paris
Boa audição - Namastê.
6 comentários:
Prezado Namastê
Nessa postagem o disco NÃO é o "1949 — The Miles Davis & Tadd Dameron Quintet in Paris".
Houve um engano, uma troca, pois o disco que vem quando baixamos é o "Miles Davis — Jazz in the Plaza, 1958".
Dá para consertar isso?
Parabéns pelo teu trabalho e pelo blog, que é sensacional.
Muito obrigado e grande abraço, do Calafa.
Anonimo
Grato pela observação. Foi um deslise e graça ao olhos atendo de vossa senhotia acabo de arrumar o download correto.
Obrigado pelas lisonjas do blog que tera mais novidades ainda.
Prezado Nmastê
Muito obrigado pela correção. Já estou baixando. e aguardo as novidades... rsrsrsrs
Grande abraço, do Calafa.
Nossa, eu nem sabia desse cd. Apesar do humor limitado, onde nem conseguia sorrir para a própria mãe, Miles sabia fazer parceria. Quando puder, poste o álbum dele com o Milt Jackson, uma verdadeira Obra-prima.
Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!
Prezado Namastê,
Um dia escutei a música que persegui durante décadas, era "don't blame me" em duo com o Miles & Tadd em Paris. Então mano por favor (pelo amor de Deus!), conserta esse link...
Ótima pesquisa, excelente busca.
Prestigie o nosso blog também:
http://whatsjazz.blogspot.com
Augusto Senna.
Postar um comentário