Nat King Cole, pianista de jazz habilidoso que se tornou um ícone musical, conhecido por seu sucesso com o Nat King Cole Trio e por quebrar barreiras raciais ao se tornar um dos primeiros afro-americanos a ter seu próprio programa de TV. Outras curiosidades incluem sua forte conexão com a música gospel, as inspirações musicais do pai e a filha Natalie, que também se tornou uma cantora de sucesso:
Origem musical: Nat King Cole começou a tocar piano aos quatro anos, impulsionado por sua mãe e seu pai, um pastor batista. A música gospel foi uma grande influência inicial.
Nome artístico: Seu nome de batismo era Nathaniel Adams Coles. Ele adotou o apelido "King" (Rei) como uma referência ao personagem do conto de fadas The King Cole's Nightly Activity.
Início da carreira: Aos 15 anos, ele deixou a escola para se dedicar ao jazz, inicialmente trabalhando com seu irmão Eddie.
Nat King Cole Trio: Em 1937, ele formou o trio que o impulsionou ao estrelato.
Sucessos musicais: Ele é lembrado por sucessos como "Straighten Up And Fly Right" (cuja letra foi inspirada em um sermão de seu pai), "Nature Boy" e "Mona Lisa".
TV: Em 1956, ele se tornou um dos primeiros afro-americanos a ter seu próprio programa de televisão, o The Nat King Cole Show.
Cinema: Além da música, atuou em filmes como St. Louis Blues (1958) e Cat Ballou (1965).
Legado: Foi homenageado póstumo com vários prêmios, incluindo o Grammy de 1990 pelo conjunto da obra.
Visita ao Brasil: Em 1959, visitou o Brasil, onde fez shows e almoçou com o então presidente Juscelino Kubitschek.
Falecimento: Morreu precocemente em 1965, aos 45 anos, de câncer de pulmão, relacionado ao seu forte hábito de fumar.
Filha famosa: Sua filha, Natalie Cole, seguiu a carreira musical e gravou um dueto póstumo com o pai em "Unforgettable".
Boa audição - Namastê



Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar: