quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Boxser: The Perfect Jazz Collection 25 Original Albums (CD18)

Artista: Art Tatum
Lançamento: 1968 / 2010
Selo: Columbia / Great Jazz Composers Series
Gênero: Stride, Swing, Piano Jazz


Por consenso, Tatum é o maior pianista de jazz de todos os tempos. Nunca vi uma lista dos "dez melhores" que não o colocasse em primeiro lugar. Oscar Peterson foi o último elo com o estilo Tatum de piano de jazz puro, e um descendente direto dele em termos de estilo. Apesar de ser totalmente cego (ele tinha visão parcial de um olho), ele era um autodidata no piano. Assim, o QI de Wolfgang Amadeus Mozart foi estimado entre 150 e 155 – claramente um nível de gênio. Outros não foram tão astutos. Entre os azarados estava Christoph Willibald Gluck, com a estimativa variando entre 110 e 115, ou aproximadamente o mesmo nível de um estudante universitário médio. Tatum formou sua própria banda em 1926 e trabalhou em casas noturnas de Toledo pelos anos seguintes. Em 1932 e 1933, foi acompanhador, mas durante a maior parte de sua carreira foi um solista brilhante. Casou-se duas vezes e morreu em 1956 de uremia, causada por insuficiência hepática, aos 47 anos. As faixas ao vivo do Shrine Auditorium foram gravadas em 02 de abril de 1949. Todas as versões lançadas precisam de correção de tom, como foi descoberto durante a produção da recriação do SACD Art Tatum - Piano Starts Here - Live At The Shrine. Além disso, a faixa 13 era originalmente um medley de Gershwin que incluía "The Man I Love", "Summertime", "I Got Plenty Of Nothin'", "It Ain't Necessarily So" e uma reprise de "The Man I Love". Evidentemente, esta edição foi feita para economizar em royalties. A única edição que contém o medley completo de Gershwin é o disco de transcrição de 16 polegadas AFRS Just Jazz 69.

Art Tatum - Compositor, Piano, Artista Principal

Faixas 01 e 09 publicadas pela Harms, Inc.
Faixa 02 publicada pela Handy Bros.
Faixa 03 publicada pela Leo Feist, Inc.
Faixa 04 publicada pela Mills Music, Inc.
Faixa 05 publicada pela Chappell & Co., Inc.
Faixas 07 e 13 publicadas pela New World Music Corp.
Faixa 08 publicada pela TB Harms Co.
Faixa 10 publicada pela Bourne Co.
Faixa 11 publicada pela Atlantic Music Corp


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segunda-feira, 27 de outubro de 2025

Boxser: The Perfect Jazz Collection 25 Original Albums (CD17)

Artista: Nina Simone
Lançamento: 1967 / 2010
Selo: Columbia / Great Jazz Composers Series
Gênero: Soul-Jazz, Soul, Blues


Sings the Blues" álbum da cantora, pianista e compositora Nina Simone. Este foi o primeiro álbum de Simone pela RCA Victor após gravar anteriormente para a Colpix Records e a Philips Records. O álbum também foi relançado em 2006 com faixas bônus e relançado em 1991 pela RCA/ Novus como uma coletânea de 17 faixas sob o título "The Blues".

Faixas 1–12:
Nina Simone - Vocais, Piano
Eric Gale, Rudy Stevenson - Guitarra
Ernie Hayes - Órgão
Bob Bushnell - Baixo
Bernard Purdie - Bateria, Tímpanos
Buddy Lucas - Gaita, Sax. Tenor

Faixa 13:
Nina Simone - Vocais, Piano
Eric Gale, Everett Barksdale - Guitarra
Weldon Irvine, Richard Tee - Órgão
Jerry Jemmott - Baixo
provavelmente Bernard Purdie - Bateria
Specs Powell - Vibrações, Percussão
Montego Joe, George Devens - Percussão
Joe Shepley, Jimmy Nottingham, Harold Johnson, Wilbur Bascomb - Trompetes
Jimmy Cleveland , Richard Harris - trombones
Seldon Powell, George Coleman, Norris Turney, Haywood Henry - Saxofones
Ralph H. Fields, Eileen Gilbert, Jerome Graff, Milt Grayson, Hilda Harris, Noah Hopkins, Maeretha Stewart, Barbara Webb - Vocais

Sessão de gravação: Nova York – RCA Studio B em 19/12/66, 22/12/66 e 05/01/67


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sexta-feira, 24 de outubro de 2025

Boxser: The Perfect Jazz Collection 25 Original Albums (CD16)

Artista: George Benson
Álbum:... It's Uptown 
Lançamento: 1966 / 2010
Selo: Columbia / Great Jazz Composers Series
Gênero: Soul-Jazz, Soul

Lançado em 1966 pela Columbia Records, "It's Uptown" é um marco inicial na discografia de George Benson. Gravado quando o guitarrista tinha apenas 23 anos, o álbum apresenta o quarteto formado por ele, o organista Lonnie Smith, o saxofonista barítono Ronnie Cuber e o baterista Jimmy Lovelace. O disco foi produzido pelo lendário John Hammond, figura chave na carreira de grandes nomes do jazz e do blues. O trabalho evidencia a versatilidade de Benson, que já demonstrava uma habilidade técnica impressionante para o jazz bebop e soul-jazz. Faixas como "Hello Birdie" e "Myna Bird Blues", de sua própria autoria, mostram linhas de guitarra velozes e intrincadas, onde Benson esbanja fluidez e virtuosismo. Apesar da forte base no jazz, o álbum também mostra o interesse de Benson em explorar outras sonoridades. Em "Ain't That Peculiar", por exemplo, o quarteto entrega uma interpretação vibrante do sucesso de Marvin Gaye, com uma energia que flerta com o rhythm and blues. Outros clássicos como "Summertime" e "Willow Weep for Me" recebem releituras cheias de personalidade, com solos extensos que destacam a profundidade musical do artista. O aubum é excelente, cheio de energia. O álbum demonstra a solidez do jazz de Benson, ao mesmo tempo que insinua os rumos que ele tomaria em sua carreira, caminhando em direção a uma fusão de gêneros que o consagraria décadas depois como um dos maiores ícones da música contemporânea.  

George Benson – Guitarra, Vocais em "Summertime", "A Foggy Day" e "Stormy Weather"
Ronnie Cuber – Sax. Barítono
Bennie Green – Trombone
Lonnie Smith – Órgão
Jimmy Lovelace – Bateria
Ray Lucas – bateria (faixas 02, 03)
Blue Mitchell – Trompete (faixas 14–15)
Charlie Persip – Bateria (faixas 14–15)

Gravado em fevereiro-março de 1966.

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quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Boxser: The Perfect Jazz Collection 25 Original Albums (CD15)

Lançamento: 1964 / 2010
Selo: Columbia / Great Jazz Composers Series
Gênero: Sweet Bands, Swing

Together Again é um álbum significativo do lendário Benny Goodman Quartet que reúne alguns dos maiores nomes do jazz. Lançado em 2002 nos EUA pelo selo Bluebird (com número de catálogo 09026-63881-2), como parte da série Bluebird First Editions, celebrando o retorno de Goodman com sua formação clássica. Este CD se enquadra no gênero Jazz com um estilo predominantemente de Swing e Cool Jazz. O Benny Goodman Quartet original, composto por Goodman no clarinete, Lionel Hampton no vibrafone, Teddy Wilson no piano e Gene Krupa na bateria, foi uma formação inovadora que quebrou barreiras raciais e musicais na década de 1930. "Together Again" provavelmente celebra a reunião desses músicos icônicos ou de uma formação que evoca a magia daquele período. O álbum é caracterizado por melodias contagiantes, improvisações brilhantes e a interação impecável entre os instrumentistas. A música exala a alegria e a sofisticação do swing, com o clarinete de Goodman liderando e os outros instrumentos respondendo com virtuosismo.

