Luz, paz e prosperidade
terça-feira, 30 de dezembro de 2014
sexta-feira, 21 de novembro de 2014
1962 - The Tokyo Blues - The Horace Silver Quintet
Artista: The Horace Silver Quintet
Álbum: The Tokyo Blues
Lançamento: 1962
Selo: Blue Note
Gênero: Jazz, Hard Bop
Álbum: The Tokyo Blues
Lançamento: 1962
Selo: Blue Note
Gênero: Jazz, Hard Bop
03. The Tokyo Blues
Horace Silver (pno), Blue Mitchell (tpt), Junior Cook (T sax), Gene Taylor (db), John Harris, JR. (dr). Recorded on July 13, 1962 - Van Gelder Studio, Englewood Cliffs
Horace Silver (pno), Blue Mitchell (tpt), Junior Cook (T sax), Gene Taylor (db), John Harris, JR. (dr). Recorded on July 13, 1962 - Van Gelder Studio, Englewood Cliffs
Boa audição - Namastê
sábado, 8 de novembro de 2014
1967 - Midnight Blue - Kenny Burrell
Selo: Blue Note
Gênero: Soul-Jazz
Gênero: Soul-Jazz
07. Saturday Night Blues (6:16)
Kenny Burrell - guitar, Stanley Turrentine - tenor saxophone, Major Holley -bass,
Billy Gene English - drums & Ray Barretto - conga. Recording January 8, 1963,
Van Gelder Studio, Englewood Cliff
Boa audição - Namastê
quinta-feira, 6 de novembro de 2014
1961 - San Francisco Holiday - Thelonious Monk
Artista:Thelonious Monk
Álbum: San Francisco Holiday
Lançamento: 1961
Selo: Milestone Records
Gênero: Jazz, Post Bop, Piano Jazz
Álbum: San Francisco Holiday
Lançamento: 1961
Selo: Milestone Records
Gênero: Jazz, Post Bop, Piano Jazz
05. San Francisco Holiday (Take 2 - alternate)
Thelonious Monk Quartet
Monk - Piano, Charlie Rouse - Sax Tenor, John Ore - Bass & Frank Dunlop - Drums.
Monk - Piano, Charlie Rouse - Sax Tenor, John Ore - Bass & Frank Dunlop - Drums.
Recorded in concert at Theatre L'Olympe, Paris, France: Abril 18, 1961
Boa audição - Namastê
quarta-feira, 5 de novembro de 2014
Lady Ella - A primeira-dama do Jazz (parte II)
Quando Ella participou de outro teste, dois meses
mais tarde, na recém-inaugurada Harlem Ópera House, colocou-se a
casa abaixo com sua interpretação e conquistou o direito de se
apresentar ali durante uma semana. Mesmo assim, ainda tinha
dificuldades para conseguir trabalhos por causa da aparência
mal-arrumada. Isso mudou quando conheceu o baterista e bandleader
Chick Webb. Ele testou a então adolescente durante duas semanas e
depois lhe fez uma oferta de trabalho permanente. Ella mostrou seu
talento instantaneamente, sendo elogiada por compositores como George
Simon. A menina era rápida para aprender. Dominava o ritmo e a letra
de uma canção logo de cara. Em poucos meses estava gravando com
Webb e sua banda. A Chick Webb Orchestra caiu na estrada com Ella nos
vocais. A autoconfiança da jovem cantora aumentava show após show.
