O GRANDE ENCONTRO: JOÃO GILBERTO E ROBERTO MENESCAL
UM DESLUMBRAMENTO - OS PRIMÓRDIOS DA BOSSA NOVA
- Tem um violão aí? Eu sou o João Gilberto. Podíamos tocar alguma coisa.
Menescal, surpreso com "aquela figura esquisita", mandou-o entrar.
Já ouvira falar num "baiano meio louco, genial, afinadíssimo," que às vezes aparecia no Plaza, na Rua Princesa Isabel, por volta de 1957.
Carlos Lyra já conhecia "aquela figura".
Mas voltemos ao apartamento do Menescal.
Casa cheia. Menescal levou o baiano para o quarto dos fundos. Curioso. Violão examinado e devidamente afinado, João começou a cantar "Hô–ba-la-la", de sua autoria. Uma espécie de beguine – musica caribenha já esquecida. Menescal não entendeu nada da letra. Mas quem se importava com letra? A voz do "cara" era um instrumento! Um trombone da melhor qualidade. E João Gilberto não parecia cantar. Dizia as letras, num sussurro, mal abrindo os lábios. E repetiu o estranhíssimo "Ho-ba-la-la" cinco ou seis vezes, cada uma de maneira diferente, mas com a mesma batida. A mesma bossa. Quase ninguém conhecia João Gilberto, no Rio, em 1957, principalmente os mais jovens. Quem ele era, o que fazia, como aprendera violão, como cantar daquele jeito diferente. Sabia-se, vagamente, que viera da Bahia pra cantar num conjunto, mas não se adaptara. E cantava esporadicamente, na noite do Rio. Fascinado, Menescal resolveu "mostrar sua descoberta" aos amigos.
E saiu com o baiano a tiracolo.
Com violão e tudo.
Começou pelo apartamento de Ronaldo Bôscoli, na rua Otaviano Hudson, onde João Gilberto cantou "Ho-ba-la-la" muitas vezes.
E cantou outra canção muito estranha, chamada "Bim-Bom".
Fonte: "Bossa Nova e suas histórias" Sóstenes Pernambuco Pires
Barros.
Artista: VA
Albúm: Bossa Nova for Lovers
Selo: The Verve Music Group
Lançamento: 2003
Genero: Bossa Nova, Vocal Jazz, Brazilian Jazz, West Coast Jazz
Faixas:
01. Stan Getz and Joao Gilberto - Vivo Sonhando (Dreamer)
02. Antonio Carlos Jobim - Wave
03. Astrud Gilberto - The Shadow of Your Smile
04. Stan Getz and Laurindo Almeida - Corcovado (Quiet Nights of Quiet Stars)
05. Astrud Gilberto - My Foolish Heart
06. Antonio Carlos Jobim - Amor em Paz (Once I Loved)
07. Astrud Gilberto - Misty Roses
08. Antonio Carlos Jobim - Desafinado
09. Astrud Gilberto and Walter Wanderley - So Nice (Summer Samba)
10. Stan Getz and Laurindo Almeida - Winter Moon
11. Antonio Carlos Jobim - Insensatez (How Insensitive)
12. Astrud Gilberto - Dindi
13. Stan Getz and Charley Byrd - Bahia
14. Antonio Carlos Jobim - The Girl from Ipanema
15. Stan Getz & Joao Gilberto - O Grande Amor
16. Astrud Gilberto - Meditation
Boa audição - Namaste.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Billie Holiday - P.s. I Love You
P.s. I Love You - PS. Eu te amo
Dear, I thought I drop a line
Querido, pensei em passar para conversar
The weather is cool
O tempo está bom
The folks are fine
As pessoas estão bem
I'm in bed each night at nine
Toda noite, eu vou pra cama às 9
PS. I love you
PS. Eu te amo
Yesterday we had some rain
Ontem choveu um pouco
But all in all I can't complain
Mas no fim, não posso reclamar
Was it dusty on the train
Estava empoeirado no trem
PS. I love you
PS. Eu te amo
Write to the brown's just as soon as you're able
Escreva para os Brown assim que puder
They came around to call
Eles apareceram para ligar
I burned a hole in the dining room table
Eu queimei um buraco na mesa de jantar
Now let me think; I guess that's all
Agora deixe-me pensar, acho que é isso
Nothing else for me to say
Não há nada mais a dizer
And so I'll close, but by the way
Então vou terminar mas, aliás