Benny Goodman - Clarinete
Teddy Wilson - Piano
Lionel Hampton - Vibrafone
Gene Krupa - Bateria

February 13, 1963 & February 14, 1963
Gravaado em: 
RCA Recording Studios, Studio A, New York, NY
RCA Studio A, New York, NY
RCA Studios, New York, NY


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segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Boxser: The Perfect Jazz Collection 25 Original Albums (CD14)

Álbum:... Two Of A Mind 
Lançamento: 1963 / 2010
Selo: Columbia / Great Jazz Composers Series
Gênero: Cool Jazz


Álbum gravado pelos saxofonistas de jazz americanos Paul Desmond e Gerry Mulligan com performances de gravação em 1962 e lançadas pela gravadora RCA Victor. O álbum é o segundo de dois encontros que Mulligan e Desmond gravaram em um quarteto sem piano sebdo o primeiro, gravado em 1957, "Blues in Time" (originalmente intitulado Gerry Mulligan - Paul Desmond Quartet ). A faixa-título do álbum é uma contrafação baseada em "Look for the Silver Lining".

Paul Desmond – Sax. Alto
Gerry Mulligan – Sax. Barítono
Jim Hall – Guitarra (faixas 10 e 11)
John Beal - Baixo (faixas 4, 5, 7, 10 e 11), Joe Benjamin (faixas 3, 6 e 9), Wendell Marshall (faixas 01, 02 e 08)   
Connie Kay - Bateria (faixas 1, 2, 4, 5, 7 e 8), Mel Lewis (faixas 03, 06 e0 9), Ed Shaughnessy (faixas 10 e 11)  

Gravado no 'Webster Hall', Nova York em 08 de junho de 1962 (faixas 10 e 11), 'RCA Studio A' em Nova York em 26 de junho de 1962 (faixas 04, 05 e 07), 03 de julho de 1962 (faixas 01, 02 e 08) e 13 de agosto de 1962 (faixas 3, 6 e 9).


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sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Boxser: The Perfect Jazz Collection 25 Original Albums (CD13)

Artista: Martial Solal
Álbum:... At Newport '63 
Lançamento: 1963 / 2010
Selo: Columbia / Great Jazz Composers Series
Gênero: Post Bop


Na época de seu lançamento o álbum foi elogiado pela imprensa americana, assim como por Duke Ellington ( "Solal possui em abundância as qualidades necessárias aos músicos: sensibilidade, criatividade e uma técnica prodigiosa" ) e Dizzy Gillespie, Martin Williams ( Saturday Review ) escreveu que Solal era "um dos melhores músicos de jazz do mundo", a Time o descreveu como "um virtuoso surpreendentemente especialista [...] [cuja] imaginação é de uma riqueza transbordante". Hoje o álbum continua popular. Ken Dryen ( AllMusic ) diz: "Solal mistura frases semelhantes às de Tatum com seu lirismo, em um contexto decididamente pós -bebop . Além dos arranjos bem-sucedidos de padrões , sua longa composição Suite pour une Frieze vale o desvio.

Baixo – Teddy Kotick
Bateria – Paul Motian
Piano – Martial Solal

Gravado na cidade de Nova York em 11 de julho (nº 01, 06, 09, 10, 11 e 12), 15 (nº 02, 03 e 04) e 16 (nº 05, 07 e 08) de 1963. O concerto original em Newport não foi gravado: estas são gravações de estúdio feitas posteriormente com aplausos dublados.