Sua dicção precisa e a entonação forte eram agora complementada
pela melhora da projeção vocal. A essa altura, já começara a
brincar com o ritmo das canções e a improvisar SCATS, qualidades
que se tornariam a sua marca registrada. Numa oportunidade,
substituiu a vocalista de Benny Goodman no show da rádio Camel
Caravan. Logo a notícia da jovem promessa se espalhou, assim como as
ofertas de trabalho. Goodman e Jimmy Lunceford, por exemplo a
convidaram para assumir os vocais em suas respectivas bandas, mas as
obrigações contratuais com Webb a impediram de aceitá-las. No
período em que trabalhou com Goodman, teve um caso rápido com o
saxofonista Vido Musso e repentinamente, desapareceu da banda de Webb
por um tempo. Ella saiu de cena porque engravidara e resolvera fazer
um aborto. O procedimento realizado em condições precárias a teria
deixado estéril. A cantora jamais permitiu que o assunto viesse à
tona. Apenas lamentava a frustração por não poder ter filhos. Uma
vez recuperada, voltou ao grupo novamente. O repertório da banda
privilegiava hits e músicas de fácil aceitação, o que fazia
alguns críticos torcerem o nariz para o trabalho de Chick Webb. Em
Abril de 1939, a saúde de Webb começou a se deteriorar repentina e
rapidamente. O baterista sentia muitas dores e foi se tratar no John
Hopkins Hospital, em Baltimore, Maryland. Pouco tempo depois, estava
de volta ao batente. Mas seu estado era precário, tão precário que
morreu dois meses depois, em 16 de Junho. A banda de Webb estava em
turnê no sul dos Estados Unidos, com o baterista Bill Beaton como
substituto, quando chegou à notícia da morte de seu líder. Os
músicos voltaram imediatamente a Baltimore para prestar a última
homenagem a Webb. Ella cantou “My Buddy” durante o funeral do
bandleader. Como o grupo já tinha uma série de compromissos
agendados, um novo arranjo foi estabelecido e nele Ella se
transformou na principal atração. A banda foi rebatizada de Ella
Fitzgerald and Her Famous Orchestra, ainda que a cantora não tivesse
a menor ideia de como liderar uma banda. As decisões sobre
repertório, ensaios e disciplina ficariam sob a responsabilidade do
jovem trompetista Taft Jordan. Ella já havia escrito algumas canções
quando se filiou à Sociedade de Americana de Compositores, Autores e
Editores (Ascap), embora apenas uma composição, “A Tisket, A
Tasket”, sobrevivesse em seu repertório ao longo da carreira. A
banda agora sob seu comando, não seguia o ritmo da rápida evolução
do Swing. Os arranjos não eram os melhores para acompanhar suas
acrobacias vocais. A cantora finalmente decidiu deixar o grupo em
1942. Ella buscava um amor. Seu romance com Benjamin Kornegay, que
comparecia a muitas de suas apresentações, virou um caso sério e
eles foram morar juntos. Mas Kornegay não era de confiança. Deu um
jeito de entrar no ônibus da banda e roubou parte do dinheiro
arrecadado nas apresentações. Ella repôs o valor e para surpresa
geral. Decidiu se casar com Kornegay. A cerimônia aconteceu em 1941,
em Saint Louis, no Missouri. Logo depois, um investigador particular
procurou a cantora com a folha-corrida de seu marido. Tratava-se de
uma extensa ficha policial. Kornegay tentou resistir à anulação do
matrimônio, que foi decretada no ano seguinte justamente por ele não
ter contado a verdade sobre seu passado. (inserto:
Ella Fitzgerald, Ken Dryden, - jornalista e critico musical)
Boa leitura - Namastê
sexta-feira, 31 de outubro de 2014
1960 - Crazy! Baby - Jimmy Smith
Artista: Jimmy Smith
Álbum: Crazy! Baby
Lançamento: 1960
Selo: Blue Note Records
Gênero: Jazz, Soul Jazz
Álbum: Crazy! Baby
Lançamento: 1960
Selo: Blue Note Records
Gênero: Jazz, Soul Jazz
Sonnymoon for Two (by Sonny Rollins)
Jimmy Smith - organ,hammond, Donald Bailey - drums & Quentin Warren - guitar.
Recorded, January 04, 1960 Van Gelder Studio, Englewood Cliffs - New Jersey.
Boa audição - Namastê
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
1965 - Maiden Voyage - Herbie Hancock
Artista: Herbie Hancock
Álbum: Maiden Voyage
Lançamento: 1965 / 2011
Selo: Blue Note (Analogue Productions)
Gênero: Hard Bop, Model Jazz
Álbum: Maiden Voyage
Lançamento: 1965 / 2011
Selo: Blue Note (Analogue Productions)
Gênero: Hard Bop, Model Jazz
Herbie Hancock - piano, Freddie Hubbard - trumpet, George Coleman - tenor
saxophone, Ron Carter - bass & Tony Williams - drums. Recorded, March 17, 1965
Van Gelder Studio, Englewood Cliffs, New Jersey.