Everybody's thinking of you
Todos estão pensando em você
PS. I love you
PS. Eu te amo
Billie Holiday
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
1995 - Greatest Hits - Billie Holiday
Nova York, manhã de 17 de julho de 1959. Aos 44 anos, com o organismo debilitado pelo uso contínuo e descontrolado de drogas e álcool, morre no Metropolitan Hospital, no Harlem, a cantora Billie Holiday, a mais pungente e emocionante intérprete da história do jazz. Internada mais uma vez para se tratar do vício em heroína, do qual nunca conseguiu se livrar, Billie morreu sob vigilância policial e segundo alguns biógrafos, algemada na cama depois de denunciada à polícia por uma enfermeira que a teria surpreendido consumindo entorpecentes no hospital. Durante a necropsia os médicos encontraram US$ 750 escondidos dentro de uma meia de seda que ela usava, o último dinheiro de Billie. As condições degradantes em que a intérprete morreu são o último capítulo de uma biografia singular do show business. Negra, pobre, nascida numa América preconceituosa e repressora, Billie passou fome, foi estrupada, se prostituiu ainda adolescente, descobriu na música o caminho para superar as dificuldades, tornou-se uma estrela e, depois, mergulhou no desespero do vício que a destruiu. Uma vida sem regras, forjada no desequilíbrio entre talento e sofrimento, ambos em doses nada homeopáticas, ingredientes mais que suficientes para transformar a cantora em um mito. E é como mito que Lady Day (apelido carinhoso que recebeu do saxofonista Lester Young) permanece, passados do fim melancólico naquele hospital do Harlem. Não apenas como a dona de uma voz única, que misturava melancolia, rouquidão e sensualidade, mas também como a artista que influenciou os rumos do jazz, despertou admiração e se tornou um símbolo impossível de ser substituído. No palco, era uma diva, que aprendeu a fazer da voz um requintado instrumento, que nunca cantava uma música da mesma forma duas vezes.
Artista: Billie Holiday
Album: Greatest Hits
Lançamento: 1995
Selo: Sony
Genero: Jazz, vocal
Faixas:
1. Same Old Story
2. Nice Work If You Can Get It
3. Night And Day
4. Georgia On My Mind
5. Body & Soul
6. Am I Blue
7. St Louis Blues
8. Easy To Love
9. I Can't Give You Anything But Lov
10. All Of Me
11. I've Got My Love TO Keep Me Warm
12. Let's Call The Whole Thing Off
13. The Man I Love
14. Pennies From Heaven
15. Can't Help Lovin' Dat Man
16. They Can't Take That Away From Me
17. The Very Thought Of You
18. Summertime
Teddy Wilson & His Orchestra (01, 02, 03, 05, 06, 07, 15)
Billie Holiday & Her Orchestra (04, 08, 09, 13, 14)
Benny Carter & His All-Star Orchestra (10)
Eddie Heywood & His Orchestra (11, 12)
Recorded: 1935 - 1941
Boa audição - Namaste
sábado, 12 de novembro de 2011
Billie Holiday / 1915 - Forever
"Você não pode copiar ninguém e acabar com qualquer coisa. Se você copiar, isso significa que você está trabalhando sem nenhum sentimento real. Não há duas pessoas na Terra iguais, e tem que ser assim na música, ou não é música"
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
1967 - Francis Albert Sinatra & Antonio (Re-upload) Carlos Jobim
Enquanto tomava chope com amigos no mesmo bar celebrizado por “Garota de Ipanema”, Tom Jobim recebeu o mais surpreendente telefonema de sua vida. Do outro lado da linha, ninguém menos que Frank Sinatra "The Voice” que queria gravar um disco só com músicas de Tom que topou na hora. Foi uma conversa curta:
"Quero fazer um disco com você e saber se você gosta da idéia" - perguntou Sinatra ao telefone.
"É uma honra" - respondeu Tom.