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quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Boxser: The Perfect Jazz Collection 25 Original Albums (CD12)

Artista: Sonny Rollins
Lançamento: 1963 / 2010
Selo: Columbia / Great Jazz Composers Series
Gênero: Bop


Sonny Meets Hawk! álbum de 1963 do saxofonista de jazz Sonny Rollins com Coleman Hawkins aparecendo como artista convidado gravado no RCA Victor Studio B na cidade de Nova York em 15 e 18 de julho de 1963. O álbum apresenta algumas das interpretações mais vanguardistas de Rollins marcando a primeira vez que os dois saxofonistas entraram juntos em um estúdio de gravação, embora tenham aparecido juntos no palco brevemente naquele mesmo ano no Newport Jazz Festival.

Sonny Rollins – Sax. Tenor
Coleman Hawkins – Sax. Tenor
Paul Bley – Piano
Roy McCurdy – Bateria
Bob Cranshaw – Baixo (faixas 01, 02 e 05) – gravado em 15 de julho
Henry Grimes – Baixo (faixas 03,04 e 06) – gravado em 18 de julho
Don Cherry – Trompete


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segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Boxser: The Perfect Jazz Collection 25 Original Albums (CD11)

Álbum:... Monk's Dream  
Lançamento: 1962 / 2010
Selo: Columbia / Great Jazz Composers Series
Gênero: Hard Bop


Monk's Dream álbum do pianista de jazz Thelonious Monk lançado pela Columbia Records em janeiro de 1963 sendo o primeiro álbum de Monk pela Columbia após seu período de gravação de cinco anos com a Riverside Records. "Bye-Ya" e "Bolivar Blues" foram gravadas em 31 de outubro de 1962; "Body and Soul" e "Bright Mississippi" em 1º de novembro; "Sweet and Lovely", "Just a Gigolo" e "Monk's Dream" em 2 de novembro e " Five Spot Blues" em 6 de novembro. "Bright Mississippi" é a única composição do álbum que Monk não havia gravado anteriormente. "Bolivar Blues" foi originalmente intitulado "Ba-lue Bolivar Ba-lues-are" e estava no álbum de Monk de 1957 pela Riverside 'Brilliant Corners'. "Five Spot Blues" foi chamado de "Blues Five Spot" e apareceu pela primeira vez no álbum Misterioso que foi gravado em concerto no Five Spot Cafe em Nova York em 1958 e lançado pela Riverside. "Monk's Dream",  "Bye-Ya", e "Sweet and Lovely" foram gravados para a Prestige em uma sessão dez anos antes. Em 2002 o CD acrescentou 04 faixas bônus na reedição. Na revista DownBeat, o crítico de jazz Pete Welding deu ao álbum cinco estrelas e o chamou de "uma reafirmação impressionante de seus poderes como intérprete e compositor".


Thelonious Monk – Piano
Charlie Rouse – Sax. Tenor
John Ore – Baixo
Frankie Dunlop – Bateria


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sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Boxser: The Perfect Jazz Collection 25 Original Albums (CD10)

Lançamento: 1962 / 2010
Selo: Columbia / Great Jazz Composers Series
Gênero: Cool Jazz