Boa audição - Namastê
sábado, 25 de outubro de 2014
Lady Ella - A primeira-dama do Jazz (parte I)
Muitas
cantoras de Jazz são reconhecidas apenas pelo primeiro nome. Ella é
reconhecida como a melhor de todas. Abençoada com uma amplitude
vocal ímpar, entonação clara, dicção perfeita e dona de um
delicioso improviso vocal – seus famosos SCATS –, Ella Fitzgerald
se transformou em uma das cantoras de Jazz mais amadas de todos os
tempos, adorada por músicos, críticos e públicos. Um dínamo
musical capaz de absorve tudo o que ouvia e de transformar esse
aprendizado em desempenhos memoráveis no palco e no estúdio. Foi
assim desde as primeiras gravações ao lado de Louis Armstrong,
passando pelos registros do Scat-singing de Leo Watson, até a
mimetização do estilo de vários instrumentistas. Não por acaso o
nome de Ella invariavelmente é acompanhado do epíteto “a
primeira-dama do Jazz”. Ella Jane Fitzgerald nasceu em 25 de Abril
de 1917 em Newport News, Virgínia, Estados Unidos, filha de
Temperance e William Fitzgerald. A mãe, conhecida como Tempie, logo
encontrou um novo amor: Joseph da Silva, um imigrante português. A
família se mudou para Yonkers, no estado de Nova York e em 1923,
Frances, meia irmã de Ella nasceu. Garotinha, Ella já gostava de
cantar e dançar. A igreja teve um papel fundamental em seu apreço
pela música. Ella adorava a voz da cantora Connee Boswell, do grupo
The Boswell Sisters, que ouvia incessantemente em um disco que a mãe
comprara. Logo demonstrou talento para a imitação, descobrindo como
soar como as Boswells e também cantar no estilo do grupo canções
que nem se quer haviam gravado. Antes de chegar á adolescência,
Ella já apresentava hits para os colegas como forma de conquistar
amigos, considerando que era “sem graça” e grandona para a
idade. Ella queria ser dançaria e conseguiu para Nova York como um
amigo, Charles Gulliver, a fim de se apresentar em pequenos clubes em
troca de qualquer dinheiro. Seu mundo sofreu um abalo com a morte
repentina da mãe, vitima de um ataque cardíaco aos 38 anos. Ella
continuou dançando em clubes e acabou se afastando do padrasto, que
tentava mantê-la em casa. Finalmente, a irmã de Tempie, que morava
no Harlem, insistiu em levar Ella para sua casa. A morte do padrasto
também vítima de um ataque cardíaco não muito tempo de Tempie,
fez com que Virgínia adotasse Frances. A vida em família não era
fácil. Ella competia com a meia-irmã e a prima, Georgina pela
atenção da tia. Nessa época abandonou a escola. Ganhava dinheiro
com apontadora de jogos ilegais e trabalhava como vigia de
prostíbulos. Presa, foi enviada para um reformatório de onde fugiu
em 1934. Impedida de voltar pra casa da tia, pois seria presa
novamente, acabou morando na rua. Mas nunca desistiu de entrar para o
show business. Resolveu tentar a sorte como dançaria numa seleção
para o Wednesday Amateur Night, no Apollo, evento que garantia aos
escolhidos uma semana de apresentações. No ensaio, intimidada pela
habilidade dos concorrentes, decidiu trocar a dança pela música.
Cantou duas canções: The Object of My Affection e Judy, aplaudidas
pela audiência e lhe garantiu o primeiro lugar no concurso, ao mesmo
tempo que causaram boa impressão ao bandleader Benny Carter, cuja
orquestra se apresentava naquela mesma noite. Apesar disso suas
roupas surradas espantaram muitas oportunidades de trabalho. Ella por
exemplo, nunca recebeu o prêmio do Wednesday Amateur Night. O
encontro com o bandleader Fletcher Hendersoon, promovido por Carter,
também não deu em nada. (inserto: Ella Fitzgerald, Ken Dryden, - jornalista e critico musical)
Boa leitura - Namastê
quinta-feira, 23 de outubro de 2014
1961 - Doin' Allright - Dexter Gordon
Dexter Gordon (tenor saxophone), Dexter Gordon; George Tucker (bass instrument), Freddie Hubbard (trumpet), Horace Parlan (piano) & Al Harewood (drums).
