1994 - The Complete February 1957 Jimmy Smith Blue Note Sessions - (3CD Box Set)

Em 11, 12 e 13, de fevereiro de 1957, Jimmy Smith registrou material suficiente para encher cinco álbuns em uma ampla gama de configurações que resume a importância do trabalho que ele fez ao longo de sua carreira na Blue Note. As sessões de fevereiro foram apenas um ano depois que ele foi descoberto em "Paraíso Small" pela Blue Note nas mãos de seu fundador, Alfred Lion. Seu parceiro, Francis Wolff, lembrou os primeiros dias: "Foi seu primeiro show em Nova York - Uma semana Ele era uma visão deslumbrante de um homem em convulsões, rosto contorcido, curvado sobre em aparente agonia, seus dedos voadores, sua dança de pés sobre os pedais. O ar estava cheio de ondas... de som que eu nunca tinha ouvido antes. O barulho era demolidor. algumas pessoas se sentaram em volta, confuso, mas impressionado. " Ele foi saudado como "Bird do órgão." Miles Davis teve uma reação similar: ". Este gato é a oitava maravilha do mundo". Praticamente ninguém tinha considerado as possibilidades de uso do órgão no jazz até Jimmy Smith rasgar essa cortina de fumaça imperada por anos pelo piano. Ele desenvolveu seu próprio estilo e sua voz é quase em segredo, tocando R & B no piano ao redor de Philadelphia, mas gastando cada minuto livre sobre o órgão Hammond, primeiro alugando tempo em um dólar por hora de um revendedor do órgão até que ele pudesse finalmente dar ao luxo de comprar um. Uma verdadeira aula aos neófitos e uma retrospectivas aos veteranos do jazz.

ArtistA: Jimmy Smith
Album: The Complete February 1957 Jimmy Smith
Lançamento: 1957
Selo: Blue Note
Genero: Soul Jazz, Hard Bop


CD 1

01. Falling In Love With Love
02. First Night Blues
03. Funk’s Oats
04. Groovy Date
05. I Let A Song Go Out Of My Heart

CD 2

01. Zing! Went The Strings Of My Heart
02. I’m Getting Sentimental Over You
03. Simmertime
04. Plum Nellie
05. Plum Nellie (Alt. Tk.)
06. Billie’s Bounce
07. Yardbird Suite
08. There’s A Small Hotel
09. All Day Long



CD3
01. Somebody Loves Me
02. The Third Day
03. All The Things You Are
04. The Fight
05. There Will Never Be Another You
06. How High The Moon
07. Buns A Plenty
08. The Duel
09. Blue Moon
10. Cherokee

Musicos:
Jimmy Smith - Órgão Hammond
Donald Byrd - Trompete
Lou Donaldson - Sax Alto
Hank Mobley - Sax Tenor
Eddie McFadden - Guitarra
Kenny Burrell - Guitarra
Art Blakey - Bateria
Donald Bailey - Bateria

Boa audição - Namaste.


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sábado, 14 de janeiro de 2012

2005 - The First Lady of Song - Ella Fitzgerald (Re-Up)

Dizem que Ella Fitzgerald não tinha a profundidade emocional de Billie Holiday, a imaginação de Sarah Vaughan ou Anita O'Day e a influência baseada no blues de Dinah Washington e que ela era muitas vezes apesar de brilhante - previsível. As críticas surgiram em parte devido a sua popularidade e ignoraram as suas contribuições. Ella Fitzgerald não só foi uma das pioneiras do ‘scat singing’, técnica extremamente inventiva da improvisação do jazz vocal com vocábulos sem palavras, sílabas sem sentido ou sem palavras que dá aos cantores a habilidade da improvisação para criar o equivalente a um solo instrumental usando a voz. Técnica aliás bastante eficaz para Ella Fitzgerald que tinha tendência para esquecer as letras das músicas. Além disso era uma cantora despretensiosa cujas variações harmônicas nunca foram forçadas. Notavelmente se destacou por sua interpretação sofisticada das canções de George Gershwin e Cole Porter. Afinal, Ella Fitzgerald foi essencialmente uma cantora de jazz ou uma cantora pop? Para muitos foi indiscutivelmente a melhor cantora de jazz de todos os tempos embora alguns possam votar em Sarah Vaughan ou como (eu) em Billie Holiday. Ella Fitzgerald cuja voz magnífica, amplo repertório e estilo acessível de cantar apelou para ambas as platéias: do jazz e do pop. Sua abordagem ao repertório vocal é simples: ela mantém clássicos e acrescenta continuamente as melhores músicas do estilo pop. Ela estava entre os primeiros a integrar tanto a Bossa Nova como os Beatles em seu repertório na década de 60. Também gravou músicas mais contemporâneas como ‘You Are the Sunshine of My Life’ de Stevie Wonder, um componente padrão do seu repertório. Suas gravações são reeditadas constantemente, trazendo sua música a novos públicos e ampliando seu círculo de admiradores. Na verdade Ella Fitzgerald foi uma das cantoras de jazz mais emocionantes de sua época e devido à naturalidade de seu estilo tinha um apelo popular que se estendeu muito além das fronteiras do jazz. Até o início dos anos 1950 o domínio de Ella Fitzgerald sobre fãs e críticos foi absoluto. Na verdade entre 1953 e 1970 a cada ano ela era a vencedora da enquete promovida pela ‘Down Beat’ a mais antiga e respeitada revista de jazz do mundo e assim ficou conhecida como ‘a primeira dama da canção’. Ao contrário de algumas outras cantoras de jazz como Billie Holiday e Anita O'Day, Ella Fitzgerald tinha uma vida privada desprovida de notoriedade relacionadas com drogas ou outro vicio consumidor. Em contraste com a sua carreira ativa como intérprete levava uma vida pessoal tranqüila. Com uma voz bonita, Ella era uma cantora brilhante e tinha a dicção quase perfeita, podia se entender as palavras que ela cantava. A falha era que uma vez que ela sempre parecia feliz por estar cantando nem sempre a sua interpretação condizia com as canções que ela interpretava. E ninguém poderia adivinhar que seu canto nos primeiros dias foi tão melancólico como o de Billie Holiday.
fonte: Blog Pintando Música - Ella Fitzgerald

2005 - The First Lady of Song

Faixas:
01. A-Tisket, A-Tasket
02· MR. Paganini (You'll Have To Swing It)
03· Bei Mir Bist Du Schoen
04· My Heart Belongs To Daddy
05· You Showed Me The Way
06· It's Wonderful
07· I'll Chase The Blues Away
08· Hallelujah
09· Undecided
10· Stairways To The Stars
11· The Starlit Hour
12· What's The Matter With Me?
13· Deedle Dee Dum
14· Cabin In The Sky
15· The Muffin Man
16· My Man
17· It's Only A Paper Moon
18· Sentimental Journey
19· Oh! Lady Be Good
20· How High The Moon
21· Budella (Blue Skies)
22· The Frim Fram Sauce
23· You Won't Be Satisfied
24· Dream A Little Dream Of Me

Boa audição - Namaste

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Momento Dexter Gordom

Montreux Jazz Festival, 1977

Session 'doin allright ' 06 de Março 1961

Royal Roost, New York City, 1948

Royal Roost, New York City, 1948

Pittsburgh, PA 1977

Dexter Gordon Quartet - Laren, The Netherlands, 9 March 1978

Montreux Jazz Festival, 1970