Este pode muito bem ser um dos melhores e mais subestimados discos de jazz do trompetista Chet Baker. Se o trompetista nunca fez um disco "ótimo" – seja qual for o favorito de cada um – este é o mais perto que ele chegou de fazer um disco memorável ou digno. Mas parece um pouco distante do tempo. O programa é composto por standards e clássicos do bop que datam principalmente dos anos 40 e início dos anos 50 (“Pent-Up House”, de Sonny Rollins, de 1956, é a peça mais recente do programa). Em um ano que viu as estreias de Herbie Hancock, McCoy Tyner, sem mencionar Nina Simone e Bob Dylan, este disco – um dos primeiros dos múltiplos retornos de Baker – parece um pouco antiquado. Mas as novas garrafas de Baker e companhia adicionam um delicioso sabor picante a este vinho envelhecido. "Chet is Back!" foi gravado em janeiro de 1962, exatamente um mês após o trompetista ser libertado de uma prisão italiana. Ele havia cumprido 17 meses de uma pena de mais de 19 meses por tráfico de drogas e falsificação.  Libertado da prisão em dezembro de 1961, Baker logo conseguiu um contrato com a RCA Italiana, que pagou ao trompetista US$ 10.000 (cerca de US$ 150.000 em valores atuais) por um contrato de um ano. A primeira dessas gravações foi um set de jazz, felizmente intitulado "Chet is Back!". Até a capa reproduz, de certa forma, a lendária fotografia anterior de William Claxton, embora em cores (estranhamente, há uma lavagem laranja estranha em algumas edições e um verde doentio em outras). O sexteto — um formato incomum para o trompetista — apresenta Baker com o pianista italiano Amedeo Tommasi (1935-2021), que excursionou pela Itália com um quarteto de Baker naquele inverno; os belgas Bobby Jaspar (1926-63) nas palhetas, René Thomas (1926-75) na guitarra e Benoît Quersin (1927-92) no baixo; e o baterista suíço Daniel Humair (nascido em 1938). Embora Baker já tivesse gravado com Jaspar e Quersin em Paris em 1955, este era um grupo praticamente novo para Baker. Mas cada membro deste sexteto lindamente concebido está a todo vapor.

Baixo – Benoit Quersin
Bateria – Daniel Humair
Guitarra – René Thomas
Piano – Amedeo Tommasi
Sax. Tenor, Flauta – Bobby Jaspar
Trompete – Chet Baker, vocais
Ennio Morricone e sua Orquestra - cordas, metais, percussão (Faixas 09-12)

Gravado em 05 a 15 de janeiro de 1962, RCA Italiana Studios, Roma, Itália



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quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Boxser: The Perfect Jazz Collection 25 Original Albums (CD09)

Artista: Charlie Mingus  
Lançamento: 1961 / 2010
Selo: Columbia / Great Jazz Composers Series
Gênero: Hard Bop, Post Bop


Tijuana Moods é um álbum de Charles Mingus, gravado em 1957 mas lançado somente em junho de 1962. Foi relançado em 1986 em CD como New Tijuana Moods, com quatro takes alternativos adicionais e como um LP duplo com cinco takes alternativos. Versões expandidas em dois CDs com takes alternativos adicionais, foram lançadas pela RCA em 2000 e pela Columbia em 2010. Em suas notas sobre a reedição de 1986, Ed Michel disse que "(d)ificilmente alguma coisa foi gravada como uma tomada completa" e, portanto, tanto as tomadas originalmente lançadas quanto as versões alternativas foram montadas editando seções adicionais em tomadas básicas.  O nome "Charlie Mingus" aparece na capa do álbum original. Mingus odiava todos os apelidos derivados de Charles ("Não me chame de Charlie; esse não é nome de homem, é nome de cavalo".

Charles Mingus -  leader, Baixo
Clarence Shaw - Trompete
Jimmy Knepper - Trombone
Shafi Hadi - Sax. Alto, Sax.Tenor 
Bill Triglia - Piano
Dannie Richmond - Bateria
Ysabel Morel - Castanets (Casatanhola), vocais
Frankie Dunlop - Percussão
Lonne Elder, vocais

Gravado em 18 de julho e 06 de agosto de 1957 no Estúdio A da RCA Victor, Nova York.


Boa audição - Namastê

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Boxser: The Perfect Jazz Collection 25 Original Albums (CD08)

Álbum:... Parole e Musica 
Lançamento: 1961 / 2010
Selo: Columbia / Great Jazz Composers Series
Gênero: Modal, Cool Jazz


Originalmente um especial de TV, gravado em Roma com uma banda composta por todos os grandes nomes do jazz italiano e compositores de trilhas sonoras para cinema, dirigido por Umiliani e interpretado por Merrill, este é realmente um ápice dramático do jazz vocal efervescente. Sério, é de tirar o fôlego – e há essas pequenas introduções estranhas em cada música que, na minha opinião, melhoram as coisas de uma forma inesperada. Musicalmente, é impecável. Não é à toa que um original custa o preço de um carro italiano pequeno. O album foi estratificado por uma transmissão de rádio com os brani antecipados pela voz de um ator que recita em italiano a tradução de cada pedaço. La copertina é um libreto de 8 páginas com breves séculos sobre a vida do artista em italiano e em inglês. Obs: as baladas são precedidas pela romântica narração italiana de Fernando Cajati. É como se ele estivesse sussurrando em seu ouvido e Helen responde com uma voz gloriosa e sussurrada.