O cantor sugeriu que Tom tocasse violão. Apesar de não gostar da idéia Tom aceitou. Mas também fez um pedido de colocar um um baterista brasileiro por nome de "Dom Um Romão" que foi prontamente aceito pelo cantor, depois de comentar: "Não tenho tempo para aprender canções novas e detesto ensaiar. Vamos ficar com as mais conhecidas, os clássicos". Quando se recuperou da surpresa Tom lembrou-se da esnobada que um editor nova-iorquino lhe dera três anos antes envolvendo indiretamente a figura de Sinatra. Em 1963, Tom procurou um agente em Nova York e reclamou com ele da má qualidade das versões americanas de suas músicas. "Como é que o Frank Sinatra vai gravar minhas músicas com essas letras?", ponderou Tom. "E quem é que disse que o Frank Sinatra vai gravar suas músicas", replicou o agente com um debochado sorriso nos lábios. Em janeiro de 1967 hospedou-se no Sunset Marquis de Los Angeles para dar início ao trabalho, afinal adiado porque Sinatra refugiara-se em Barbados para esquecer mais uma desavença conjugal com Mia Farrow. Enquanto esperava repassou todos os arranjos com Ogerman, compositor, arranjador e regente alemão, compôs mais duas músicas (“Wave” e “Triste”) e quase morreu de tédio. Enquanto esperava um sinal de Sinatra, Tom escreveu várias cartas a Vinícius e numa delas autodefiniu-se como "um infeliz paralisado num quarto de hotel, esperando o chamado para a gravação, naquela astenia física que precede os grandes acontecimentos, vendo televisão sem parar e cheio de barrigose". E assinava: "Astênio Claustro Fobim". As gravações começaram às 20h do dia 30, no Studio One da Warner Western Sound em Sunset Strip. Por precaução, Sinatra gravou primeiro duas das três canções americanas incluídas no repertório, “Baubles, Bangles and Beads” e “I Concentrate on You”, com as quais só não tinha intimidade em ritmo de Bossa Nova. A primeira de Tom que ele encarou foi “Dindi”, seguida de “Change Partners”. A última faixa da noite foi “Inútil Paisagem”. Apesar do natural nervosismo do brasileiro a sessão transcorreu num clima de extrema afabilidade. Nas duas noites seguintes não seria diferente. A crítica americana elegeu o encontro de Sinatra e Jobim o álbum do ano. Nas vendas perdeu apenas para “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” dos Beatles. Um segundo disco com os dois seria gravado dois anos depois, em 1969 com o título de “Sinatra & Company”, com arranjos de Eumir Deodato. Àquela altura, Tom e o cantor já haviam se tornado amigos. Quando dos preparativos de um especial sobre Sinatra no A Man and His Music, co-estrelado por Ella Fitzgerald, para a rede de televisão NBC em setembro de 1967, Francis Albert não se esqueceu de convidar Antonio Carlos. Sinatra, aliás abriu o programa cantando “Corcovado”.
Gravado em 30 de Janeiro e 01 de Fevereiro de 1967, Hollywood - Los Angeles, pelo selo Reprise Records. Produção de Sonny Bulke. Em 1968, Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim foi indicado para o Grammy de Álbum do Ano.
01 - The Girl from Ipanema
Faixas:
01 - The Girl from Ipanema
02 - Dindi
03 - Change Partners
04 - Quiet Nights of Quiet Stars
05 - Meditation
06 - If You Never Come to Me
07 - How Insensitive
08 - I Concentrate on You
09 - Baubles, Bangles and Beads
10 - Once I Loved (O Amor em Paz)
Músicos:
Frank Sinatra – Vocal
Antonio Carlos Jobim – Piano, Guitarra, Backing Vocais
Claus Ogerman – Arranjos e maestro
Download Here - Click Aqui
Boa audição - Namaste.
"Quero fazer um disco com você e saber se você gosta da idéia" - perguntou Sinatra ao telefone.
"É uma honra" - respondeu Tom.