Recorded on May 6, 1961 at the Van Gelder Studio, Englewood Cliffs, New Jersey
Boa audição - Namstê
segunda-feira, 20 de outubro de 2014
1961 - Dexter Calling - Dexter Gordon
quarta-feira, 15 de outubro de 2014
1958/11 - Down To Earth - The Ramsey Lewis Trio
Artista: The Ramsey Lewis Trio
Álbum: Down To Earth
Lançamento: 1958 / 2011
Selo: EmArcy (Mercury)
Gênero: Jazz, Mainstream, Soul
Álbum: Down To Earth
Lançamento: 1958 / 2011
Selo: EmArcy (Mercury)
Gênero: Jazz, Mainstream, Soul
Ramsey Lewis - piano, El Dee Jovem - baixo &
Issac "Red" Holt - drums
Boa audição - Namstê
domingo, 12 de outubro de 2014
1964 - Fantabulous - Oliver Nelson
Artista: Oliver Nelson
Álbum: Fantabulous
Lançamento: 1964
Selo: Argo Registros "Universal Studios"
Gênero: Jazz, Bebop, Jazz fusion
Álbum: Fantabulous
Lançamento: 1964
Selo: Argo Registros "Universal Studios"
Gênero: Jazz, Bebop, Jazz fusion
Oliver Nelson And His Orchestra
Oliver Nelson (as,ts,arr,cond), Jerome Richardson (bs,fl), Phil Woods(as,cl), Robert Ashton (ts,cl), Kenny Soderblom (as,fl), Roy Wiegano (tb), Tony Studd (b-tb), Art Hoyle, Eugene 'Snooky' Young (tp), Patti Bown (p), Ben Tucker (b), Grady Tate (ds)
Recorded:Universal Studios - Chicago, March 19, 1964
Oliver Nelson (as,ts,arr,cond), Jerome Richardson (bs,fl), Phil Woods(as,cl), Robert Ashton (ts,cl), Kenny Soderblom (as,fl), Roy Wiegano (tb), Tony Studd (b-tb), Art Hoyle, Eugene 'Snooky' Young (tp), Patti Bown (p), Ben Tucker (b), Grady Tate (ds)
Recorded:Universal Studios - Chicago, March 19, 1964
Boa audição - Namastê
terça-feira, 30 de setembro de 2014
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
Astrud Gilberto & Stan Getz: The Girl From Ipanema- 1964
“Garota the Ipanema” (The girl from Ipanema) conquistou o
mercado internacional com o lançamento do disco “Getz/Gilberto”, em
1964. Nesse álbum, a canção foi interpretada por Astrud Gilberto, João
Gilberto e o saxofonista americano Stan Getz. A interpretação de Frank
Sinatra, acompanhado por Tom Jobim ao violão, é também uma das versões
mais conhecidas da obra.
mercado internacional com o lançamento do disco “Getz/Gilberto”, em
1964. Nesse álbum, a canção foi interpretada por Astrud Gilberto, João
Gilberto e o saxofonista americano Stan Getz. A interpretação de Frank
Sinatra, acompanhado por Tom Jobim ao violão, é também uma das versões
mais conhecidas da obra.
quarta-feira, 3 de setembro de 2014
A onisciência de Billie
“Não posso suportar a cantar uma música da mesma forma duas noites consecutivas, muito menos dois ou dez anos. Se você pode, então não é música, não é música.”
Billie Holiday
quinta-feira, 28 de agosto de 2014
2008 - Stan Getz - The Bossa Nova Albums (5 CD) - CD5
Artista: Stan Getz
Álbum: The Bossa Nova Albums (5 Vols)
CD5: Stan Getz With Guest & Laurindo Almeida (1963)
Lançamento: 2008
Selo: Verve-M.G.M. Records, Inc
Gênero: Jazz, Bossa Nova
Álbum: The Bossa Nova Albums (5 Vols)
CD5: Stan Getz With Guest & Laurindo Almeida (1963)
Lançamento: 2008
Selo: Verve-M.G.M. Records, Inc
Gênero: Jazz, Bossa Nova
02. Once Again (Outra Vez) 'Jobim' - 6:42
Stan Getz, tenor sax, - Laurindo Almeida, guitar - George Duvivier, bass - José Paulo,
percussion & Dave Bailey, drums. Recorded on March 21, 1963,
Webster Hall, New York City
Boa audição - Namastê
terça-feira, 26 de agosto de 2014
2008 - Stan Getz - The Bossa Nova Albums (5 CD) - CD4
Artista: Stan Getz
Álbum: The Bossa Nova Albums (5 Vols)
CD4: Getz / Gilberto (1964)
Lançamento: 2008
Selo: Verve-M.G.M. Records, Inc
Gênero: Jazz, Bossa Nova
Álbum: The Bossa Nova Albums (5 Vols)
CD4: Getz / Gilberto (1964)
Lançamento: 2008
Selo: Verve-M.G.M. Records, Inc
Gênero: Jazz, Bossa Nova
O Grande Amor (DeMoraes, Jobim) - 5:27
Stan Getz, tenor sax - Joao Gilberto, guitar, vocal - Antonio Carlos Jobim, piano - Tommy
Williams, bass - Milton Banana, drums & Astrud Gilberto, vocal. A&R Recording
Studios, New York City, 18 & 19, 1963
Boa audição - Namastê