Helen Merrill - vocais
Nini Rosso, Nino Culasso – trompete
Gino Marinacci - flauta
Piero Umiliani - piano, celesta
Enzo Grillini - guitarra
Tonino Ferrelli, Berto Pisano - baixo
Ralph Ferraro, Sergio Conti - bateria


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sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Boxser: The Perfect Jazz Collection 25 Original Albums (CD07)

Lançamento: 1962 / 2010
Selo: Columbia / Great Jazz Composers Series
Gênero: Big Band, Swing


As duas maiores big bands da história do jazz lado a lado nos seus fones de ouvido: O que pode ser mais glorioso? Se, como disse Billy Strayhorn, a banda de Duke Ellington era seu instrumento , então esta sessão de 1961 encontra Ellington e Count Basie "trocando de quatro", por assim dizer. Os créditos de composição e o espaço solo são divididos democraticamente para dizer o mínimo — quatro músicas da banda de Duke, quatro da de Basie. O duelo entre os solistas de ambas as bandas é puro deleite especialmente as conversas gentis entre os dois pianistas-líderes que finalizam os pensamentos um do outro como se as quatro mãos estivessem unidas em um torso unificado. Os destaques incluem duas novas composições envolventes de Duke — a arrebatadora abertura "Battle Royal" e a impulsiva "Wild Man" — e a envolvente conclusão de Basie, "Jumpin' at the Woodside", na qual os tenores Frank Foster e Paul Gonsalves se envolvem em um duelo feroz. Surpreendentemente, não há hesitação em meio à interação estimulante. Gravado e lançado pela gravadora Columbia em 1961, traz em seus lançamentos estéreo do álbum a banda de Basie aparece no canal esquerdo e a de Ellington no direito. Faixas bônus da reedição do CD de 1999.

Duke Ellington, Count Basie – Piano
Cat Anderson  Willie Cook, Eddie Mullens, Ray Nance, Sonny Cohn, Lennie Johnson, Thad Jones, Snooky Young - Trompete
Lou Blackburn, Lawrence Brown, Henry Coker, Quentin Jackson, Benny Powell - Trombone
Juan Tizol - Trombone de válvula e Pandeiro em "Wild Man"
Jimmy Hamilton - Clarinete, Sax. Tenor
Johnny Hodges - Sax. Slto
Russell Procope, Marshal Royal - Sax. Alto, Clarinete
Frank Wess - Sax. Alto, Sax.Tenor, Flauta
Paul Gonsalves, Frank Foster, Budd Johnson - Sax. Tenor
Harry Carney, Charlie Fowlkes - Sax. Barítono
Freddie Green - Guitarra
Aaron Bell, Eddie Jones - Baixo
Sam Woodyard, Sonny Payne - Bateria


Boa audição - Namastê

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Boxser: The Perfect Jazz Collection 25 Original Albums (CD06)

Álbum:...Time Out
Lançamento: 1959 / 2010
Selo: Columbia / Great Jazz Composers Series
Gênero: Cool jazz, West Coast Jazz


Time Out, álbum do grupo The Dave Brubeck Quartet lançado em 1959. Caracteriza-se pelo pioneirismo no uso de compassos inusitados no jazz,como a valsa, o 5/4 (como em "Take Five") e o 9/8 (como em "Blue Rondo a la Turk"). O álbum foi gravado em três sessões em 25 de Junho, 01 de Julho e 18 de Agosto de 1959 listado dentre os 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Embora o álbum tivesse a intenção de ser experimental e tenha recebido avaliações negativas pela crítica na época de seu lançamento, tornou-se um dos mais conhecidos e mais vendidos álbuns de jazz, chegando ao número dois na lista dos álbuns pop da revista norte americana Billboard. Chegou a produzir um compacto — "Take Five" de Paul Desmond — que alcançou o quinto lugar na lista "Adult Contemporary", da mesma revista.