O cantor sugeriu que Tom tocasse violão. Apesar de não gostar da idéia Tom aceitou. Mas também fez um pedido de colocar um um baterista brasileiro por nome de "Dom Um Romão" que foi prontamente aceito pelo cantor, depois de comentar: "Não tenho tempo para aprender canções novas e detesto ensaiar. Vamos ficar com as mais conhecidas, os clássicos". Quando se recuperou da surpresa Tom lembrou-se da esnobada que um editor nova-iorquino lhe dera três anos antes envolvendo indiretamente a figura de Sinatra. Em 1963, Tom procurou um agente em Nova York e reclamou com ele da má qualidade das versões americanas de suas músicas. "Como é que o Frank Sinatra vai gravar minhas músicas com essas letras?", ponderou Tom. "E quem é que disse que o Frank Sinatra vai gravar suas músicas", replicou o agente com um debochado sorriso nos lábios. Em janeiro de 1967 hospedou-se no Sunset Marquis de Los Angeles para dar início ao trabalho, afinal adiado porque Sinatra refugiara-se em Barbados para esquecer mais uma desavença conjugal com Mia Farrow. Enquanto esperava repassou todos os arranjos com Ogerman, compositor, arranjador e regente alemão, compôs mais duas músicas (“Wave” e “Triste”) e quase morreu de tédio. Enquanto esperava um sinal de Sinatra, Tom escreveu várias cartas a Vinícius e numa delas autodefiniu-se como "um infeliz paralisado num quarto de hotel, esperando o chamado para a gravação, naquela astenia física que precede os grandes acontecimentos, vendo televisão sem parar e cheio de barrigose". E assinava: "Astênio Claustro Fobim". As gravações começaram às 20h do dia 30, no Studio One da Warner Western Sound em Sunset Strip. Por precaução, Sinatra gravou primeiro duas das três canções americanas incluídas no repertório, “Baubles, Bangles and Beads” e “I Concentrate on You”, com as quais só não tinha intimidade em ritmo de Bossa Nova. A primeira de Tom que ele encarou foi “Dindi”, seguida de “Change Partners”. A última faixa da noite foi “Inútil Paisagem”. Apesar do natural nervosismo do brasileiro a sessão transcorreu num clima de extrema afabilidade. Nas duas noites seguintes não seria diferente. A crítica americana elegeu o encontro de Sinatra e Jobim o álbum do ano. Nas vendas perdeu apenas para “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” dos Beatles. Um segundo disco com os dois seria gravado dois anos depois, em 1969 com o título de “Sinatra & Company”, com arranjos de Eumir Deodato. Àquela altura, Tom e o cantor já haviam se tornado amigos. Quando dos preparativos de um especial sobre Sinatra no A Man and His Music, co-estrelado por Ella Fitzgerald, para a rede de televisão NBC em setembro de 1967, Francis Albert não se esqueceu de convidar Antonio Carlos. Sinatra, aliás abriu o programa cantando “Corcovado”.
Gravado em 30 de Janeiro e 01 de Fevereiro de 1967, Hollywood - Los Angeles, pelo selo Reprise Records. Produção de Sonny Bulke. Em 1968, Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim foi indicado para o Grammy de Álbum do Ano.
01 - The Girl from Ipanema
Faixas:
01 - The Girl from Ipanema
02 - Dindi
03 - Change Partners
04 - Quiet Nights of Quiet Stars
05 - Meditation
06 - If You Never Come to Me
07 - How Insensitive
08 - I Concentrate on You
09 - Baubles, Bangles and Beads
10 - Once I Loved (O Amor em Paz)
Músicos:
Frank Sinatra – Vocal
Antonio Carlos Jobim – Piano, Guitarra, Backing Vocais
Claus Ogerman – Arranjos e maestro
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Boa audição - Namaste.
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
terça-feira, 1 de novembro de 2011
2011 - Icon Love Songs - Ella Fitzgerald
Uma coleção de canções de amor da "Primeira Dama da Canção", dos quais muitos ajudaram a Mrs Ella transformar-se em padrões na melodia do jazz. Os destaques incluem "Someone to Watch Over Me", " I Got a Crush on You ", " From This Moment On " e o clássico " Always ". Assim como um bom vinho, essas músicas ficaram melhores ao longo do tempo mesmo depois do falecido grande Ella Fitzgerald.
Artista: Ella Fitzgerald
Titulo: Icon Love Songs
Lançamento: 2011
Genero: Vocal Jazz
Selo: Universal Music
Always
Faixas:
01. I'm Beginning to See the Light
02. The Man I Love
03. Just One of Those Things
04. Someone to Watch Over Me
05. Lover [Version]
06. Always
07. From This Moment On
08. All the Things You Are
09. Love You Madly
10. I've Got a Crush on You
11. You're My Thrill
12. I've Got You Under My Skin
Boa audição - Namaste.