Dave Brubeck - Piano
Paul Desmond - Sax. Alto
Eugene Wright - Contrabaixo
Joe Morello - Bateria


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segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Boxser: The Perfect Jazz Collection 25 Original Albums (CD05)


Artista:  Miles Davis
Álbum:... Kind of Blue
Lançamento: 1959 / 2010
Selo: Columbia / Great Jazz Composers Series
Gênero: Modal

Kind of Blue, álbum de estúdio do músico estadunidense de jazz Miles Davis, lançado em 17 de agosto de 1959 pela Columbia Records, tanto em mono como em estéreo. As sessões de gravação para o disco foram realizadas no 30th Street Studio, na cidade de Nova Iorque, em 02 de março e 22 de abril daquele ano. Os encontros contaram com o conjunto sexteto de Davis, constituído pelo pianista Bill Evans, baterista Jimmy Cobb, baixista Paul Chambers e os saxofonistas John Coltrane e Julian "Cannonball" Adderley. Após o ingresso de Bill Evans no grupo, Miles deu continuidade às experimentações modais de Milestones, baseando no album inteiramente em modalidade e colocando-o em contraste com seus trabalhos anteriores, de estilo hard bop. Pela crítica especializada, Kind of Blue tem sido aclamado como o mais bem-sucedido trabalho de Miles Davis e a obra de jazz mais vendida da história. Em 07 de outubro de 2008, o album recebeu certificação de platina quádrupla pela RIAA (Associação das Indústrias Fonográficas Americanas), com vendagem de mais de quatro milhões de cópias somente em seu país de origem. O album é reconhecido também pelas autoridades musicais como a obra-prima do músico e o maior álbum já criado do gênero. Para além a abrangente influência de Kind of Blue na música tem levado especialistas a reconhecer este como um dos mais importantes álbuns de todos os tempos. Em 2002, foi um dos albuns escolhidos para integrar o Registro Nacional de Gravações da Biblioteca do Congresso Americano. Em 2003, o trabalho foi classificado em 12º lugar pela revista Rolling Stone na sua lista dos 500 melhores álbuns de sempre. Em 2007, Kind of Blue passou a figurar entre os 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Em 30 de setembro de 2008, uma edição especial de comemoração ao 50º aniversário de lançamento foi distribuída pela Columbia/Legacy Recordings.

Miles Davis – Trompete
Julian "Cannonball" Adderley – Sax. Alto , exceto em "Blue in Green" 
John Coltrane – Sax. Tenor
Bill Evans – Piano, exceto em "Freddie Freeloader" 
Wynton Kelly – Piano em "Freddie Freeloader" 
Paul Chambers – Contrabaixo
Jimmy Cobb – Bateria

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sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Boxser: The Perfect Jazz Collection 25 Original Albums (CD04)

Álbum:...Lady In Satin
Lançamento: 1958 / 2010
Selo: Columbia / Great Jazz Composers Series
Gênero: Cool Jazz, Hard Bop, Pós-Bop, Bop, Dixieland

A voz de Holiday havia perdido muito de sua extensão superior em seus 40 anos, embora ela ainda mantivesse seu fraseado rítmico. O Penguin Guide to Jazz deu ao álbum uma classificação de três estrelas de um total de quatro estrelas, mas expressou uma reserva básica sobre o álbum, descrevendo-o como "um olhar voyeurístico sobre uma mulher espancada". O Rolling Stone Jazz Record Guide disse: " Lady in Satin apresenta a Lady exageradamente vestida. É um álbum do final dos anos 50, quando muito do vigor de Billie havia desaparecido". No entanto, o trompetista Buck Clayton preferiu o trabalho do último Holiday ao da mulher mais jovem com quem ele trabalhou frequentemente na década de 1930. Ray Ellis disse sobre o álbum em 1997: "Eu diria que o momento mais emocionante foi quando ela ouviu a reprodução de "I'm a Fool to Want You". Havia lágrimas em seus olhos... Depois que terminamos o álbum, fui para a sala de controle e ouvi todas as tomadas. Devo admitir que não fiquei satisfeito com a performance dela, mas estava apenas ouvindo musicalmente, em vez de emocionalmente. Foi só quando ouvi a mixagem final, algumas semanas depois, que percebi o quão ótima a performance dela realmente foi". Lady in Satin foi relançado pela Legacy Records em 23 de setembro de 1997, remasterizado usando tecnologia de 20 bits e com quatro faixas bônus. O produtor da reedição, Phil Schaap, localizou a fita master não utilizada da versão estéreo de "The End of a Love Affair" e incluiu uma mixagem estéreo da versão de " I'm a Fool to Want You ", que havia sido usada no LP mono. Lady in Satin foi introduzido no Hall da Fama do Grammy em 2000. Em 2020, a revista Rolling Stone classificou o álbum na posição 317 no Top 500 dos Melhores Álbuns de Todos os Tempos.

Arranjado, Maestro – Ray Ellis
Baixo – Milt Hinton
Violoncelo – David Sawyer  
Bateria – Osie Johnson
Guitarra – Barry Galbraith
Harpa – Janet Putnam
Percussão – Phil Kraus
Piano – Mal Waldron
Vocais soprano – Elise Bretton, Miriam Workman
Trombone – JJ Johnson, Tom Mitchell, Urbie Green
Trompete – Mel Davis
Vocais – Billie Holiday
Sopros - Danny Bank, Phil Bodner, Romeo Penque

Faixas 2,3,9,11 gravadas em 19 de fevereiro de 1958. Faixas 1,5,8,13,14 gravadas em 20 de fevereiro de 1958. Faixas 4,6,7,10 gravadas em 21 de fevereiro de 1958. Faixas 12,15,16 gravadas em 20 de fevereiro com overdub vocal de 21 de fevereiro de 1958. As faixas 13 a 16 são faixas bônus inéditas. A faixa 17, a faixa de pausa, é fornecida para os ouvintes que desejam mais tempo entre as seleções. A faixa de pausa é indexada em um silêncio de 2 1/2 e 4 segundos.


Boa audição - Namastê
 

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Boxser: The Perfect Jazz Collection 25 Original Albums (CD03)

Artista: Art Blakey
Lançamento: 1956 / 2010
Selo: Columbia / Great Jazz Composers Series
Gênero:  Hard Bop

The Jazz Messengers é o primeiro álbum de estúdio da banda Jazz Messengers , lançado em 1956 pela Columbia Records , foi o quarto álbum no geral (depois dos dois álbuns ao vivo do At the Cafe Bohemia e da coletânea de 1956 ), e a última gravação a apresentar o cofundador do grupo, Horace Silver no piano. Em 1968, a Columbia relançou o LP em sua série Jazz Odyssey com uma nova capa sob o título Art Blakey with the Original Jazz Messengers . Em 1997, o álbum foi remasterizado digitalmente e lançado em CD , novamente com seu título e capa originais, contendo todas as faixas do LP original, além de cinco faixas adicionais das mesmas sessões de gravação, que haviam sido lançadas anteriormente apenas em cópias importadas do exterior.

Art Blakey - Bateria
Donald Byrd - Trompete
Hank Mobley - Sax. Tenor
Horace Silver - Piano
Doug Watkins - Baixo

Boa audição - Namastê